Nova plataforma para cobrança de boletos

A nova plataforma para cobrança de boletos tem data prevista para início de 2017. Iniciativa da Federação Brasileira de Bancos, a FEBRABAN, em parceria com a rede bancária, tem como objetivo aperfeiçoar o modelo atual.

Entre as novidades estão: mais segurança aos consumidores e possibilidade do pagamento de boletos vencidos em qualquer banco ou correspondente não bancário.

“A Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior facilidade no pagamento de contas vencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da FEBRABAN.

Sobre a nova plataforma para cobrança de boletos

A Nova Plataforma de Cobrança é um projeto que nasceu há quase três anos, com previsão de início em 2017. Este novo sistema usará todos os recursos de tecnologia de ponta à disposição do setor bancário brasileiro, que conferem às instituições financeiras um perfil inovador. O sistema atual de cobrança funciona há mais de 20 anos.

São cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários pagos anualmente no Brasil de venda de produtos ou serviços. Todas as informações que, por norma do Banco Central, obrigatoriamente devem constar do boleto, tais como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador, deverão trafegar pela Nova Plataforma. Com este novo processo, os bancos passarão a controlar melhor todos os boletos que forem postados para os pagadores, melhorando a capacidade de filtrar o envio de boletos indevidos.

Vantagens

Segundo a FEBRABAN, a nova plataforma permitirá maior transparência em todo o processo, assegurando às empresas melhor gestão dos recebimentos, uma vez que as condições da operação negociadas com os consumidores serão preservadas. Outro detalhe é o comprovante de pagamento que será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, entre outros) e as informações do beneficiário e pagador.

Soluções WK

Emissão de cobrança com registro em suas soluções para área de Finanças. Conheça agora

Texto elaborado com informações da FEBRABAN