Bem-vindo à era da cognitividade

IBM anuncia uma nova época ao abrir o InterConnect 2016, evento para clientes e parceiros que acontece essa semana em Las Vegas (EUA).Bem-vindo à era da cognitividade

 

Jean Vieira, diretor de Desenvolvimento da Senior – empresa referência em sistemas para gestão empresarial no Brasil – participa de 21 e 25 de fevereiro de 2016 do InterConnect 2016, conferência de alto nível sobre nuvem e tecnologias móveis promovida pela IBM e realizada em Las Vegas (EUA).

Na abertura do evento, a gigante da área de Tecnologia da Informação questionou sobre a atual era na qual vivemos – aEra do Conhecimento – e fez provocações sobre o real papel das pessoas nesse cenário. Já passamos da Era da Informação e entendemos que dados isolados não bastam, é preciso saber o que fazer com eles. A Era da Cognitividade, por sua vez, reflete diretamente nas pessoas e na capacidade de adquirir ou de absorver conhecimentos.

“De acordo com John Cohn (@johncohnvt), cientista da IBM, o mundo hoje está produzindo um volume de dados equivalente ao número de estrelas do universo conhecido. Este número deve crescer exponencialmente nos próximos anos, o que irá demandar um grande consumo de servidores, dispositivos de armazenamento de dados, redes de comunicação e muita energia.  O mundo terá que se reinventar diante da revolução digital”, afirma o diretor da Senior, entusiasmado com as tendências discutidas no evento.

Ganhou destaque também no evento a estratégia da IBM em reforçar a adoção de Cloud híbrida pelas corporações através de acordos com empresas parcerias. A Senior já trabalha neste modelo em parceria com a própria IBM e oferece suas soluções hospedadas em Cloud com integração de informações consideradas mais sensíveis do ponto de vista da segurança em data center privado no cliente.

Ok, ‘ainda’ estamos na Era do Conhecimento. Porém, quando mecanismos mentais pelos quais um indivíduo se vale ao utilizar sua percepção, memória e razão na resolução de problemas determinam sua capacidade analítica e sistêmica do mundo, fazendo com que ele assuma uma postura crítica e interprete antecipadamente as necessidades futuras da sociedade, ultrapassamos os limites do conhecimento e adentramos na Era da Cognitividade.

Apenas 22% das informações digitais são utilizadas hoje. O restante é definido pelo Gartner Group como DARK DATA, e somente o poder da Computação Cognitiva, aliado ao Big Data, pode torná-las acessíveis às pessoas e organizações.

Você se considera assim? Uma pessoa capaz de criar mecanismos que organizem conhecimentos de forma a fazer algo útil, resolver problemas e inovar? É a coletividade que permite unir competências com habilidades e vice-versa. Convide-se a pensar, invente o novo e acompanhe a Senior na construção do futuro.

Esse é o #NossoDesafio. Qual é o seu? #IBMInterConnect #Cloud #DigitalRevolution #CognitiveEra

 

Fonte: Senior