10 lições do Dia do Orgulho Nerd para empreendedores

No famoso Dia da Toalha, inspire-se com ensinamentos de Star Wars e do Guia do Mochileiro das Galáxias.

Texto: Adriano Lira, da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

10 lições do Dia do Orgulho Nerd para empreendedores - Guia do Mochileiro das Galáxias.

Guia do Mochileiro das Galáxias

Em 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. Ou o Dia da Toalha. A escolha por um dos nomes depende das preferências de cada um. De qualquer forma, a data é importante para quem se considera um nerd.

A data é comemorada desde 2001 e é inspirada no Guia do Mochileiro das Galáxias, uma série que mistura ficção científica e humor e teve programas de rádio, livros e um filme.

Segundo o Guia, a toalha é um dos objetos mais versáteis do mundo. Esta foi a inspiração para que os fãs da série criassem o Dia da Toalha, comemorado duas semanas após a morte do criador do Guia, o inglês Douglas Adams

Já o primeiro Dia do Orgulho Nerd foi realizado oficialmente em 2006, na Espanha. O dia 25 de maio foi escolhido para as celebrações por ser a data de estreia de “Uma Nova Esperança”, o primeiro filme da saga Star Wars.

Tanto o Guia do Mochileiro das Galáxias quanto Star Wars têm passagens com lições importantes para empreendedores. Confira algumas:

1. Seja “uma toalha”

O Guia do Mochileiro das Galáxias, o objeto que dá nome à série criada por Adams, é um manual de sobrevivência para os viajantes siderais. Um de seus maiores ensinamentos fala da importância de se ter uma toalha durante as viagens.

As toalhas, de acordo com a publicação espacial, é agasalho, canga, cobertor, travesseiro, arma (quando está úmida, a toalha pode machucar bastante), paraquedas e até mesmo para se secar após o banho.

Por sua vez, os empreendedores devem ser tão versáteis quanto as toalhas. Devem conhecer o mercado em que estão inseridos e ser bons vendedores, contadores e gestores de pessoas, entre muitas outras atribuições.

2. Não entre em pânico

Na capa do Guia, escrita em letras grandes e amigáveis, está a frase “Não entre em pânico!”. Esta é uma mensagem otimista, exposta no manual para deixar os viajantes mais calmos frente aos perigos do espaço.

Os empreendedores tampouco devem entrar em pânico. Os perigos da Terra são grandes, mas é possível escapar deles e fazer sucesso.

3. Não seja tão pretensioso

De acordo com o Guia, os humanos não são os seres mais inteligentes da Terra. Nossa raça está em terceiro lugar neste ranking de inteligência, perdendo para os ratos e os golfinhos.

É claro que a informação não é verdadeira, mas vale como ensinamento para sermos mais humildes, pois as impressões que temos podem não corresponder à realidade.

4. O improvável não é impossível

Arthur Dent, Ford Prefect e o robô Marvin, os protagonistas da série criada por Adams, viajam pelo Universo a bordo de uma nave equipada com um “gerador de improbabilidade infinita”. Seu mecanismo aumenta a chance de coisas improváveis, como a viagem instantânea a qualquer lugar, aconteçam.

O tal gerador é fictício, mas a lição que fica é que, de fato, coisas improváveis acontecem. Por mais que os prognósticos não sejam os melhores em sua vida, é importante ter esperança.

5. Não seja o Marvin

Marvin é um robô maníaco-depressivo que vive reclamando das tarefas que lhe são dadas e afirma que nenhum trabalho está à altura de seu intelecto.

Marvin é um dos personagens mais amados pelos fãs do Guia, mas é importante dizer que empreendedores não devem ser como eles. Faça suas tarefas com ânimo e tente reclamar o mínimo possível.

6. Não há problemas em errar

Uma das frases mais emblemáticas ditas pelo mestre Yoda, de Star Wars, é “faça ou não faça, tentativas não existem.” Essas palavras podem ser usadas por empreendedores porque, para quem tem um negócio, é importante arriscar e não ter tanto medo do fracasso.

7. Você é seu pior inimigo

Luke Skywalker, o principal protagonista da primeira trilogia de Star Wars, passa por um longo treinamento a fim de se tornar um jedi e utilizar um sabre de luz com maestria. Ele é orientado por Yoda, que afirma que nossos maiores inimigos somos nós mesmos.

Segundo o pequeno guerreiro, nosso medo faz com que tenhamos muita insegurança. E que, se acreditarmos em nós mesmos, fica mais fácil encarar os desafios da vida.

8. Seja bem-humorado

O contrabandista Han Solo, também protagonista da primeira trilogia, destaca-se pelo seu humor ácido. Em diversas ocasiões, Solo age de forma espirituosa mesmo em situações complicadas.

A capacidade de se divertir mesmo quando tudo caminha mal é um recurso interessante para o gerenciamento de uma crise. O bom humor é um aliado importante na reversão de um cenário adverso.

9. Ter raiva faz mal

Em Star Wars, há o lado luminoso e o lado negro da Força. Eles indicam, respectivamente, o bem e o mal. De acordo com a série, a raiva e o medo podem levar as pessoas ao mal.

No mundo real, as reações negativas são muito prejudiciais ao empreendedor. Respostas intempestivas podem desmotivar funcionários e acabar com parcerias importantes.

10. Cuide da saúde

Na série, os guerreiros jedi, pertencentes ao lado luminoso da Força, cuidam bastante do corpo para continuarem fortes e batalharem por mais tempo. Aqui na Terra, os empreendedores também devem ficar em forma, para dar conta de todos os afazeres e levarem o negócio mais longe.