ERP para empresa contábil: por que meu escritório deve contar com um?

Já falamos aqui no blog algumas vezes sobre como o contador é uma figura essencial para a gestão das empresas, tanto no cumprimento das obrigações legais quanto como um consultor financeiro. Porém, às vezes nos esquecemos que ele também é dono de um negócio e precisa de recursos para administrá-lo. Por isso, hoje, vamos tratar da importância do ERP para empresa contábil.

Ao final do texto, nosso objetivo é que você entenda que uma solução desenvolvida para um escritório de contabilidade precisa ser mais do que um sistema de gestão simples, precisa ser um ERP que não é qualquer ERP. Por que destacamos isso? Porque o ERP para empresa contábil precisa fazer a gestão interna e permitir a integração com os clientes, facilitando e otimizando a gestão deles.

Integração contábil: um dos principais motivo para usar um ERP

A integração contábil ocorre quando você conecta, por meio de um software de gestão, os lançamentos financeiros, contábeis e fiscais dos seus clientes diretamente à sua empresa contábil, sem a necessidade de atividades manuais. Ou seja, por meio do ERP, você importa os dados que são relevantes para fazer os fechamentos mensais e os envios obrigatórios ao governo.

Com isso, acaba aquele vai e vem de malotes e as tarefas de receber, conferir, organizar os documentos e digitar os lançamentos um a um. O processo ganha muito mais agilidade e também segurança, pois praticamente elimina-se o risco de registrar algum número errado, já que não há interferência na importação. E, por consequência, também traz benefícios, como esses que destacamos:

  • Ganho de produtividade: com as tarefas operacionais automatizadas, sobra tempo para desenvolver projetos que gerem mais renda para o escritório e possa ser um diferencial diante dos concorrente. Também é uma forma de fazer mais com o mesmo, uma vez que é possível atender mais clientes com o mesmo número de funcionários.
  • Maior assertividade na conciliação bancária: ao importar os dados financeiros exatamente como estão no sistema do cliente, você tem a segurança de trabalhar com as informações corretas, o que dá mais precisão nas rotinas de conciliação contábil e de apuração de impostos.
  • Possibilidade de atuar como contador consultor: com o ganho de tempo, também é possível voltar suas energias para novas habilidades, como a de contador consultor, que é um serviço de alto valor agregado e está em alta no mercado atualmente. Para saber mais sobre essa nova função, acesse esse artigo que fizemos no blog!

Um bom ERP para empresa contábil ainda precisa oferecer funções que possam dar a liberdade para a contabilidade atender negócios dos mais variados segmentos, portes e regimes tributários com total segurança. Lembre-se que o Brasil tem uma legislação fiscal e tributária complexa, sendo fundamental que a tecnologia acompanhe de perto tudo o que acontece.

Por que usar um ERP para empresa contábil?

A integração contábil beneficia a contabilidade, como vimos no tópico anterior, mas não exatamente a sua gestão. Então você pode estar se perguntando: como esse ERP para empresa contábil vai me ajudar a administrar o escritório? Com as funcionalidades específicas para um prestador de serviços contábeis, claro!

Por isso que um bom ERP para contabilidade precisa funcionar sempre em duas vertentes. Uma delas olhando para dentro, para os funcionários, o trabalho que cada um está fazendo e assim por diante. E a outra direcionada aos clientes, às suas demandas, aos contratos e por aí vai. E tudo precisa ser feito com precisão e agilidade, tanto para o escritório ganhar em produtividade como para diferenciar-se dos concorrentes.

Diante disso, na hora de escolher esse ERP, é importante verificar se ele oferece as funcionalidades que a empresa contábil precisa para lidar com a sua gestão. Listamos abaixo algumas atividades que os prestadores de serviços contábeis mais fazem em seus escritórios e que um ERP que não é qualquer ERP deve estar pronto para ajudar a executar:

  • Gestão de custos da empresa contábil, por demanda de serviços e por clientes com apurações, e cálculos automáticos por critérios personalizados;
  • Gerenciamento de atividades por empregado, por meio de workflow de serviços programados e realizados por cliente;
  • Controle de horas trabalhadas e páginas impressas por cliente;
  • Gerenciamento da execução de serviços por cliente a serem faturados ou ressarcidos, por tempo ou tarefa;
  • Controle financeiro da empresa contábil com gerenciamento de previsões, contas a pagar e a receber, tesouraria, fluxo de caixa, cobranças, integrações e conciliações bancárias;
  • Geração automática de protocolos a partir da emissão de guias de tributos dos clientes, contratos e serviços concluídos;
  • Controle de contratos por vencimentos, vigência, renovação automática, emissão de cartas de aviso de reajuste, personalização de leiautes, faturamento automatizado e gerenciamento do histórico de reajustes;
  • Agenda de tarefas e compromissos que alertam os empregados de forma automática sobre suas obrigações e atividades conforme programação própria, da gerência ou de serviços por cliente.

Conte com a WK Sistemas para ter um ERP completo

Na WK Sistemas você vai encontrar o ERP Radar Empresarial, que conta com uma solução contábil completa para empresas desse segmento. Ela foi projetada para gerar segurança e automatizar processos, maximizar resultados e minimizar riscos, tanto para o prestador de serviços quanto para seus clientes, dando agilidade às rotinas operacionais e entregando um serviço com maior valor agregado.

Com tecnologia de ponta, o melhor custo benefício do mercado e uma implantação acelerada, o ERP que não é qualquer ERP entrega simplicidade e segurança que gera independência aos clientes, facilitando o dia a dia e gerando riqueza. Para conhecer um pouco mais dessa solução, assista o vídeo da Kluke Contabilidade:

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: WK Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?