Home office em tempos de coronavírus: 5 dias para manter a comunicação alinhada entre a equipe

Com a pandemia do coronavírus, empresas do mundo inteiro estão oferecendo a possibilidade do trabalho remoto como forma de atuação. Mas, neste momento, o cuidado para manter a comunicação alinhada entre as equipes se torna ainda mais importante! Neste post, te contamos cinco coisas que você pode fazer com a sua equipe para manter o discurso o mais alinhado possível entre todos os seus colaboradores, mesmo à distância. Vamos lá?

O vírus do coronavírus (COVID-19) circula o mundo desde fevereiro e no dia 25 de fevereiro chegou ao Brasil. Com o exponencial crescimento de casos e para tentar diminuir a transmissão, empresas do mundo todo adotaram o home office como prática de trabalho.

Apesar de uma excelente alternativa para o momento, essa modalidade exige muito comprometimento, tanto de colaboradores quanto de gestores, para que a comunicação entre as equipes não seja afetada pela distância.

Em tempos de crise e mudança, é preciso ser criativo para encontrar as melhores formas de nos adaptar. As redes sociais são um ótimo exemplo de como a tecnologia pode estreitar a comunicação remota.

A melhor ferramenta para resolver problemas, trocar ideias e tomar as melhores decisões continua sendo o diálogo. E no home office, combinado com um bom planejamento e tecnologia é a chave de sucesso! A seguir, queremos compartilhar com você alguns insights, métodos e também algumas dicas que podem contribuir para que a comunicação dentro da sua equipe continue bem redondinha. Acompanhe!

1. Crie uma rotina de diálogo entre os colabs

É muito importante garantir que apesar da distância, os colaboradores não vão se sentir excluídos ou sozinhos por não estarem presencialmente na empresa. Gestores e líderes precisam desenvolver um planejamento de ações para manter essa proximidade e que a comunicação seja constante e natural. Crie uma rotina de reuniões para continuar conversando com a sua equipe!

A dica é: manter uma comunicação igual a pessoalmente. O gestor deve perguntar como está indo o trabalho, entender os desafios, fazer uma call para alinhar processos se necessário, se manter sempre como se estivesse ao lado do colaborador. A interação entre os profissionais da empresa em grupos também é importante neste caso. Assim, o colaborador que está em casa não se sente sozinho e pode atuar com seus pares de forma natural.

2. Planejamento é a chave do home office

Trabalhar em casa não é sinônimo de férias. Muito pelo contrário! O home office exige o dobro de comprometimento, já que é um trabalho à distância em um ambiente cheio de distrações. Ainda assim, há muitos colaboradores que afirmam render muito mais trabalhando de casa do que presencialmente.

Para se ter uma segurança da produtividade, tanto do lado da empresa, quanto do profissional, o ideal é que se siga um planejamento. Mas como falamos, este não precisa ser em forma de report das atividades diárias.

O ideal é cada profissional ter um planejamento mensal ou semanal das atividades que precisa cumprir. Ele será cobrado por isso durante e no fim do ciclo, portanto, entende a necessidade de cumprir prazos. Sendo assim, é fácil para o gestor identificar o que está sendo realizado pelo colaborador mesmo este estando longe e para o profissional é garantida a segurança de que o trabalho está sendo visto.

3. O feedback deve ser uma prática contínua à distância

Não deixar os profissionais no escuro é essencial em qualquer momento. Mas em home office, a prática do feedback se torna ainda mais importante. Como não há o contato presencial, muitas vezes os colaboradores podem se sentir “alheios” aos processos, rotinas dos colegas e conquistas e desafios. Por isso, nada como o feedback para manter todos na mesma página!

O gestor precisa mostrar quais os pontos fortes e as atividades bem desenvolvidas pelo colaborador e como este pode melhorar. Assim, mesmo em outro ambiente, ele se sentirá engajado para alcançar os objetivos da empresa.

4. Redes sociais corporativas: um ponto de encontro para profissionais em home office

As redes sociais corporativas fazem um trabalho primoroso na hora de manter os colaboradores conectados à distância. Inspiradas em sites de relacionamentos com recursos de compartilhamento e troca de informações entre os profissionais, as redes corporativas são uma solução prática para empresas que têm várias sedes em lugares diferentes e profissionais trabalhando à distância.

Na plataforma, são compartilhadas novidades da empresa, normas, procedimentos e regulamentos e além disso, também há a possibilidade de usá-la como mais um ponto de contato entre as equipes. A Senior conta com a SocialBase, a rede social corporativa que conecta pessoas para tornar o trabalho mais simples e produtivo. Neste momento de isolamento, a rede tem contribuído para manter nossas equipes conectadas e alinhadas sobre as decisões estratégicas do negócio mesmo à distância.

5. Paciência, empatia e criatividade também são fundamentais

Para manter a humanidade do processo, também é recomendado ter atitudes um pouco mais informais para compartilhar experiências, como mandar foto da mesa de trabalho, foto do horário de almoço, fazer reuniões por vídeo no jardim de casa ou até mesmo combinar um happy hour online. O líder tem um papel importante aqui, mostrando iniciativas positivas que os colaboradores podem copiar.

E por fim, tenha empatia! Nesse momento, a dica que vale para um todo é paciência e empatia: qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. No caso atual, preocupações com a saúde e o cenário incerto prejudicam a todos. Assim, é importante manter um canal aberto para comunicar e sanar dúvidas sobre medidas que passem segurança aos funcionários sobre a evolução da pandemia, o modelo de trabalho remoto, as expectativas de produtividade e eventuais conflitos.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?