‘Desafios de Inovação’ revela vencedores com palestra-case da PagueVeloz

Senior, uma das maiores desenvolvedoras especializadas em tecnologia para gestão do país, realiza na sexta-feira (23/3) em sua sede, em Blumenau/SC, um evento para a escolha dos vencedores da 4ª edição do seu programa de intraeempreendedorismo ‘Desafios de Inovação’ – iniciativa que seleciona, premia e investe em ideias dos colaboradores da companhia, promovendo o empreendedorismo interno e potencializando a geração de ideias.

Nesta edição, cinco projetos finalistas apresentam suas ideias por meio de pitches para uma banca examinadora composta pelo Comitê de Novos Negócios da Senior (alguns Diretores e alguns Gerentes corporativos). “Depois das apresentações, que têm duração de 10 minutos cada + 5 minutos de feedback para cada um, o Comitê vai escolher os projetos vencedores. Pode ser apenas um, dois, ou até todos os cinco”, explica o Gerente de Inovação da Senior, Anderson Torres. A premiação, em duas etapas, contempla um gadget – entregue aos colaboradores das equipes vencedoras no próprio evento – e a participação na Oficina de Novos Negócios – um programa que apoia a viabilização da ideia no mercado com a alocação e/ou contratação de recursos humanos para que os colaboradores-empreendedores possam desenvolver e testar seus MVPs (Minimum Viable Product, ou produto mínimo viável). “Além disso, as ideias que se tornarem ofertas dentro do portfólio da Senior, terão parte do seu faturamento destinada aos colaboradores que as criaram, como uma bonificação”, explica Torres.

Os projetos inscritos no programa podem ser tanto de inovação de produtos quanto de processos. Na lista de finalistas desse ano, os dois primeiros projetos são inovações de processo e os três seguintes são de produto.

Conheça os finalistas de 2018:

ETN Digital by Sara: projeto que utiliza a assistente virtual Sara na prospecção de novas vendas.

 

Perfil Digital Senior: processo de atualização dos contatos do network da Senior.

 

Smartfleet: hardware plug-and-play para monitoramento de veículos e análise de periculosidade de condutor.

 

Mobi: aplicação mobile para report diário de informações internas estratégicas para tomada de decisão de gestores.

 

Go2Count: aplicação mobile para conectar empresas que necessitam contar estoque com pessoas que desejam renda extra.

Os critérios de seleção avaliam cinco pontos: a sinergia, ou seja, o projeto precisa ter alguma relação com a estratégia da Senior e seus valores; a capacidade da equipe, que determina que o empreendedor acredite na própria ideia; o potencial de mercado, em que é importante demostrar o tamanho do mercado, possíveis compradores; o market/fit avalia se a ideia tem potencial para substituir o modo atual de se resolver o problema a que se propõe por meio de validações feitas com os primeiros possíveis clientes; e, finalmente, o potencial de receita, etapa importante que prevê o retorno dos investimentos.

PagueVeloz: um case de sucesso

Após os pitches, o fundador da PagueVelozNilton Spengler Neto apresenta o case de sucesso da sua empresa. “A ideia é inspirar os colaboradores”, conta Anderson Torres.

Altamente exponencial, a startup PagueVeloz é uma fintech que vem se destacando no Brasil ao reduzir a burocracia entre pagamento e recebimento de contas. Criada em 2013 dentro da Bludata (uma desenvolvedora de Blumenau/SC especializada em soluções para autoescolas e despachantes) por uma demanda da própria companhia, ganhou independência e está em franca expansão. Desde 2016, tem se aproximado de projetos que buscam fortalecer a cadeia de startups do país: foi umas das 20 selecionadas (entre 260 empresas) da sexta edição do Startup SC, projeto de capacitação e mentoria encabeçado pelo Sebrae/SC e hoje faz parte do time de empresas parceiras da realização do programa.

A rede de contatos da PagueVeloz com outras empresas do segmento também motivou a criação do PVTalks, que promove na cidade sede da companhia (Blumenau/SC) encontros mensais gratuitos que discutem ações e metodologias com foco em gestão e inovação. Duas edições já foram realizadas e 190 pessoas já participaram. Com uma base de 15 mil clientes, a startup obteve 12 mil usuários de sua plataforma somente em 2017.

O grande apelo da empresa é criar uma facilidade para quem vende on-line, dando a opção de pagamento das contas e despesas por meio de uma mesma integração, permitindo a consulta de crédito via Serasa, por exemplo, e serviços de consultas de cheque.

