4 razões para integrar ferramentas de chat online ao CRM

Entenda como ferramentas de chats online podem potencializar a performance do seu sistema de CRM.

As ferramentas de CRM já são uma estratégia consolidada no objetivo de administrar o relacionamento entre marca e consumidor da melhor forma possível. Através dele é possível monitorar e compilar todo o histórico de relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes.

Todas as interações ficam salvas, assim como dados e outros insights que são essenciais para uma visão panorâmica de quem é aquele cliente e qual tipo de identificação ele tem com a sua marca. A centralização e registro de informações no sistema, bem como o uso de recursos exclusivos disponibilizados pelo CRM contribuem no acompanhamento da jornada entre cliente/negócio. 

Assim, o CRM funciona como uma ferramenta estratégica de negócios, que tem como objetivo ser o facilitador de entrega de informações qualificadas sobre a jornada do consumidor, tanto para o setor de vendas quanto para o marketing das empresas. Desta maneira, equipes trabalham com mais foco e eficiência, multiplicando as chances de acerto de um negócio. Como são responsáveis por gerenciar o relacionamento com clientes, existem outras ferramentas que podem ajudar a enriquecer ainda mais essa experiência e uma delas são os chats onlines. 

Os chats online e o consumidor digital  

Hoje, os consumidores valorizam muito a integração com as marcas, a aproximação que as redes sociais proporcionam. Os chats online representam hoje os maiores índices de satisfação quando comparados aos outros canais existentes para atendimentos do consumidor digital. 

Quanto menor o tempo de resposta, maiores são as projeções de  conversão para aquele cliente. Ou seja, a conversão de um lead está diretamente relacionada ao atendimento que as marcas oferecem aos seus consumidores, seja na loja virtual, aplicativos mobile de vendas e demais plataformas. 

O consumidor digital quer conversar com a equipe em tempo real. E se o seu negócio ainda não oferece a possibilidade de um contato mais direto entre os seus clientes e a sua marca, provavelmente você já perdeu oportunidades de negócio para outros concorrentes que oferecem atendimento por chat. 

Os chats online vão muito além de uma ferramenta de suporte e contato. Além disso, eles também servem como um canal poderoso para execução de ações de marketing, como a integração com uma ferramenta de CRM, por exemplo. 

JivoChat é um exemplo de uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado e pode ser integrado ao CRM da Senior. Totalmente customizável, o JivoChat é gratuito e permite o monitoramento da comunicação, seja através de chat online, Facebook Messenger, telefone e e-mail em tempo real. Além disso, um diferencial é que a ferramenta agora também oferece integração com o WhatsApp, o aplicativo mais acessados pelos usuários através dos dispositivos móveis.  

A solução coloca à disposição todos os recursos necessários para conquistar mais clientes, incluindo monitoramento de visitantes, convites para página, formulário de atendimento e tradutor automático. Além disso, a plataforma pode ser acessada pelos smartphones através do aplicativo oficial. 

Outra alternativa é a Zenvia que oferece soluções de chatbots e é especialista em SMS Marketing nas mais diversificadas áreas de atuação. O formato de SMS segue em constante crescimento, mesmo com a popularidade de outros canais de mensagem, tornando-se cada vez mais estratégico na automação de comunicações de pequenas, médias e grandes empresas.

A Senior conta com chatbots integrados a algumas das suas soluções para tornar a experiência do usuário ainda mais enriquecedora. A Sara (nome criado da sigla Senior Automated and Responsive Agent), é a assistente virtual da Senior e está integrada às soluções de HCM e ERP, por exemplo. 

Como o chat online fortalece estratégias de CRM

Se a sua empresa já dispõe de um software de CRM ou trabalha com uma ferramenta de chat mas ainda não fez a integração das duas ferramentas, separamos quatro razões que mostram que vale a pena contar com aplicativos que se integrem para alcançar resultados cada vez melhores. Vamos lá! 

1.Conheça seu público com mais profundidade

Todo bom relacionamento é baseado em uma boa conversa. E o mesmo acontece entre consumidor e marca. Para oferecer um canal de comunicação que seja atraente para o seu público, primeiramente é preciso conhecê-lo. Saber quais são os interesses, as suas preferências e necessidades para adequar a ferramenta às expectativas dos consumidores. 

Quando o CRM é integrado a uma ferramenta de chat, é possível arquivar todas as informações dos clientes, incluindo histórico de atendimento e todo o ponto de contato estabelecido durante a conversa. Esses arquivos podem ser úteis para gerar relatórios no futuro que ajudem a detalhar melhor estratégias para o seu público-alvo. 

2. Acompanhe de perto a jornada do cliente

O CRM permite que você acompanhe minuciosamente cada movimentação dos leads no funil de vendas e o chat funciona como um “booster” para acelerar essa movimentação, otimizando as etapas do funil e maximizando o desempenho de interação entre marca/cliente através do atendimento imediato e chatbots e com convites proativos para que o lead passe para as próximas etapas. 

3. Ofereça uma experiência omnichannel 

Se a sua empresa já utiliza de soluções de e-mail e comunicação dentro de seu sistema de CRM, garantir que seus demais canais de atendimento sejam integrados em uma única plataforma permite que você ofereça uma experiência de atendimento omnichannel, onde sua equipe pode acompanhar um visitante independente do canal utilizado por ter acesso a todos os dados de atendimento em uma única plataforma.

4. Potencialize o desempenho da equipe de CRM

Em conjunto com seu sistema de CRM, o chat online pode melhorar o desempenho e eficiência de sua equipe ao permitir o rápido acompanhamento das informações, especialmente no que diz respeito ao histórico de atendimento ou mesmo histórico de compras de um lead.

Integre ferramentas de chat com o CRM da Senior 

O CRM da Senior surge como uma ferramenta estratégia de negócios com o objetivo de facilitar a entrega de informações qualificadas sobre a jornada do consumidor, tanto para o setor de vendas quanto para o marketing das empresas. Desta maneira, equipes trabalham com mais foco e eficiência, multiplicando as chances de acerto de um negócio.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

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