Os benefícios e as vantagens competitivas de usar um ERP na sua empresa

O mercado está cada vez mais concorrido, então, é essencial sempre utilizar as ferramentas disponíveis para se destacar e ganhar terreno diante dos adversários. Uma das principais são os softwares de gestão, por isso, hoje queremos que você conheça e entenda as principais vantagens competitivas de usar um ERP na sua empresa.

O ERP você já conhece, certo? É um sistema que reúne e integra as informações dos diversos setores de uma empresa, organizando-as e armazenando-as de forma automática. A integração envolve desde as áreas financeira, de vendas e de compras até o processamento de dados contábeis, o lançamento de informações gerenciais e a gestão do RH.

Mas voltando aos benefícios, o ERP auxilia a empresa de diversas maneiras ao entregar vantagem competitiva a ela. Siga com a gente e confira!

As vantagens competitivas de usar um ERP

Quanto mais a gestão de uma empresa for facilitada, mais tempo o empresário terá para cuidar do que realmente importa: a entrega de produtos ou serviços de qualidade e um bom atendimento aos clientes. Por isso que entre as vantagens competitivas de usar um ERP está a facilidade no acesso às informações.

Além de reunir os dados, o ERP é capaz de integrá-los e deixá-los disponíveis de forma prática e segura. Dessa forma, o dono do negócio tem em mãos análises estratégicas com base nas informações registradas no sistema. Junto a isso, ainda temos a economia com espaço e suprimentos, uma vez que os arquivos físicos são substituídos por suas versões digitais.

Outra vantagem de usar um ERP nas empresas é a integração entre estoque e vendas. Com o suporte do sistema, o registro do estoque é feito de maneira automatizada quando o produto é vendido. Esse movimento acaba com o problema de pensar que ainda existe uma determinada quantidade do produto armazenada e encontrar um número diferente do que está lançado.

Com o ERP, o trabalho fica mais fácil, rápido e seguro. Afinal, todos os detalhes do balanço e do inventário estão disponíveis, tornando o acesso às informações muito mais prático. O que acaba refletindo na competitividade da empresa, pois com esses números em mãos, ela pode negociar com seus fornecedores valores mais atrativos e repassá-los aos clientes.

E, claro, não podemos deixar de falar sobre como o ERP auxilia o empresário a tomar uma decisão mais assertiva. Com um sistema abastecido com todas as informações, o empresário consegue ver, de maneira ampla, toda a situação pela qual a empresa está passando, desde quais foram os produtos ou serviços mais vendidos até o total do faturamento.

Ao conseguir acompanhar a produtividade, as vendas e o faturamento, ele tem os elementos necessários para planejar, diminuir gastos ou repensar o processo de produção. O ERP também garante maior segurança fiscal, pois, ao fazer qualquer lançamento, o próprio software já armazena os dados relativos aos impostos, tributos e outras obrigações legais.

Mais benefícios de usar um ERP na sua empresa

As vantagens competitivas de usar um ERP não se resumem ao que citamos no tópico anterior. Esse sistema de gestão integrado tem tantas funcionalidades, que há vários outros benefícios que os empresários podem obter ao implementá-los. Aqui, listamos mais algumas:

  • Otimização e qualificação do fluxo de informações dentro da empresa, melhorando a eficiência delas;
  • Redução do tempo de resposta ao mercado;
  • Incorporação de melhores práticas de segurança aos procedimentos internos da empresa, como o uso de senhas e o monitoramento dos acessos às informações e a possibilidade de identificar os responsáveis por eventuais fraudes no sistema;
  • Diminuição da carga de trabalho, pois as atividades repetitivas passam a ser automatizadas, melhorando a produtividade e aumentando a eficácia no uso do capital intelectual;
  • Adequação ao cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais vigentes;
  • Controle total da empresa, facilitando o planejamento de melhorias e a elaboração de estratégias mais certeiras para a execução delas;
  • Comunicação interna mais eficiente por meio da padronização de procedimentos, ajudando a lidar com grandes volumes de informação, agilizando a obtenção de dados e a execução de projetos.

Porém, não é porque um ERP oferece inúmeras vantagens que você vai sair adotando qualquer software para sua empresa, não é verdade? É preciso fazer um planejamento para se optar pela solução mais adequada à realidade do seu negócio.

Conte com um ERP que não é qualquer ERP

Para aproveitar todas as vantagens competitivas de usar um ERP, destacamos o ERP Radar Empresarial, desenvolvido pela WK Sistemas. Ele reúne a simplicidade e a segurança que proporcionam independência aos clientes, facilitando a gestão dos negócios no dia a dia, impulsionando e acompanhando seu crescimento e gerando riqueza a elas. Com ele, sua empresa terá tecnologia de ponta, o melhor custo-benefício do mercado, além de implantação acelerada.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: WK Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?