Histórico de inovação e bonificações

Senior tem aprimorado o processo de desenvolvimento e avaliação das ideias a cada ano. A primeira edição do projeto, realizada em 2013, foi voltada a melhorias internas aos processos da companhia e selecionou as seguintes ideias vencedoras: um controle de ponto via web (solução Sempre em Ponto), a instalação de quadros de vidro para reuniões rápidas de brainstorm no próprio ambiente de trabalho (projeto Quer que eu Desenhe?) e um ambiente wiki de termos comuns (projeto Documentação na Nuvem).

Já a segunda edição foi voltada a novas ofertas e lançou no mercado o Ronda de Vigilantes, uma solução inédita no Brasil desenvolvida pelos colaboradores Carlos Grahl e Jonathan Medeiros que otimiza o processo de vigilância patrimonial via celular e etiquetas NFC ao invés de bastões e botões. Além de diminuir custos, traz mais recursos para acessar a central de vigilância em tempo real. Apresentada pela primeira vez na ISC 2015, a solução hoje já faz parte do portfólio da Senior.

terceira edição, também voltada a novas ofertas, selecionou três ideias vencedoras, mas apenas uma delas entrou oficialmente para o portfólio da companhia. A solução AgroInfo, desenvolvida pelos colaboradores Rafael Adão, Ricardo Zandonai e Marco Weiss consiste em um aplicativo para celular e smartphones com foco em cooperativas agrícolas. O intuito é simplificar o acesso do cooperado a funções essenciais ao seu trabalho, tal como a consulta de contas a receber e pagar, solicitação de reserva de insumos e envio de mensagens para os agricultores.

Como parte da premiação dos projetos vencedores, os colaboradores, cujas as ideias se tornassem ofertas e trouxessem faturamento para a Senior, receberiam parte desse faturamento como bonificação. Por isso, durante o evento de seleção dos vencedores da 4ª edição do ‘Desafios de Inovação’ que acontece na sexta-feira (23/03), os idealizadores das ofertas Ronda de Vigilantes e AgroInfo serão contemplados com suas parcelas do rendimento das ofertas na receita da Senior.

Atualização: colaboradores recebem cheques com bonificações referentes a uma parte do faturamento que suas ideias vencedoras das edições anteriores do programa Desafios de Inovação trouxeram para a Senior.

Novos desafios

Para esta nova edição do ‘Desafios de Inovação’, a Senior contou com a colaboração da consultoria Semente Negócios, que ajudou na aplicação da metodologia do caminho empreendedor para preparar as equipes na hora de formatar seus projetos. A etapa da preparação da ideia para ser submetida ao comitê avaliador é uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal para o profissional, uma vez que os colaboradores são estimulados a adquirirem novos conhecimentos e interagirem com outras áreas para validação das hipóteses criadas durante o processo.

“No ‘Desafios de Inovação’, os idealizadores é que se responsabilizam em colocar a ideia em prática. Por isso, incentivamos a formação de equipes com membros que se complementem, na concepção e no desenvolvimento da ideia”, explica Torres.

O investimento nesse programa leva em conta a trajetória de crescimento da própria Senior que, ao longo de sua história, deu oportunidade a colaboradores de empreender, potencializar ideias e lançar produtos e serviços inovadores no mercado.

Confira a agenda do evento:

8h30         Abertura | Alencar Berwanger, Diretor de Marketing e Produto da Senior.

9h25         1° Pitch | ETN Digital by Sara (assistente virtual Sara na prospecção de novas vendas) – Luciana Teodoro, Allan Dalmarco e Vinicius Steffler

9h40         2° Pitch | Perfil Digital Senior (processo que unifica as bases de contatos dos profissionais da Senior) – George Silva e Raquel Oka

9h55         3° pitch | Smartfleet (hardware plug-and-play para monitoramento de veículos e análise de periculosidade de condutor) – Fabio Roepcke, Jean Zunino, Marcio Jasinski e Olavo de Carvelho

10h15      4° Pitch | Mobi (aplicação mobile para report diário de informações internas estratégicas para tomada de decisão de gestores) – Jefferson Floriano e Maicon Trapp

10h30      5° Pitch | Go2Count (aplicação mobile para conectar empresas que necessitam contar estoque com pessoas que desejam renda extra) – Anderson Buzzi e Ricardo Heil

10h45      Palestra | Case PagueVeloz, por Nilton Spengler Neto (fundador)

11h15      Anúncio dos vencedores da 4º edição do Desafios de Inovação + entrega da premiação


A palestra-case sobre a história da PagueVeloz, transmitida ao vivo, pode ser assistida aqui.


Atualização:

Os projetos vencedores desta 4º edição do programa ‘Desafios de Inovação’ foram:

► Perfil Digital Senior (processo de atualização dos contatos do network Senior) – George Silva e Raquel Oka

 

► Mobi (aplicação mobile para report diário de informações internas estratégicas para tomada de decisão de gestores) – Jefferson Floriano e Maicon Trapp

Fonte: WK Sistemas