A importância da logística empresarial para os negócios

Entenda o conceito da logística empresarial e como ela impacta nos resultados de uma empresa quando bem planejada. Neste post, vamos pontuar também os principais benefícios trazidos pela sua aplicação dentro de uma empresa. Boa leitura!

Ao longo dos anos, a logística se consolidou como um fator fundamental no que diz respeito ao sucesso das empresas. Cada vez mais presente em empresas dos mais diversos segmentos, a logística é crucial para reduzir custos operacionais, minimizar desperdícios de materiais e agilizar processos de rotina.

Essa ótica corporativa dos processos logísticos deu origem ao conceito de Logística Empresarial, que nada mais é do que a logística integrada em todas as etapas das organizações, atuando na redução de custos e erros operacionais, elevando a qualidade das entregas e a satisfação dos clientes.

O que é Logística Empresarial?

A Logística Empresarial é responsável por quatro atividades essenciais: aquisição, movimentação, armazenamento e entrega de produtos. A logística empresarial nasceu da necessidade corporativa de eliminar falhas no fornecimento de produtos e otimizar toda a operação logística, até a entrega ao consumidor final. E para isso, uma visão de administrador facilita a visão de novos caminhos para organizar o fornecimento, estocagem e distribuição dos seus produtos.

Qual a diferença entre a logística empresarial e a logística tradicional?

A logística empresarial é uma logística que é integrada nas empresas e desta maneira é tratada como atividade lucrativa e é feita uma análise de métricas. Na logística empresarial, ferramentas de gestão logística como plataformas online aumentam a qualidade das entregas e permitem um profissionalismo da atividade.

Já a logística convencional é a usada pela maioria das transportadoras menores e em algumas empresas tradicionais. Nesses locais, a logística é vista somente como “entregar cargas” e assim não são usados critérios para otimizar o serviço.

Suplly Chain: o principal conceito da logística empresarial.

Supply Chain, ou cadeia de suprimentos, são as etapas necessárias desde a obtenção da matéria-prima, até o processo de produção, criação e distribuição como produto final.

Todo produto que você utiliza tem sua própria cadeia de suprimentos. Algumas são simples, como a logística de um vendedor local de legumes. Outras são extremamente complexas, como a cadeia de suprimentos de uma montadora de veículos, que obtém suas peças em locais diferentes do planeta.

No processo de supply chain, podemos incluir também algumas atividades adicionais, como as relacionadas à criação de novos produtos, ao atendimento ao consumidor, ao controle financeiro e ao marketing.

A logística tem um papel fundamental dentro da cadeia de suprimentos. Afinal, a gestão de supply chain necessita que os produtos cheguem no prazo, nas condições, na quantidade e no endereço combinados. Assim, podemos afirmar que, se houverem falhas na logística, a supply chain será impactada diretamente por isso.

A logística empresarial como estratégia competitiva para a sua empresa

Como mencionamos anteriormente, a logística empresarial tem três principais objetivos:

Redução de custo

O objetivo é reduzir os custos de movimentação e estocagem dos produtos. Isso pode ser feito com uma avaliação do sistema atual e traçar alternativas mais baratas como mudar a localização do armazém ou trocar o modal de transporte.

Redução do capital

O objetivo é maximizar o investimento sobre o sistema logístico e reduzir custos nas empresas. Isso pode ser feito por meio da terceirização, métodos que reduzem dependência dos armazéns (cross docking) ou adotar uma abordagem just-in-time na sua logística (produzir bens só na hora da venda).

Otimização do serviço

Embora seja necessário um investimento inicial para aperfeiçoar a sua logística com ferramentas de gestão e redução do tempo de entrega, no longo prazo a satisfação dos clientes compensa. Empresas como a Amazon, por exemplo, apostam no frete grátis e rápido para conquistar novos clientes. Isso contribui muito com a forma que o cliente enxerga a marca.

Os benefícios da logística empresarial para o seu negócio.

Com tanta competitividade no mercado, a aplicação adequada de uma estratégia de logística empresarial pode ser uma vantagem competitiva da sua empresa em relação à concorrência.

Além disso, um bom planejamento logístico empresarial pode beneficiar o seu negócio de outras formas. Acompanhe!

Maior visibilidade de processos

Uma logística empresarial eficiente também permite que todos os processos, desde a armazenagem até a entrega, sejam acompanhados de perto. Com isso, a empresa consegue encontrar com maior facilidade quais são as suas falhas, para que possa agir e realizar seus serviços da melhor forma possível.

Maior eficiência e agilidade

A eficiência e a rapidez de toda a operação logística são outra consequência de uma gestão de qualidade. Com o processo otimizado, cargas podem ser remanejadas com menor tempo de parada e aumentando a qualidade e a precisão das entregas.

Aumento da lucratividade

A aplicação correta da logística e a redução de custos, principalmente os operacionais, possibilita o aumento da lucratividade do seu negócio. Com a ajuda das tecnologias e a utilização de um software de gestão, o trabalho das diversas áreas que envolvem a logística é otimizado e cada uma das atividades é exercida de maneira estratégica de forma a oferecer as melhores condições para o caixa da empresa.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas