Conheça o Pix e saiba como a WK está se preparando para este novo meio de pagamentos instantâneos

No mês de fevereiro, o Banco Central do Brasil anunciou uma novidade ainda para este ano, o Pix – um meio de transferências e pagamentos em tempo real e gratuito para o usuário pessoa física.

Agora ele já tem data oficial. A partir do dia 5 de outubro, clientes das mais diversas instituições financeiras poderão fazer o cadastro de suas chaves no Pix – uma forma de ter acesso a esse meio de pagamento. E, a partir do dia 16 de novembro, o Pix será oficialmente liberado para todos.

Como ainda existem muitas dúvidas sobre o que é o Pix e como ele funcionará, listamos algumas para ajuda-los:

O que é o Pix?

Um novo meio de pagamentos, rápido e gratuito, que facilitará a transferência de dinheiro entre pessoas, o pagamento de contas e até o recolhimento de impostos e taxas de serviços.

A principal diferença para outros modelos é a rapidez e a disponibilidade: enquanto hoje existem restrições de dias e horários para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados nacionais. Isso porque o Pix integrará todo o sistema bancário.

Ele poderá ser utilizado tanto por pessoas físicas como jurídicas, porém, a princípio, somente as transações entre pessoas físicas não terão taxas.

Como o Pix vai funcionar?

Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes deverão oferecer o Pix como um meio de pagamento dentro de seus aplicativos. Ou seja: o Pix não será oferecido através de um aplicativo à parte ou específico, mas dentro do app que você já usa de sua instituição.

Chaves Pix: o que são?

Na definição do Banco Central, as chaves Pix são apelidos utilizados para identificar a sua conta no Pix. Será possível registrar quatro tipos de chave Pix:

  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória.

A chave Pix é, portanto, o dado que será necessário para poder enviar um Pix a alguém em vez de, por exemplo, informar o banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta. Para enviar um Pix, basta informar uma das chaves do recebedor.

Chave aleatória

A chave aleatória é uma forma de receber um Pix sem precisar repassar dados pessoais a quem fará o pagamento – não é necessário informar nenhuma das suas chaves já cadastradas.

Você poderá gerar uma chave aleatória em seu aplicativo para isso: ela consiste em um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificarão a conta e poderão ser compartilhados para que o pagamento seja feito.

O Pix é seguro?

As transações feitas via Pix terão as mesmas medidas de segurança já adotadas nas transações via TED e DOC – como forma de autenticação e criptografia.

Em relação às informações pessoais dos usuários, o Banco Central garante que todas elas são protegidas pelo sigilo bancário, estabelecido na Lei Complementar número 105, e também pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Benefícios dos pagamentos instantâneos

Para os pagadores:

  • Maior agilidade, segurança e sem taxas;
  • Mais praticidade (uso da lista de contatos do celular ou de QR Code para iniciar pagamentos);
  • Simplicidade (só precisa do dispositivo digital para realizar o pagamento, dispensa uso de cartão, folha de cheque, maquininhas, etc);
  • Possibilidade de integração a outros serviços no smartphone.

Para os recebedores:

  • Custo de aceitação menor que dos demais meios eletrônicos;
  • Disponibilização imediata do valor;
  • Facilidade de automatização e de conciliação de pagamentos;
  • Facilidade e rapidez de checkout (não tem necessidade de POS para passar o instrumento de pagamento ou de um caixa para dar troco).

Para o ecossistema:

  • Eletronização dos meios de pagamento (consequentemente, melhor controle de LD/FT e redução do uso de cédulas, que não instrumentos socialmente mais custosos);
  • Maior competição entre meios de pagamento (o que tende a gerar serviços com maior qualidade e menor custo);
  • Estímulo à entrada de fintechs e big techs;
  • Maior potencial de inclusão financeira (custos menores de iniciação e de aceitação e ambiente com mais agentes ofertantes);
  • Ambiente mais seguro.

Conte com a WK Sistemas para ter uma gestão financeira de alta performance

A WK já está preparando suas soluções para atender ao Pix. Conheça nossa solução de gestão financeira e saiba como ela pode otimizar os processos da sua empresa.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: WK Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?