Como aumentar a margem de lucro investindo em tecnologia?

Calcular a margem de lucro é uma das formas de visualizar se o caminho estratégico traçado para a sua empresa é o correto. Além disso, o cálculo também serve como um termômetro da saúde financeira do negócio. Neste post, explicamos de que forma a tecnologia se consolida como uma grande ferramenta para melhorar a margem de lucro da sua empresa e garantir bons resultados de faturamento. Boa leitura!

Reduzir custos e potencializar resultados: quase um mantra que ressoa como um dos principais objetivos de qualquer empresa. A margem de lucro é um dos indicadores financeiros mais importantes de uma empresa. O aumento deste indicador significa, puramente, que o seu investimento está rendendo resultados positivos e que de fato, sua empresa está crescendo e se desenvolvendo.

O que é margem de lucro?

A margem de lucro consiste em um percentual que é adicionado à soma dos custos dos produtos formando o preço final de venda dos itens, ao mesmo tempo em que define o lucro que será obtido com o faturamento.

Portanto, podemos dizer que ela está ligada à precificação e também à lucratividade da empresa no período, representando o quanto foi ganho em cima das vendas. Para calculá-la, basta utilizar a seguinte fórmula:

MARGEM DE LUCRO = (LUCRO / RECEITA) X 100

Lucro líquido x lucro bruto

Antes de falarmos sobre o cálculo, é importante entender que existem dois tipos de margens de lucro: o lucro bruto e o lucro líquido. Ambos são importantes para revelar como está a saúde financeira da sua empresa. A margem de lucro bruta é a diferença entre o faturamento da empresa e os custos de produzir ou adquirir o produto ou prover um serviço.

Já a margem de lucro líquida é o lucro bruto menos as deduções de imposto de renda e de outras taxas que a empresa precisa pagar. Ou seja, este ilustra a quantidade de dinheiro que a empresa lucra a cada real de receita obtido depois de pagar todas as suas despesas e impostos.

Não existe uma margem de lucro ideal, uma vez que cada empresa terá influências de fatores dentro da própria realidade, como por exemplo: condições de mercado, aceitação do público, concorrentes e ramo de atuação.

A diferença entre margem de lucro, lucratividade e rentabilidade.

Apesar de serem sempre associadas e de frequentemente confundidas, lucro, lucratividade e rentabilidade são coisas bem diferentes. Você saberia responder o que difere cada uma dessas três coisas? Vamos esclarecer alguns pontos!

Como mencionamos antes, margem de lucro é o valor que corresponde ao retorno obtido com as vendas dos produtos, através de uma porcentagem de embutida nos preços de venda.

A lucratividade por sua vez está relacionada ao preço que é dado aos produtos ou aos serviços prestados. Assim, quanto maior o preço do produto ou serviço, maior o lucro. Enquanto isso, a rentabilidade tem outro significado.

A rentabilidade geralmente é estipulada no planejamento inicial da empresa, quando valores como custos fixos e possíveis lucros mensais são levantados. Não adianta ter um bom índice de lucro de um produto e não ter consumo frequente, ou público-alvo disposto a pagar o valor da sua mercadoria. Assim, a rentabilidade é aquele indicador que revela se vale a pena o investimento na empresa ou não.

Como a tecnologia potencializa a margem de lucro?

Já explicamos o que é margem de lucro, qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade, mas vamos ao que mais importa: como, efetivamente, aumentar esse índice? A resposta é simples: investindo em tecnologia.

Abaixo, separamos alguns exemplos de como a implantação de tecnologia nos seus processos contribui para que a sua margem de lucro seja ainda mais positiva. Vamos lá!

Velocidade

A agilidade sempre vai ser o caminho certo para o sucesso. Quanto mais rápida e efetiva for a sua operação, ou a sua resposta para o cliente, menor será o custo indireto relacionado ao produto produzido.

Na prática, isso significa que você terá uma margem de lucro mais significativa. Porém, existem outras medidas que são bastante efetivas para quem deseja elevar o lucro do seu negócio, como um bom fornecedor, uma transportadora com ótimo custo benefício.

Divulgação

Independente de quanta verba você tiver para investir, marketing sempre é necessário e as redes sociais são uma mão na roda neste sentido. Uma ferramenta gratuita que possibilita atrair os clientes certos e agrega valor à marca, além de posicionar a sua empresa como referência no seu segmento. O resultado disso vai trazer mais lucro, não tenha dúvida.

Retenção

Em um mercado cada vez mais pulverizado, a fidelização de clientes faz toda a diferença. Aproveite para usar as redes sociais como um ponto de contato entre a sua marca e os seus clientes. Além disso, e-mails marketing são sempre uma ótima estratégia de manter um relacionamento e melhorar a lembrança de marca.

Gestão de Estoque

Para quem tem um negócio, seja de qual natureza for, é essencial que o estoque seja gerenciado de forma inteligente. Pessoas que negligenciam esse ponto, costumam ficar com produtos sucateados, que vão se deteriorando com o tempo.

Ou seja, você precisa se perguntar se consegue vender o seu estoque ou se vive perdendo parte dele. Uma opção viável é apostar em um sistema de gestão de estoque que inclua o controle de estoque, de forma que não falte nenhum produto, caso o cliente faça um pedido, mas também nem sobre demais no estoque, fazendo com que seus artigos fiquem parados.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

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