Business Intelligence: Como o BI contribui para a tomada de decisões estratégicas na área da saúde

Com a alta competitividade e a crescente exigência do mercado em empresas cada vez mais capacitadas, o BI é uma forma inteligente de otimizar falhas e manter o negócio em destaque. Neste post, te contamos como o BI interfere diretamente nas decisões da área da saúde. Acompanhe a leitura!

BI é a sigla para Business Intelligence, que em português, significa Inteligência de Negócios. Muitos chamam de inteligência empresarial por abranger todos os setores da empresa, desde o financeiro, operacional, comercial, até o marketing.

O conceito de BI

Utilizado já na década de 1980 o termo Business Intelligence (BI) começou a se popularizar em um contexto que não havia passado ainda pela revolução digital. Diante disso, referia-se às tecnologias utilizadas na época para coletar e analisar dados relativos às atividades da companhia. Sua finalidade consistia em fornecer informações que amparasse as tomadas de decisões.

Assim como a tecnologia, o conceito de BI evoluiu e hoje, as soluções de BI não só captam e mensuram dados para transformá-los em relatórios, mas são capazes de cruzar, armazenar, contextualizar e analisar estes dados. Desta forma, oferecem ferramentas para simulação, avaliação e previsão, que contribuem para a administração eficiente das organizações. Tais ferramentas ajudam a transformar dados brutos em informações úteis para avaliar o negócio de forma ampla.

Basicamente, o BI é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados que, sozinhos, não significam muito, em informações essenciais para uma boa gestão. Ou seja, é um conjunto de técnicas e de ferramentas que tem como objetivo oferecer suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos da empresa.

O BI na área da saúde

Com o cenário de pandemia causado pela COVID-19, as tomadas de decisão dentro de hospitais e instituições da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus precisam ser ainda mais rápidas e precisas. A adoção de sistemas e soluções que reúnam dados difusos possibilita que se tenha um panorama integrado da instituição ou unidade de saúde como um todo, de modo que a gestão se torne mais eficiente.

As ferramentas de BI permitem que as instituições e profissionais de saúde levantem agilmente informações amplas e detalhadas, não importa o sistema de origem. Deste modo, a inteligência de negócios auxilia a busca e interpretação de informações armazenadas em tempo real, que não só ajudam a sustentar a tomada de decisões estratégicas, como também são úteis para a mensuração de produtividade, controle e gestão das organizações. Estas podem analisar e cruzar dados clínicos e administrativos e, assim, adquirir maior conhecimento e inteligência sobre seus próprios processos.

Aspectos permitidos pelo BI em organizações de saúde

Benchmarking

Através do business intelligence, é possível saber, por exemplo, o custo de cada paciente e o número de consultas e exames necessários para seu atendimento. É possível comparar dados por região, por especialidade, por profissional da mesma empresa e das empresas concorrentes.

Isso ocorre porque a ferramenta é capaz de integrar sistemas de diversos hospitais de uma mesma rede, o que permite acesso a dados de pacientes, de desempenho de profissionais, de fabricantes e fazer comparações com essas informações. Vale lembrar que é comum no Brasil uma mesma rede hospitalar ter sistemas diferentes e não integrados: por isso a necessidade de haver uma ferramenta que consiga ter acesso a todos estes dados.

Apoio Diagnóstico

O BI serve também para apoio diagnóstico, já que a solução é capaz de detectar se uma pessoa corre risco de sofrer determinada doença, com base em seu histórico médico. A solução permite o acesso aos dados de consultas e a análise da evolução do quadro de saúde: por exemplo, se a pressão arterial do paciente vem aumentando em um curto período de tempo, há indícios que ele possa se tornar hipertenso.

Embora muitas vezes o foco do Business Intelligence seja o monitoramento do desempenho com foco em otimização de custos, uma vez que se tenha a ferramenta implantada, ela permite criar uma cultura de análise. Com essa evolução, já é possível fazer associação de determinados hábitos de pacientes com suas doenças, o que pode refletir na escolha de tratamentos.

Confiabilidade

Mesmo com o melhor preparo do mundo, um gestor de Saúde não tem condições de agregar tantos dados com a mesma eficiência que soluções de BI. Dentro dessas condições, a solução vai oferecer o mesmo conjunto de soluções para problemas semelhantes e cabe ao gestor seguir a recomendação.

Isso garante a confiabilidade dos dados do sistema. Um gestor que usa a tecnologia a seu favor tende a melhorar sua própria gestão, evitando erros humanos na análise de dados e de diagnósticos.

Transforme os dados da sua empresa em vantagem e inteligência competitiva

O Business Intelligence é uma solução que pode ser integrada ao software de gestão da sua empresa para coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar as informações responsáveis pelo crescimento da sua organização.

Com as ferramentas de BI da Senior, o controle dia a dia dos indicadores do seu negócio está garantido, pois com elas é possível simular cenários, receber alertas sobre operações e compilação de informações que auxiliam a atingir os objetivos estratégicos.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?