Recrutamento e seleção de pessoas: o que você precisa saber

Saiba como um bom processo de Recrutamento e Seleção pode ajudar a sua empresa

Com o avanço da tecnologia, as empresas precisam se adequar às mudanças que ocorrem em diversas áreas. O aumento da competitividade no mercado e a facilidade no acesso as informações são fatores que despertaram nas empresas a necessidade de reavaliarem os seus processos e buscarem novas estratégias para crescer no mercado.

As empresas têm investido cada vez mais no seu ativo humano: a equipe. Hoje mais do que nunca, já ficou claro que encontrar o talento certo para fazer parte do time de colaboradores é fundamental para construir uma empresa de destaque no mercado. E é aí que entra a importância de um processo de recrutamento e seleção de pessoas.

Mas afinal, o que é recrutamento e seleção de pessoas? Qual a diferença entre recrutamento e seleção de pessoas e quais as vantagens de implantar esse processo no RH da minha empresa? Acompanhe o texto abaixo e entenda a importância deste precioso processo de RH na formação de equipes corporativas!

O que é Recrutamento e Seleção de Pessoas?

Recrutamento e Seleção de Pessoas nada mais é que um processo da área de recursos humanos que tem a função de atrair e escolher o profissional ideal para um determinado cargo. Ou seja, esse processo é a peça-chave para realizar contratações de sucesso!

Selecionar, da maneira mais eficaz e assertiva possível significa para a empresa, bom uso de recursos e redução de gastos. Para o novo colaborador, significa grandes possibilidades de satisfação com o trabalho e de desenvolvimento.

Recrutamento e seleção: qual a diferença?

Embora muitas pessoas confundam esses dois processos ou acreditem que eles sejam a mesma coisa, recrutamento e seleção são métodos com conceitos bem distintos.

Recrutamento:

O recrutamento de novos talentos pode ser definido como a etapa de busca. Essa parte do processo tem como objetivo primordial atrair potenciais profissionais para a vaga disponível na empresa. A captação desses candidatos é feita através da divulgação da vaga, seja por e-mail, divulgação em sites de emprego, fóruns e redes sociais.

Ainda falando em recrutamento, dentro dessa etapa existem dois tipos de processo:

  • Recrutamento interno: é realizado com talentos dentro da empresa. O recrutamento interno geralmente é utilizado para proporcionar novas oportunidades para quem quer voar mais alto dentro da empresa. Por exemplo: surgiu uma vaga de liderança nova dentro da corporação. Para aproveitar as habilidades desenvolvidas nos departamentos, é feito um recrutamento interno com os colaboradores. Esse processo costuma ser mais rápido e de menor custo, já que tudo que é necessário já está dentro da empresa.
  • Recrutamento externo: o recrutamento externo é o mais utilizado pelas empresas, onde o setor de recursos humanos busca pelo profissional ideal que a empresa deseja no mercado de trabalho.

Seleção:

Após o recrutamento, é hora de fazer uma triagem dos candidatos e analisar os perfis que se adequam melhor à vaga disponibilizada e assim selecionar o profissional ideal para o cargo. É durante o processo de seleção que acontecem as triagens de currículo, processos seletivos, testes psicológicos, entrevistas e provas de conhecimentos específicos.

Atrair e selecionar as pessoas certas é o primeiro passo para o sucesso da gestão de pessoas. Mas além de tornar o processo de contratação muito mais assertivo, implantar o processo de recrutamento e seleção de pessoas influencia positivamente em vários aspectos da empresa, trazendo diversos benefícios para a organização como um todo.

Benefícios do Recrutamento e Seleção de Pessoas para as empresas:

Otimiza o tempo do RH: com um processo de recrutamento e seleção bem organizado, com todas as informações bem definidas, a equipe de RH não precisa gastar tempo atendendo telefonemas e e-mails com dúvidas sobre a vagas.Dessa forma, o processo torna-se otimizado e o RH terá mais tempo para realizar as demais etapas do processo, como a triagem dos currículos, seleção e análise de candidatos.

Aumento na produtividade: uma contratação inteligente é sinônimo de produtividade e bons resultados no futuro. Um profissional que sabe desenvolver as suas funções da melhor maneira possível e que está apto para o cargo é o primeiro passo para melhorar os índices de produção. Além disso, um colaborador novo na empresa é trazer também novas ideias para toda a equipe.

Melhora o desempenho dos funcionários: uma contratação que tenha, não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades de relacionamento pessoal, impacta positivamente em toda a equipe e traz resultados positivos para a empresa. É importante escolher um candidato que realmente tenha a expertise necessária. Assim, ele pode colaborar com os colegas, dividindo informações e conhecimentos que vão melhorar a performance de todos os envolvidos.

Diminui faltas e desinteresses dos funcionários pela empresa: quando um novo colaborador não se identifica com o local de trabalho, tem dificuldades em desenvolver as tarefas ou está em um cargo que não condiz com as suas expectativas, os índices de desinteresse com a empresa tendem a crescer. Para evitar os prejuízos provocados por um índice alto de ausências, a solução é focar em um processo seletivo preciso, que avalie desde as competências até o perfil psicológico do candidato.

Redução de turnover e custos de contratação: através das melhores estratégias, é possível criar um processo de recrutamento e seleção mais preciso, que saberá escolher os candidatos ideais para os cargos vagos. Ao escolher os profissionais mais capacitados, as chances de que ele desista ou não dê conta do trabalho são menores. Dessa forma, é possível reduzir consideravelmente os gastos com demissão recorrentes.

Esses benefícios fizeram sentido pra você? É importante lembrar que o ideal não é preencher as vagas com os melhores candidatos, mas sim selecionar pessoas com talentos e histórias que tenham valor para a empresa.

Agora que você já conhece todas as vantagens de um processo de recrutamento e seleção em uma empresa, te convidamos a assistir a série Adicione Agilidade com o economista Ricardo Amorim para a Senior. Entenda tudo sobre transformação digital e como essas mudanças afetam o seu negócio e o que fazer para não se perder no processo.

Fonte: Senior Sistemas