Desafios do RH no Home Office

A Social Base em parceria com o RH pra Você realizou uma pesquisa com mais de 470 pessoas sobre o home office. Saiba tudo neste post!

A Social Base em parceria com o RH pra Você realizou uma pesquisa com mais de 470 pessoas e constatou que o home office não fazia parte da realidade de mais de 70% dos respondentes. A necessidade do distanciamento social fez com que grande parte das empresas aderissem a este novo estilo de trabalho, visando proteger os colaboradores e evitar a paralisação completa das atividades.

O Home Office tem dividido opiniões entre os colaboradores que estão vivendo essa experiência.  De um lado, muitos profissionais aprovaram esse novo estilo de trabalho. A liberdade para executar as atividades, economia de tempo antes gasto no trânsito e oportunidade de ficar mais perto da família são alguns dos benefícios que o trabalho em home office oferece. Por outro lado, há colaboradores que afirmam preferir a rotina no escritório, pois sentiram maior dificuldade para conciliar o dia a dia de trabalho com o descanso.

Aderir ao modelo home office trouxe vários desafios para as organizações. O que antes parecia um futuro distante, tornou-se realidade e revelou-se como um primeiro passo para o avanço na criação de uma cultura organizacional de flexibilidade e inovação. Contudo, diferente da teoria, na prática essa modalidade de trabalho trouxe algumas dificuldades, principalmente para os profissionais de RH, que são responsáveis pela Gestão das Pessoas nas organizações.

O canal RH pra Você realizou uma pesquisa no Instagram com mais de 500 profissionais da área e mostrou quais foram os 5 principais desafios enfrentados pelo setor de Recursos Humanos durante o home office.

Confira abaixo as principais dores relacionadas pelos profissionais que viveram essa experiência e quais soluções utilizaram para amenizar o impacto desses desafios:

1 – Engajamento e Motivação dos colaboradores: Diante do atual momento de insegurança econômica, muitos trabalhadores afirmaram que em algum momento sentiram medo de perder o emprego, o que consequentemente fez com que a sua produtividade diminuísse./ Esse assunto ficou na primeira posição na pesquisa e foi considerado o maior desafio dos profissionais de RH que responderam. Eles relataram muita dificuldade de encontrar soluções que se adequassem ao momento para engajar as equipes e não deixar “a peteca cair”.

Acompanhar o clima organizacional e ouvir a opinião dos colaboradores foi uma das estratégias adotadas pelos times de RH para encontrar soluções para este problema. A partir disso surgiram ações como Cafés Virtuais por exemplo, com a finalidade de promover a interação entre as equipes estimulando a troca de ideias e abrir um espaço para relatar as principais dificuldades que eles estavam enfrentando trabalhando a distância.

2 – Infraestrutura Inapropriada: Embora muitas empresas tenham disponibilizado equipamentos para o colaborador trabalhar de casa, problemas com telefonia e internet contribuíram para que esse item aparecesse em segundo lugar, com mais de 165 votos na pesquisa. Vários respondentes mencionaram que os ruídos externos (carros de som, barulhos dos vizinhos, obras) foram fatores que atrapalharam na sua rotina diária.  Para amenizar os impactos deste desafio, muitas empresas criaram políticas de Home Office, onde é oferecida uma ajuda de custo para o colaborador.

O objetivo desta ajuda é que ele possa melhorar a qualidade do seu local de trabalho (internet, isolamento acústico) e ajudar nas despesas que antes eram custeadas pela organização. Disponibilizar o acesso aos dados que os colaboradores utilizam para executar as atividades do dia a dia através de conexões remotas ou banco de dados em nuvem, foi outra medida adotada para permitir que a execução das atividades de trabalho acontecesse mesmo a distância.

3 – Comunicação Interna: Esse é um problema bastante conhecido pelos profissionais do RH. Podemos mencionar o aumento considerável que ocorreu de reuniões por vídeo chamada e envio de e-mails, porém por ser a distância, muitas vezes a comunicação é prejudicada gerando confusão e falhas no entendimento. Apesar da tecnologia fazer parte da grande maioria, ainda há uma pequena parcela que não tem acesso a informações e ferramentas, o que contribuiu para que a Comunicação Interna fosse um desafio em muitas organizações. Diante deste impasse, uma solução utilizada foi adquirir ferramentas como a Rede Social Corporativa, onde é possível centralizar todas as informações da empresa em um único canal. Além disso, essa ferramenta permite a interação entre os membros, estimulando que compartilhem novidades, comentem e curtam as publicações.

4 – Controle de Jornada:  O cartão ponto sempre foi um desafio para os profissionais de RH e com o isolamento social ele se tornou ainda mais complicado de ser gerido. Sabemos que muitas empresas ainda possuem processos manuais, o que complica ainda mais a gestão de pessoas a distância. Diante disso, muitos profissionais de RH se desdobraram para conseguir acompanhar o cumprimento da jornada de trabalho dos colaboradores e relataram dificuldade para cumprir as exigências legais deste quesito, como por exemplo controlar horas   excessivas.

Uma forma de resolver esse desafio, é através de uma ferramenta de marcação de ponto online. Essa opção permite uma nova experiência na gestão de jornada do ponto, que é realizada pelo próprio colaborador. Além disso, essa solução facilitam a vida do RH e dos gestores, que podem acompanhar as marcações independente do local que o colaborador estiver trabalhando.

5- Gestão de Pessoas à distância: Se exercer a liderança presencial já é desafiador, imagine a distância. Gerir a equipe remotamente não foi uma tarefa fácil para muitos líderes que relataram uma maior dificuldade em mostrar-se próximo ao seu time.  Por outro lado, tiveram profissionais que encararam esse novo estilo de trabalho e tiraram de letra, aproximando ainda mais os seus subordinados. Uma solução adotada foi criar reuniões de alinhamento, onde são feitas pausas diárias para conversar. Esse é o momento do líder se aproximar da equipe e colocar-se a disposição para ajudar nos desafios do dia a dia.

Além desses 5 principais desafios, podemos mencionar também outro ponto interessante com a implantação do home office, que foi a contratação de profissionais a distância. Com esse novo estilo de trabalho, o Recrutamento e Seleção também passou a ser online, o que possibilitou ao RH e aos gestores entrevistar profissionais de qualquer lugar do mundo.

Antes, contratar um bom profissional que mora em outro estado por exemplo, era praticamente inviável, pois era necessário todo um processo, as vezes demorado e que acarretava em aumento de custos para a organização, mudança de residência para o colaborador entre outros empecilhos. Agora, no novo normal, esse não será mais um problema, pois as empresas poderão contratar profissionais de qualquer lugar, que entregarão resultados mesmo trabalhando de casa. Vale destacar também a segurança em não precisar entregar os documentos presencialmente e redução de custos com impressão de documentos.

O RH tem um papel muito estratégico dentro das organizações, pois atua lado a lado aos gestores na retenção e captação de talentos, sempre focando no equilíbrio entre empresa e colaborador. Isso foi comprovado ainda mais nesse momento atípico que o mundo está vivendo, pois foi preciso muito jogo de cintura para manter o negócio funcionando e as pessoas engajadas. 

Não se pode negar que o trabalho feito pelos profissionais do setor de Recursos Humanos é crucial para manter as organizações e as pessoas alinhadas no mesmo propósito. 

É muito importante que os gestores e empregadores olhem para este setor com carinho e invistam em ferramentas para facilitar o dia a dia das equipes, garantindo assim uma melhor gestão do que há de mais importante nas organizações: as pessoas.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

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