A importância da área de planejamento e controladoria para as empresas

Quando falamos sobre o controle das finanças no meio empresarial, é comum citarmos as palavras planejamento e controladoria. Em alguns empreendimentos, há um setor próprio para cuidar desse assunto, enquanto outros terceirizam esse serviço ou mesmo abrangem essas duas funções em outros departamentos do negócio. Independentemente do caso, a importância dessas atividades para a organização financeira e o crescimento da empresa é indiscutível.

Mas você sabe exatamente qual é a função dessa área? Neste artigo, vamos explicar as atribuições do setor de planejamento e controladoria e falar mais sobre a importância dele para todos os negócios. Acompanhe!

O que é planejamento e controladoria

Para ficar mais fácil compreender as funções dessa área, vamos pensar em um exemplo que envolve em nossa vida pessoal. Imagine que você pretende reformar a sua casa daqui a alguns anos. Para isso, está pensando em como juntar dinheiro para pagar os materiais de construção e a mão de obra, onde vai morar durante a reforma e quanto pode gastar para que a casa fique do jeito que você quer, sem que precise passar sufoco no orçamento mensal.

De forma geral, são essas as atribuições da área de planejamento: estabelecer metas e ações para que os objetivos do negócio sejam alcançados. Assim, o dinheiro para pagar a mão de obra e os materiais de construção equivale aos recursos necessários para fazer algum investimento, enquanto o valor que você pode gastar para reformar a casa corresponde às receitas da sua empresa após o gasto com as despesas.

É claro que o planejamento relacionado a uma empresa costuma ser muito mais complexo do que o que envolve a reforma de uma casa. Afinal, muitas variáveis precisam ser analisadas para que tudo corra bem, como o fluxo de caixa da empresa, a concorrência, o mercado, a situação econômica do país, entre outros fatores. É justamente por isso que o planejamento é tão importante para os negócios.

Agora vamos partir para a controladoria, continuando com o nosso exemplo. Imagine que você planejou toda a reforma da casa, mas ao começar a obra decidiu construir dois quartos a mais, que não estavam nos planos. Como gastou mais do que deveria, acabou ficando sem dinheiro para construir o telhado e também acabou atrasando algumas contas do mês, perdendo o controle sobre o orçamento. Complicado, não é?

Pois manter o controle daquilo que foi planejado é justamente a função da área de controladoria. Os profissionais deste setor analisam se as ações estabelecidas no planejamento estão sendo desenvolvidas da forma correta e se estão oferecendo resultados positivos. O objetivo é avaliar se tudo está ocorrendo como esperado ou se há necessidade de ajustes na estratégia da empresa.

Dessa forma, a atribuição da controladoria é acompanhar as ações planejadas e analisá-las a fim de oferecer segurança na tomada de decisão e promover a melhoria dos processos e resultados.

As atribuições da área de planejamento e controladoria

Como vimos, planejar e controlar são as principais funções da área de planejamento e controladoria. Mas como isso ocorre na prática? Bom, existem diversos instrumentos e análises que são de responsabilidade desse departamento. O planejamento estratégico da empresa é um exemplo disso.

Nesse documento, a organização aponta os seus objetivos para determinado período e estabelece ações para alcançá-los. A construção desse planejamento passa por toda a análise do cenário atual da empresa ― produtividade, lucratividade, finanças, entre outros fatores ―, a simulação de previsões para o futuro ― que deve levar em conta dados sobre o mercado, a concorrência e outras informações externas ― e a definição de objetivos.

Outro instrumento importante e que também é uma atribuição do setor de planejamento e controladoria é o orçamento empresarial. Nele, são projetadas as metas orçamentárias para cada área considerando diversos cenários, como o aumento das vendas, a produção de novos produtos e o crescimento da equipe.

Esses são dois exemplos da participação do departamento de planejamento e controladoria em uma empresa. De forma geral, esse setor está sempre ligado às ações que envolvem a análise de informações e a tomada de decisões importantes para o negócio.

Essa área deve ter contato contínuo com todos os outros setores e seus gestores, já que faz parte das suas atividades contribuir para melhorar os processos em todo o negócio e, para isso, é fundamental manter o diálogo e conhecer as necessidades de cada departamento.

Planejamento orçamentário

A importância das informações para o planejamento e a controladoria

Como você viu, a análise de informações internas e externas faz parte da rotina do setor de planejamento e controladoria. A elaboração de documentos importantes para o negócio, assim como o acompanhamento contínuo dos resultados, fazem com que esta área dependa de dados qualificados para cumprir suas atribuições com segurança e assertividade.

Pensando nisso, é fundamental que a empresa tenha à sua disposição informações e relatórios atualizados e confiáveis. E por isso, um software de gestão integrado como o WK Radar, desenvolvido pela WK, é a solução ideal! Com este ERP, os profissionais contam com dados integrados a todas as áreas da empresa, facilitando a organização e o controle das informações, algo essencial na rotina de planejamento e controladoria.

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Fonte: WK

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