eSocial: 0800 orienta empregadores. O eSocial disponibilizou para todos os empregadores, inclusive os domésticos, a Central de Atendimento 0800 730 0888. Esse número aceitará ligações a partir de telefones fixos e esclarecerá dúvidas operacionais, relacionadas ao envio, consulta e edição de eventos transmitidos para o eSocial. O horário de funcionamento será das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. As informações são do portal do eSocial.
Ainda segundo notícia do portal, a central se destina ao atendimento exclusivo dequestões técnicas do sistema e, portanto, não esclarecerá dúvidas de direito material (aplicação ou interpretação da lei, no caso concreto). Nestes casos, o empregador deverá procurar atendimento diretamente nos órgãos integrantes do eSocial – de acordo com o tema, ou, no caso de empresas, a sua consultoria contábil ou advocatícia.
Além do contato telefônico também é possível o atendimento por e-mail. Os empregadores poderão enviar suas dúvidas na área do Fale Conosco do portal e receberão as respostas no e-mail informado no formulário.
Já as empresas que utilizam o ambiente de testes (produção restrita), podem encaminhar suas questões pelo formulário próprio. Neste caso, as perguntas não serão respondidas individualmente, mas poderão compor a área de Perguntas Frequentes, disponível a todos os usuários.
Fonte: texto com base em informações do portal eSocial.