5 competências necessárias aos profissionais de TI em 2020

A tecnologia vem ocupando cada vez mais espaço em empresas dos mais diversos setores: da construção civil aos centros hospitalares, das escolas ao mercado automotivo. Com a digitalização, a demanda por profissionais de TI tem sido crescente. Uma pesquisa do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) apontou que as profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais vão crescer até 2023. E esse é só o começo.

Tendo isso em vista, o profissional de TI não deve apenas acompanhar o que é exigido dele atualmente, mas capacitar-se para o que ainda está por vir. É justamente nisso que as empresas e recrutadores estarão de olho no próximo ano. Para se diferenciar, é preciso buscar o aprendizado de forma contínua, seja por meio de cursos livres, uma especialização, participações em meetups, palestras, cross-benchmark (quando você olha para diferentes modelos de empresas para entender como cada um deles pode agregar valor para a sua). No fim, os avanços tecnológicos só são feitos quando um profissional não tem medo de buscar e testar coisas novas, e assim, trazer resultados.

Agora, quando falamos sobre competências técnicas e comportamentais, consideramos algumas delas fundamentais para o início dessa próxima década.

*IT Trends é uma edutech que tem a missão de preparar e educar profissionais para a economia digital por meio de informação, análises e cursos

Fonte: CIO