Desafio frente aos sistemas envolvidos na geração de dados dos eventos do eSocial

Previsto para entrar em vigor a partir de 2018, o eSocial vai unificar num único sistema o envio de todas as informações dos trabalhadores aos órgãos federais. Para se adaptar, as empresas terão de mudar a maneira como tratam esses dados.

A adoção de uma solução especialista é um investimento mais que viável nesse cenário para apoiar as organizações. Entretanto, as empresas que buscam apoio em sistemas – sejam próprios ou de empresas desenvolvedoras –, precisam ficar atentas: os fornecedores das soluções responsáveis por gerar as informações necessárias aos eventos do eSocial têm de oferecer aos clientes mecanismos para comunicação, assim como permissões de ajuste da estrutura lógica, organizando os arquivos do cliente.

Outro ponto muito importante é ter segurança nas informações geradas. “Os sistemas utilizados no processo devem atender as exigências legais previstas. Empresas que possuem desenvolvimento de sistema próprio devem observar atentamente as definições e, assim, fazer as adequações necessárias”, alerta o Gerente de Produto Gestão de Pessoas da Senior, Ricardo Kremer. De acordo com o executivo, esse é um item que pode ser custoso e, por isso, não se pode descartar a ideia da aquisição de um software já adequado as exigências previstas em lei que seja capaz de atender a necessidade do cliente.

Para que os dados necessários possam ser enviados de forma correta, elencamos alguns pontos de atenção:

► Software apropriado para envio das informações
► Manutenção atualizada das informações para envio
► Avaliar individualmente os fornecedores
► Avaliar a aderência das aplicações utilizadas nos processos de trabalho de cada área da organização
► Solicitar junto aos fornecedores o entendimento das exigências
► Facilidade de Integrações entre as áreas de RH, TIC, Fiscal, Compras, Contabilidade, Financeiro, Faturamento e Jurídico
► Avaliar a necessidade de adquirir novas ferramentas de trabalho, atualizar as aplicações ou adquirir novos módulos

“A Senior oferece soluções flexíveis e confiáveis que atendem os mais variados segmentos de mercado, ajudando as organizações a estarem em compliance com as boas práticas e padrões legais. Nossas soluções contam com ferramentas que permitem às empresas mostrar e comprovar ao mercado que interpretam com efetividade as leis que regem suas atividades através de eficiente controle interno e atenção aos riscos operacionais”, explica Kremer. Ao estarem em compliance, as organizações ganham produtividadecompetitividade e mantém suas informações seguras, garantindo o bom funcionamento e o sucesso do negócio.

Fonte: Senior

Tags: