Como garantir a segurança dos colaboradores durante a pandemia

Separamos 6 dicas que vão te ajudar a manter a segurança dos colaboradores. Confira!

Para garantir a segurança dos colaboradores em meio a pandemia do novo coronavírus que exige isolamento social, muitas empresas seguem os trabalhos em home office e outras já vão iniciando o retorno parcial aos locais de trabalho. Independente da situação, algumas medidas devem ser tomadas sempre pensando no bem estar de todos e para evitarmos o risco de contágio. 

A responsabilidade do empregador durante a pandemia 

Desde que surgiu, a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, se espalhou rapidamente pelo mundo, tornando-se uma pandemia, situação classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quando mais de 100 países são afetados pelo vírus. Com isso, a doença trouxe uma série de dúvidas. 

Logo no início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 13.979, onde temos uma série de medidas a serem adotadas a fim de controlar a situação. No ambiente corporativo, as empresas têm a responsabilidade de evitar a disseminação do vírus Covid-19, prezando sempre pelo bem estar dos colaboradores.

Por isso, preparamos abaixo 6 dicas para garantir a segurança dos colaboradores durante a pandemia.

Plano de Contingência

Se a sua empresa ainda não tem, esse é ponto inicial mesmo antes de uma crise sanitária. O plano de contingência é uma medida de prevenção de riscos de contaminação presentes no ambiente de trabalho. É preciso mapeamento de áreas, funções, grupos de risco, além disso, um monitoramento e ações com o objetivo de proteção individual e coletiva. 

Descontaminação da empresa

Essa é uma ação que inclusive deve estar prevista no Plano de Contingência. A medida deve ser executada mesmo se todos os colaboradores estejam trabalhando em casa. É de responsabilidade do empregador realizar o processo de desinfecção e sanitização adequados em todas as áreas, principalmente as de uso comum.

Mantendo a higiene local

Para empresas que precisam manter os funcionários no local, é preciso seguir uma série de normas passadas pela Organização Mundial da Saúde. Confira a lista abaixo:

  1. Ambientes devem estar sempre ventilados
  2. Não compartilhar objetos pessoais
  3. Manter uma distância segura entre as estações de trabalho
  4. Disponibilizar álcool em gel, máscaras e lenços descartáveis em diversos locais
  5. Disponibilizar material visual de conscientização de higiene pessoal e coletiva e do uso adequado das máscaras
  6. Higienização correta e regular de estações de trabalho

Novas práticas dentro da empresa

Muitas práticas rotineiras que nem damos conta que estamos fazendo, terão que mudar com a pandemia. E o que parece óbvio para alguns, pode não ser para outros. Por isso, as empresas precisam deixar claro quais serão essas novas práticas. Alguns exemplos:

  1. Saudações sem contato físico
  2. Restringir o número de pessoas em áreas comuns, elevadores, etc
  3. Evitar reuniões presenciais
  4. Interromper eventos de equipes enquanto durar a pandemia
  5. Estabelecer home office para as equipes que podem exercer suas atividades neste formato ou para pessoas do grupo de risco, como por exemplo, colaboradores com mais de 60 anos.

Comunicação efetiva

As empresas podem utilizar várias ferramentas de comunicação, mas é de responsabilidade dela manter os colaboradores informados sobre a pandemia, mudanças na empresa, adequações e demais situações relacionadas a pandemia. 

Também é importante que os colaboradores tenham consciência de que a empresa entende o sentimento pelo qual todos estão passando nesse cenário de incertezas e aos que estão saindo de suas casas e se expondo para manter suas atividades, que a empresa continuará promovendo a segurança e saúde no ambiente para eles.

Iniciativas 

Pegando o gancho da comunicação efetiva, as empresas devem ter iniciativas para ajudar no bem-estar dos colaboradores, como por exemplo, adaptar atividades presenciais. Muitas empresas oferecem a ginástica laboral, a fim de auxiliar na saúde dentro do ambiente de trabalho. É possível criar programas online proporcionando sessões de exercícios físicos, meditação, yoga ou até mesmo dicas de alimentação e auxílio psicológico.

Muitas empresas têm se adaptado ao novo cenário em que todos ou a maior parte dos colaboradores estão trabalhando em home office e organizam happy hours online onde os próprios colaboradores podem mostrar seus dons artísticos, criando uma interação de todos.

As lives de lideranças para mostrar resultados, alinhar metas, responder perguntas e também reconhecer o engajamento dos colaboradores tem sido uma ferramenta que tem dado certo em várias empresas. 

Essas iniciativas são simples, mas podem fazer toda a diferença em meio a uma pandemia. A criatividade é uma das palavras de ordem quando o assunto é se reinventar.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?