Pesquisa de clima organizacional: 5 vantagens para empresas

Se você faz parte da liderança de uma empresa ou coordena alguma equipe, provavelmente tem grande curiosidade em saber: afinal, o que os seus colaboradores estão pensando do ambiente de trabalho?

Seria ótimo saber exatamente qual a opinião de cada um sobre a empresa, as lideranças e o ambiente. Através da pesquisa de clima organizacional você pode obter cada uma dessas respostas. Se ainda não ouviu falar em pesquisa de clima organizacional e não faz ideia do que estamos falando ou sabe e ainda tem dúvidas: calma aí, vamos te explicar tudo!

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é a ferramenta mais eficaz para coletar diversos dados dos seus funcionários. Essas pesquisas têm como objetivo reunir informações relevantes sobre a percepção dos colaboradores em relação a fatores internos da empresa, que podem contribuir ou afetar com a motivação e o desenvolvimento deles dentro da empresa.

O principal objetivo da pesquisa de clima organizacional é verificar a harmonia e qualidade do ambiente interno. Basicamente, através dos dados coletados por ela, é possível identificar o que deixa os funcionários satisfeitos e quais problemas que devem ser solucionados para melhorar o rendimento da equipe e otimizar o ambiente de trabalho.

Essa é uma ferramenta eficiente para mensurar se o ambiente de trabalho se encontra equilibrado e emocionalmente saudável, o que influencia diretamente no aumento da produtividade, na atração e retenção de talentos na empresa. Agora que você já está por dentro do objetivo e do que é pesquisa de clima organizacional, nossa equipe trouxe 5 vantagens das pesquisas de clima organizacional nas empresas. Acompanhe abaixo:

Comunicação direta com os colaboradores

Ao aplicar a pesquisa na empresa, a organização demonstra interesse em ouvir a opinião dos colaboradores. Consequentemente, a equipe se sente valorizada. Isso aumenta o engajamento e a participação do funcionário na empresa. Afinal, a pesquisa é uma oportunidade do funcionário compartilhar a sua perspectiva sobre o local de trabalho. Isso aumenta o grau de satisfação do colaborador com a empresa e além disso, garante que todos tenham a oportunidade de sugerir melhorias e mudanças que beneficiem a empresa como um todo.

Existem vários casos de organizações que acabam falindo justamente por não escutarem a percepção dos próprios funcionários sobre a empresa. A falta de diálogo entre os departamentos, ou até mesmo entre colaborador e chefe, pode ser fatal para o negócio. A pesquisa de clima organizacional permite uma garantia que toda a empresa tenha a oportunidade de manifestar o seu ponto de vista e contribuir com possíveis melhorias na comunicação interna.

Prevenção de crises internas

A falta de comunicação não é a única barreira que deve ser superada em uma empresa. Um ambiente com várias opiniões diferentes sempre está sujeito a conflitos de relacionamento.

Com uma pesquisa de clima organizacional, o setor de gestão de pessoas pode identificar a satisfação dos funcionários com os colegas de trabalho, se há algum colaborador que está dificultando o bom relacionamento entre os funcionários e tomar ações preventivas para assegurar a harmonia do ambiente. Afinal, os bons resultados também dependem da boa relação dos funcionários.

Retenção de talentos

A grande rotatividade de colaboradores sempre é um sinal de que alguma coisa não está certa. E nessa troca constante de equipe, você pode acabar perdendo grandes talentos!

Mesmo com salários atraentes, ambientes tóxicos com muitos conflitos ou estresses afetam a saúde e o desenvolvimento profissional dos colaboradores, fazendo com que procurem por novas oportunidades. Se a equipe está satisfeita com o ambiente de trabalho, dificilmente irá haver procura por outro emprego.

Feedbacks mais preciosos

Muitas organizações se preocupam com a imagem da empresa, investem em inovação e tecnologia e se esquecem da importância de manter o setor de recursos humanos atualizado, com métodos atuais. Não adianta levar em consideração apenas números e índices de mercado e ignorar a saúde e satisfação dos empregados.

Ao realizar uma pesquisa de clima organizacional, a organização demonstra interesse pelos feedbacks internos. Esses feedbacks podem ser transformados em insights valiosos para melhorar a produtividade e o dia a dia entre os colaboradores.

Realizar a pesquisa e tabular seus resultados pode ser um trabalho bastante exaustivo para toda a equipe de Gestão de Pessoas, na maioria dos casos o departamento responsável pela implementação e apuração. Pensando nisso, a Senior criou o Moods, uma solução inovadora que aumenta a produtividade da sua empresa através do acompanhamento do status do clima em tempo real.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

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