Dia do Profissional de TI e as tendências para ficar de olho

Só quem já enfrentou um problema sério de sistema e foi salvo por um profissional de TI sabe o quanto a expressão “nem todo herói usa capa” é verdadeira. A realidade é que a rotina dos responsáveis pela tecnologia da informação nas empresas traz muitos desafios e é repleta de transformações. Trata-se, no entanto, de um trabalho essencial e estratégico para a produtividade e o desenvolvimento dos negócios, que nada tem a ver com consertar impressoras e computadores estragados.

Mas também engana-se quem pensa que as atribuições da TI se resumem a apagar incêndios e garantir que a internet esteja sempre funcionando. Por isso, com a chegada do Dia do Profissional de TI (comemorado em 19 de outubro), nada mais justo do que aproveitar a ocasião e lembrar o quanto o trabalho destes profissionais é importante e abrangente, além de indispensável para o futuro da indústria!

Até porque, a cada dia que passa, o setor industrial reconhece mais o valor da aplicação inteligente de dados e de informações na cadeia produtiva, seja na otimização de suas linhas operacionais, seja nas vantagens de contar com fontes de dados precisas e ágeis nas tomadas de decisões.

Não é a toa que a tecnologia da informação segue imbatível na conquista de espaço no mercado. Segundo a Pesquisa Anual do Uso de TI da Fundação Getúlio Vargas, o setor deve fechar 2018 com crescimento de 8,1% na relação investimento/receita no Brasil, com os investimentos globais girando na casa dos US$ 3 trilhões.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de TI e comunicação fechou 2017 representando 8,8% de todo o produto interno bruto (PIB) brasileiro. A projeção é alcançar 11% até 2022 ― números bem expressivos, para dizer o mínimo.

E justamente por conta de toda essa nova realidade que se desenha num passo rápido nas indústrias mundo afora que é extremamente importante ao profissional de TI acompanhar a evolução da tecnologia o tempo todo. Mas sabemos que a tarefa não é simples e, pensando nisso, reunimos neste artigo algumas tendências importantes da área para ficar de olho. Acompanhe com a gente!

Indústria 4.0

Indústria 4.0 é um conceito bem recente que considera as principais inovações tecnológicas — automação, controle e tecnologia da informação — aplicadas aos processos de produção. A ideia é que a cadeia operacional da indústria se torne cada vez mais eficiente, autônoma e customizável e considere as demandas do mercado para aprimoramento dos produtos e das estratégias.

Ainda que seja uma realidade restrita a determinados setores, aos poucos a Indústria 4.0 já começa a deixar marcas importantes no setor produtivo. Talvez, a maior delas seja a corrida pela automatização dos processos burocráticos em prol do ganho de tempo para pensar no negócio de forma estratégica.

A prova de que essa busca por automação já é uma realidade é o número de empresas que adotam o uso de algum software de gestão. As que já adotaram esses sistemas, incorporaram as novas rotinas de uma maneira tão orgânica que, daqui em diante, a tendência natural é informatizar os processos cada vez mais.

Internet das Coisas

É impossível falar de Indústria 4.0 sem abordar também o conceito de Internet das Coisas. Aqui, falamos do modo como objetos inanimados — veículos, aparelhos, equipamentos e maquinários — estão cada vez mais conectados e se comunicando entre si e com os usuários — tudo acontece por meio de sensores, programas e softwares inteligentes.

Realidade na rotina empresarial, a Internet das Coisas já é bastante envolvida no dia a dia dos profissionais de TI, que lidam com toda essa tecnologia em várias aplicações.

Inteligência Artificial

Menos erros, redução de custos e ganhos em lucratividade. Esses são apenas alguns dos aspectos positivos da inteligência artificial, o carro-chefe da Indústria 4.0 que, como já falamos, traz a tecnologia como aliada nos processos produtivos e gerenciais em empresas de diversos portes e segmentos.

Além de ajudar na prevenção de erros e na tomada de decisão e de solucionar problemas em velocidade nunca vista antes, a inteligência artificial conta com a premissa básica da renovação e aprendizado constantes, fator que por si só já mostra a necessidade de contar com mão de obra especializada em tecnologia da informação na hora de implementá-la.

Big Data

Num cenário em que a tecnologia ajuda a gerar e organizar milhares de dados sobre processos e produtos todos os dias, é fundamental que existam ferramentas capazes de interpretar e gerenciar essas informações. É aqui que começa o papel do Big Data, um modelo de organização dos dados que utiliza novas abordagens para a captura, a análise e o gerenciamento de informações.

Ajudando a conhecer melhor o mercado, o público e os aspectos do próprio negócio, é possível usar essa tecnologia para aumentar a segurança da infraestrutura de TI, melhorar o retorno sobre investimento (ROI) das ações de marketing, reduzir custos, otimizar processos e, até, prever movimentos de mercado antes da concorrência, por exemplo.

Business Intelligence

Depois de tanto investimento em tecnologia e em gestão de dados e informações, fica a pergunta: o que fazer com tudo isso? A resposta é Business Intelligence (BI). Isso porque a principal ideia do conceito de BI é utilizar as informações de maneira estratégica, otimizando todas as abordagens do empreendimento e tornando-o mais eficaz, inovador e competitivo.

Afinal, de nada adianta ter uma montanha de dados à disposição se toda essa informação não é convertida em planos e ações que gerem impactos reais e positivos nos resultados, certo? É por isso que o BI está se consolidando cada vez mais no mercado mundial.

Business Intelligence

Profissional de TI, conte com a WK Sistemas e seja o futuro da indústria!

A WK entende que é fundamental colocar sempre o melhor da tecnologia à serviço do gerenciamento empresarial, ajudando a criar e planejar um setor avançado de automação. Fazemos isso com ágeis processos de teste e de validação de softwares e soluções que acompanham as transformações em âmbito global, tudo para garantir os elevados padrões de qualidade das suas ferramentas.

Em outras palavras, soluções que contam com tecnologia de ponta e cuja qualidade é comprovada, reflexo do nosso comprometimento em oferecer um produto seguro e eficaz para auxiliá-lo a manter a sua empresa no caminho para o futuro! Aos profissionais de TI que atuam em nossos clientes, as soluções da WK permitem a otimização do trabalho e a personalização de acordo com as necessidades de cada empresa.

Quer saber como levar esse mundo de soluções modernas e práticas para a sua empresa? Converse com a nossa equipe! E se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário no espaço abaixo. Estamos a postos para ajudar você a manter a sua marca no passo certo para o futuro também!

Fonte: WK Sistemas