Guia eSocial: Senior cria manual de A a Z sobre a obrigação

Guia esclarece os principais termos sobre a obrigação, que passa a valer para empresas de todos os portes a partir de janeiro de 2019.

Novo sistema de prestação de informações ao Governo Federal que visa tornar os processos dentro das empresas mais transparentes e menos complicados, o eSocial é um projeto que unifica os dados de todos os trabalhadores do Brasil.

Apesar de vir para facilitar, até que todas as empresas estejam adequadas, o caminho para o entendimento é longo e um tanto quanto sinuoso. As mudanças são grandes e é preciso compreender todos os impactos para ficar em dia com a legislação, de multas até alterações no dia a dia do profissional de RH.

Para tornar essa jornada mais simples, a Senior – empresa referência em tecnologia para gestão e responsável pelo processamento de cerca de 6 milhões de folhas de pagamento em um universo de 40 a 45 milhões de brasileiros CLT, o que representa entre 15 e 20% de toda a folha de pagamento do Brasil, – resolveu elaborar um Guia do eSocial completo.

“Incluímos questões de A a Z para esclarecer os principais termos que têm povoado o dia a dia dos gestores de RH”, afirma o Gerente de Produto HCM da Senior, Ricardo Kremer. No material, termos como DAE, consulta de qualificação cadastral, RET e CGE são conceituados de forma objetiva, facilitando a compreensão e servindo como fonte de consulta para os que ainda precisam de informações.

Só para se ter uma ideia, antes da implantação do eSocial, as empresas precisavam prestar as informações de seus trabalhadores em 15 obrigações diferentes. A partir de agora, por meio de apenas uma declaração, todas as 5 entidades do governo que antes recebiam em inúmeras obrigações diferentes os mesmos dados, recebem tudo de uma só vez.


Para acessar o Guia, clique neste link.

Fonte: Senior