Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta

Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta

A “Lean Manufacturing” ou “Manufatura Enxuta” é uma filosofia de gestão que nasceu com o Sistema Toyota de Produção, no Japão, após a 2ª Guerra Mundial. Está inteiramente focada na eficiência dos processos. Para isso, o objetivo central de todas as ações é entregar o máximo de valor com a menor quantidade de recursos possíveis.

Requer um pensamento focado em fazer o produto fluir através do processo, sem interrupções e desperdícios, em um sistema puxado pela demanda do cliente ou naturalmente pela próxima etapa do processo. A cultura é de que todos os envolvidos estão comprometidos com o melhoria contínua do processo.

Sua preocupação está em não cometer excessos ou redundâncias, tendo como foco principal o encurtamento do tempo entre o pedido do cliente e o envio do produto pela empresa. A filosofia visa a eliminação de todas as operações que não agregam valor aos seus produtos, ou seja, tudo aquilo que gera custos dos quais os clientes, obviamente, não desejam pagar.

Pressupõe uma série de objetivos, tais como a fabricação dos produtos em menor tempo, a qualidade elevada destes produtos, o baixo custo, a utilização de técnicas apropriadas, a melhoria do fluxo de fabricação e, ainda, a eliminação de desperdícios. Além destas premissas, a Manufatura Enxuta preocupa-se também com todos os aspectos da produção que agregam e não agregam valor ao produto final. É fato que consumidores em geral desejam pagar apenas por coisas das quais conseguem perceber valor. Querem pagar, por exemplo, pela tecnologia e qualidade do produto e não pela ineficiência e erros que ocorrem nos processos dos fornecedores. 

A Manufatura Enxuta envolve algumas etapas principais:

  • Definir o valor a partir da visão do cliente (definir requisitos, características e atributos do produtos que atendem as necessidades do cliente);
  • Mapear o fluxo de valor (mapear os processos realmente necessários para criar valor);
  • Fazer com que este fluxo aconteça naturalmente (fazer ajustes para que os processos se tornem naturais às pessoas);
  • Manter um sistema de produção “puxado” (produzir somente o que for necessário, aquilo que o cliente demanda);
  • Buscar a excelência (buscar melhorar tudo que for necessário, sempre).

Todos os itens que não agregam valor ao produto e que, com toda a certeza, o consumidor não percebe e não está disposto a pagar, são lançados como desperdícios. Desperdícios de matéria-prima, materiais, mão de obra, tempo, dinheiro, pessoas e muito mais. Produção antecipada, produção excessiva ou rápida demais, tamanhos inadequados dos lotes, movimentações desnecessárias e/ou repetitivas de pessoas ou peças que não agregam valor, processos falhos, complicados ou, ainda, mal otimizados, armazenamento de materiais defeituosos, mão de obra não qualificada ou mal treinada, armazenamento excessivo de produtos e, com isto, ocupação de grandes espaços, são alguns exemplos comuns de desperdícios e, em outras palavras, custos.

A Manufatura Enxuta pode contar com importantes metodologias e ferramentas que podem auxiliar os gestores na detecção das possíveis fontes de desperdícios, dentre estas, uma Solução para Gestão de Custos. Os ganhos ao analisar como estão sendo consumidos os esforços e recursos na empresa são perceptíveis imediatamente após a implantação da Solução. Através de uma Solução para Gestão de Custos é possível por exemplo, visualizar todos os custos e despesas da indústria a partir da integração precisa entre as informações contábeis e àquelas oriundas da produção e com base nessas informações, gerar os preços de venda dos produtos. A empresa pode, também, identificar com mais agilidade os produtos geradores das melhores margens de lucro e aqueles que podem vir a sair de linha de produção devido ao baixo retorno. Considerando-se a relação custo x benefício, trata-se sem dúvida de uma excelente aliada às empresas que desejam eliminar desperdícios e garantir maior competitividade e lucratividade nos processos produtivos, independente do ramo ou porte do seu negócio.

Fonte: WK

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?