Interfaces naturais em soluções corporativas: o reconhecimento de voz chegando nas aplicações da Senior

Interfaces naturais em soluções corporativas: o reconhecimento de voz chegando nas aplicações da Senior

Desde a ascensão dos computadores pessoais, o poder computacional dobrou a cada 18 meses. Ao mesmo tempo, o tamanho dos dispositivos diminuiu e carregamos no bolso muito mais do que as empresas mantinham em mainframes ocupando um andar inteiro na década de 1980. Mesmo com essa incrível evolução, o modo de interação mudou pouco ou quase nada até o ano de 2010.

Com a popularização dos smartphones, soluções de reconhecimento de voz ganharam maturidade e atualmente são utilizadas por milhares de usuários. As razões para essa mudança são simples: comodidade, praticidade eprodutividade. Com as mãos ocupadas, ainda podemos solicitar informações que permitam a tomada de decisões. Finalmente a computação está se tornando mais natural quanto à usabilidade. A tecnologia caminha em direção àmobilidade e, da mesma forma, as aplicações da Senior evoluem para esse modelo.

Atualmente, a utilização da voz não está mais restrita a fazer ligações ou uma busca na internet e empresas de TI já trabalham em soluções com reconhecimento de voz para aumentar a produtividade dos clientes. O grupo de Pesquisa Aplicada da Senior, por exemplo, desenvolveu um protótipo para a solução Gestão de Pessoas | HCM na nuvem com suporte a 30 comandos de voz. O índice de acerto deixou os participantes do experimento impressionados com a precisão da solução. Em seguida, a interação por voz foi adicionada no aplicativo deaprovação multinível da versão mobile do Gestão Empresarial | ERP. Dessa forma, o gestor solicita ao aplicativo que liste as pendências de aprovação – que são faladas por uma voz sintetizada. Após pensar sobre o que ouviu, o gestor solicita a aprovação de um item sem nem precisar tocar na tela.

Os resultados têm animado os pesquisadores que visualizam essa tecnologia nas mãos dos clientes em breve. Atualmente, o desafio está em tornar essa experiência ainda mais natural para o cliente com uma voz sintetizada mais humana e com modelos de compreensão da era cognitiva. Para o grupo de pesquisa, o desafio está só começando. Para os clientes, as possibilidades se multiplicam!

 

*Marcio Jasinski é pesquisador na Senior, companhia referência em sistemas para gestão empresarial no Brasil.

Você quer saber mais sobre reconhecimento de voz em sistemas para gestão empresarial? Participe doComputer On The Beach 2016 e acompanhe a pesquisa da Senior na área, assim como os protótipos das soluções Gestão de Pessoas | HCM e Gestão Empresarial | ERP já desenvolvidos.

 

Para testar o Painel de Gestão da Senior com reconhecimento de voz, acesse este link. Atenção, só funciona no Chrome.

Fonte: Senior