O futuro do business intelligence e as maneiras estratégicas de usá-lo na sua empresa

Ao longo dos anos, vários aspectos dentro de uma empresa foram considerados como sendo o mais importante, desde a capacidade produtiva até o alcance do marketing, passando pela força de vendas e pela rentabilidade. Hoje, grande parte do mercado considera que o poder está na informação, especialmente aquela de qualidade. Afinal, quanto mais dados um negócio tem sobre ele mesmo, mais consegue se preparar para aumentar sua competitividade e crescer. E uma das principais ferramentas para auxiliar nessa reunião e análise de dados é, sem dúvidas, o business intelligence (BI).

Já falamos sobre o BI aqui no blog, mas quando o assunto é importante para o desenvolvimento das empresas, nada impede que voltemos a ele, certo? Só que agora, além de repassar seu conceito, vamos mostrar como as organizações podem usá-lo de forma estratégica para buscar a dianteira frente aos concorrentes.

BI: a união de tecnologia e estratégia

Podemos definir o business intelligence como um conjunto de técnicas e ferramentas que utiliza a análise de dados para gerar informações qualificadas e melhorar o processo de tomada de decisão em uma empresa. Ele auxilia os empresários e seus gestores a terem um conhecimento mais amplo sobre a realidade do negócio e do mercado, ao mesmo tempo em que oferece o detalhamento necessário de cada área para que problemas pontuais sejam detectados e respostas sejam encontradas com mais agilidade.

Mas não se engane: o BI não é apenas um software ou um esquema de trabalho. Podemos dizer que ele é a união entre a tecnologia e a estratégia para facilitar o entendimento das atividades diárias e a busca pelas melhores soluções dentro de uma empresa. Ao ser adotado em uma indústria, por exemplo, ele usa a tecnologia ― que pode ser um software de gestão, como o ERP Radar Empresarial ― para reunir em uma mesma plataforma as informações sobre todos os setores, desde a produção até o administrativo, e cruzá-las de maneira que forneçam relatórios sobre a situação geral do negócio.

Com esses relatórios em mãos, ou na tela do computador, é a hora de usar a estratégia, que começa pela análise que o dono do negócio e seus gestores vão fazer dos números e indicadores trazidos nesses documentos e vai até o encontro de soluções para manter a sustentabilidade e a competitividade do negócio, como a otimização de processos, a verificação da necessidade de investimentos e a redução de custos.

A princípio, o conceito pode até parecer complexo, mas na prática, o BI é algo simples. Pense sempre que ele apenas é uma das maneiras de organizar e analisar os dados da sua empresa, só que usando bastante a tecnologia e os resultados obtidos a partir dela para consertar um erro ou impulsionar ainda mais o crescimento do negócio.

O mercado de business intelligence e o futuro

Muitos empresários ainda não usam o BI em seus empreendimentos, mas isso é considerado apenas uma questão de tempo. Uma pesquisa feita em 2016 pelo IDC, principal fornecedor mundial de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos na área TI, aponta que se as organizações esperam aumentar suas receitas e a participação no mercado, elas precisam se comprometer a fazer uma transformação digital em grande escala, incluindo mudanças culturais e operacionais.

E pelo valor dos investimentos que vemos ao redor do mundo, não vai demorar muito para que a maioria das empresas adotem práticas de business intelligence. A Forbes, por exemplo, publicou um compilado de informações sobre o mercado de BI no mundo e os números mostram que a tendência é positiva, apontando, inclusive, para o início de um período de consolidação no uso dessa ferramenta.

Entre os números, podemos destacar um que indica o crescimento desse mercado. A previsão é que o valor passe de US$ 17,9 bilhões, registrado em 2015, para US$ 26,7 bilhões até 2020, alcançando uma taxa composta anual de crescimento (CAGR) de 8,4%. Os principais responsáveis por esse crescimento são os bancos, os serviços financeiros, as seguradoras, os varejistas e as empresas de TI e telecomunicações.

Maneiras estratégicas de usar o BI

Como vimos, o uso do BI no dia a dia de uma empresa não é algo tão distante como muitos empresários costumam pensar e, pelo valor dos investimentos nos próximos anos, daqui a pouco a maioria das empresas vai incorporar essa ferramenta no seu processo de gestão. O interessante, então, é sair na frente dos concorrentes e já começar a usar o BI de forma estratégica, não é verdade?

Para ajudá-lo, vamos mostrar alguns caminhos que sua empresa pode tomar para usar o business intelligence e conquistar excelentes resultados. Confira:

1 – Uso de gráficos mais criativos

Não basta reunir as informações, é preciso saber apresentá-las de uma maneira que facilite seu entendimento. Com o apoio do BI é possível exibir os dados em gráficos, tabelas e outros formatos, que podem ser personalizados conforme a preferência e a necessidade do empresário e de seus gestores. Então, esqueça os relatórios feitos em PowerPoint com os gráficos desenvolvidos no Excel. Com o business intelligence, tudo pode ser feito com muito mais criatividade, acompanhando o perfil da empresa e dos colaboradores.

2 – Aumento das análises preditivas

Quem nunca quis adivinhar o futuro, não é mesmo? Com o BI é possível fazer isso, pelo menos no que diz respeito aos negócios, pois ele dá condições de analisar um grande conjunto de dados visando questões de longo prazo, como investimentos e compras de novos equipamentos e maquinário. Conforme a tecnologia escolhida, os empresários e gestores conseguem ter mais flexibilidade e velocidade nos cruzamentos de dados, além de capacidade para construírem modelos mais complexos e preverem os resultados com mais assertividade. Tudo isso gera um grande diferencial competitivo, colocando a empresa à frente da concorrência.

3 – Melhoria no trabalho colaborativo

Com a facilidade na visualização de dados e na usabilidade, o business intelligence faz com que mais usuários consigam ter acesso a informações relevantes do negócio, aumentando e melhorando a participação dos colaboradores na tomada de decisão. Ele também proporciona uma melhora na comunicação, uma vez que é possível compartilhar, por meio da ferramenta, dados e orientações sobre o trabalho.

4 – Fortalecimento da internet das coisas

internet das coisas é uma rede de dispositivos físicos, como veículos, prédios e máquinas, que possuem tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede e são capazes de coletar e transmitir dados. Com o BI, você potencializa a internet das coisas ao analisar esses dados e oferecer informação de qualidade a quem usa os dispositivos.

Business Intelligence

Como você sabe, aqui na WK estamos sempre atentos às novidades, especialmente às tecnológicas. E, claro, acompanhamos de perto toda essa movimentação relacionada ao business intelligence, tanto que oferecemos uma solução de BI aos nossos usuários. Ela contempla um conjunto de ferramentas que permitem integrar, por meio de dashboards e relatórios personalizados, informações dos vários setores da empresa, como vendas, finanças, orçamento, serviços, compras, estoque, produção, custos, qualidade, controladoria e RH.

Que tal injetar um pouco mais de tecnologia e potencializar a organização e a análise de dados no seu negócio? Venha conversar com a gente e entender de perto como usar o BI de maneira estratégica para fazer sua empresa ganhar ainda mais competitividade no mercado!

Fonte: WK Sistemas