A sigla significa Customer Relationship Management, e em tradução livre, corresponde a algo como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Daí já se tem uma ideia do que trata, porém, de uma forma bastante limitada, uma vez que esta ferramenta além de abrangente é absolutamente crucial para qualquer empresa se destacar em seu segmento através da satisfação do cliente. Entenda melhor como funciona essa área.
Isso porque, CRM não é apenas uma solução, mas todo um conjunto de ações, práticas diárias e softwares que combinados, oferecem direcionamento para melhor atender o cliente. Com o auxílio de dados fornecidos através de todos os seus pontos de contato com os consumidores é possível, além de atendê-lo melhor, conquistar sua fidelidade e até criar produtos que antecipam suas necessidades e, ao mesmo tempo, trazer resultados para a empresa.
Uma boa estratégia de CRM consegue rastrear a trajetória de compra do consumidor e utilizar essas informações a favor da empresa, gerando novos leads e identificando oportunidades de negócio. Por isso, ainda que um feedback a princípio possa ser considerado negativo, existe a possibilidade de gerar informações úteis para a corporação, sendo utilizado como base para melhorias e decisões mais assertivas.
A importância de um bom CRM
Uma boa estratégia de CRM pode ajudar seus colaboradores a dispensar processos manuais que com a tecnologia tornam-se obsoletos e que, além disso, consomem boa parte das horas da jornada diária.
Com uma plataforma bem abastecida, a empresa pode ter acesso aos dados mais variados a respeito dos consumidores através de poucos cliques e em tempo real. Através desta facilidade, tornam-se possíveis insights importantes com o cruzamento dos dados, o poder de decisão é ampliado e qualquer atitude pode ser tomada com segurança e assertividade.
Desta forma, o processo de vendas é otimizado e as equipes de venda recebem todos os insumos necessários para identificar possíveis leads e fornecer os dados necessários para que as transações sejam bem sucedidas.
E que fique claro que não é apenas o setor de vendas que ganha com a boa administração de um CRM. O banco de dados da ferramenta beneficia os mais variados setores dentro da empresa, do financeiro à produção. Isso porque clientes satisfeitos demandam mais produtos, que movimentam todas as engrenagens de uma companhia.
Entre várias outras funcionalidades, um CRM tem a função de:
- Rastrear além de gerenciar as informações dos seus consumidores
- Eliminar várias tarefas simples e meramente operacionais que consomem tempo e expertise da equipe de vendas
- Conectar toda a equipe a um único dispositivo e, assim, oferece a possibilidade de posicionamentos mais assertivos e certeiros.
- Fornecer recomendações e insights em tempo real através do cruzamento de dados
- Capturar os dados dos clientes – incluindo os emails que podem ser utilizados através de estratégias de marketing digital
Como saber se a sua empresa precisa de um CRM
Existe um mito de apenas as grandes corporações podem se beneficiar de sistemas de CRM. Entretanto, foco no cliente é uma demanda que independe do tamanho de um negócio – na verdade, depende mesmo é do quanto uma empresa deseja crescer e se destacar. E nesse quesito, as estratégias de CRM podem fazer muita diferença na sua gestão.
Alguns sinais de que está na hora de investir em um CRM:
- Os dados de cada cliente não estão centralizados em um único lugar, o que faz com que a compilação e o cruzamento de dados seja uma tarefa manual e praticamente impossível de ser realizada com competência e exatidão.
- Muitas das negociações prospectadas e de fato realizadas são gerenciadas através de métodos manuais, fazendo com os dados de clientes se percam e contratos deixem de ser efetivados.
- O atual sistema de CRM da sua empresa é, na verdade, um amontoado de aplicativos alimentados e explorados de forma independente, não estando conectados a um só banco de dados.
- A empresa está crescendo rápido – e no que depender dos planos dos administradores, deve crescer muito mais.
- A falta de atenção às demandas e expectativas dos clientes estão gerando prejuízos para a corporação.
CRM é um processo ou uma estratégia?
Um pouco de cada. Digamos que o CRM é um organizador de processos, e quando uma empresa possui um, seus vendedores têm todas as informações e ferramentas necessárias para fazer o que saber fazer melhor: vender. O restante das suas atividades estão sendo cobertas pela solução.
Por isso, apenas no processo de vendas, um CRM pode ajudar a:
- reduzir erros durante o processo comercial
- aumentar a produtividade da equipe de vendas
- melhorar a experiência dos clientes, ajudando estes também a serem bem sucedidos.
Da mesma forma, um bom CRM também auxilia muito nas estratégias de vendas da empresa, se esse é o seu maior objetivo. Neste sentido, esta solução pode ajudar:
- a definir metas realistas, tendo como base dados que comunicam os hábitos e preferências dos clientes
- a entender as dores do cliente, vendendo produtos que fazem sentido para cada tipo de consumidor
- a trabalhar não só em uma boa venda, mas também em um pós venda efetivo, que conquista a fidelidade do cliente.
- a segmentar ofertas, já que os dados fornecidos pelo CRM fornecem à equipe de vendas entender o que, por quanto e quantas vezes os clientes adquirem determinados serviços. E assim, aumentar seus resultados.
O que é preciso para ter um CRM na sua empresa
Muito mais do que um simples (porém completo) software, o CRM é cultura organizacional, que precisa ser disseminada e incentivada dentre toda a equipe de uma empresa. Todos devem ser encorajados a entender o seu funcionamento e, mais importante: a sua função decisiva para o sucesso dos negócios.
Todas as áreas precisam não só receber os dados e insights gerados pela ferramenta, como também criar formas de recolher e alimentar a solução de forma a obter um panorama mais completo possível da corporação. Isso porque, o cliente é o centro de tudo. Sem ele, é impossível crescer, expandir e obter sucesso em qualquer área. E tornar sua experiência mais agradável – além de inesquecível – é o segredo para consumidores fieis, satisfeitos e felizes.
Quais os melhores sistemas de CRM?
Até agora você já sabe que o CRM é uma ferramenta que foi idealizada para fornecer informações precisas e dados específicos de cada cliente podendo resultar em grandes ganhos para ambos os lados da equação.
Porém, para que a sua empresa tenha acesso a todas as funcionalidades da ferramenta e consiga explorar todo o seu potencial, é importante ter ao seu lado um parceiro que ofereça atendimento personalizado além da capacitação dos seus profissionais. Por isso é que a Senior Sistemas é a empresa que você precisa desde o momento da implantação do sua solução.
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Fonte: Senior Sistemas