eSocial: impacto e benefícios

Implantação do sistema muda obrigações das empresas a partir de 2018 e foi tema de webinar promovido pela Senior.

Nos últimos anos, o eSocial tem sido um dos grandes motivos de preocupação de empresas por todo o país. O projeto do governo federal lançado há quatro anos para trabalhadores domésticos será agora implantado para diversos procedimentos trabalhistas, criando obrigações que devem ser seguidas por todas as empresas até 2018. Criado com o objetivo de unificar o envio das informações dos trabalhadores aos órgãos federais, o eSocial garante mais segurança aos dados e ao cumprimento das normas previdenciárias e fiscais, mas a adaptação pode gerar alguns desafios.

A criação do eSocial para empresas foi anunciada pelo governo em dezembro de 2016, junto a um pacote de medidas com vistas ao crescimento da economia. Com a nova regulamentação, as 13 obrigações atuais exigidas por quatro órgãos governamentais distintos serão simplificadas em ações unificadas, com o objetivo de reduzir o tempo gasto e custo para cumprimento das normas. Dados da Receita Federal mostram que as empresas brasileiras gastam 600 horas por ano, em média, para calcular e pagar seus impostas e contribuições.

Segundo estudos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), são editadas em média 30 novas regras tributárias por dia no Brasil. Para ajudar as empresas a se adequarem às novas regras, algumas tecnologias podem facilitar o processo de adaptação. É o caso das soluções para gestão empresarial desenvolvidas pela empresa catarinense Senior, referência nacional na área. A companhia oferece soluções que atendem os mais variados segmentos de mercado, ajudando organizações a estarem em dia com as boas práticas e padrões legais.

e-Social – prazos de implantação:

► Ambiente de testes para as empresas: julho de 2017
► Início da obrigatoriedade para grandes empresas: janeiro de 2018
► Início da obrigatoriedade para demais empresas: julho de 2018

A Senior promoveu recentemente um webinar gratuito sobre a preparação para a implantação do eSocial. Para assistir novamente, clique aqui

Fonte: Senior