Retenção de Talentos: como diminuir o turnover da sua empresa?

O mundo corporativo já entendeu que o capital humano é fundamental para o crescimento das empresas. Mas como contratar os melhores profissionais e garantir que eles permaneçam na empresa? Descubra neste post!

Cada vez mais, gestores e profissionais de RH focam em estratégias para reter talentos na equipe e otimizar os processos de recrutamento e seleção. Mas como contratar os melhores profissionais e garantir que eles permaneçam na empresa?

Investir em novos talentos sem esquecer de quem já faz parte da equipe é uma maneira de manter os colaboradores motivados. Ao mesmo tempo que existem oportunidades para pessoas de fora agregarem na equipe, internamente há a possibilidade de o funcionário crescer e expandir a sua carreira dentro da empresa.

Pensando em todas essas questões, abaixo vamos falar sobre o que é retenção de talentos, a importância para as empresas e dicas do que pode ser feito internamente para diminuir o turnover de funcionários. Acompanhe!

O que é retenção de talentos?

A competitividade do universo corporativo está cada dia maior. E para sair na frente, o grande diferencial acaba sendo capital humano capacitado. Hoje, as empresas travam verdadeiras batalhas para chamar a atenção de profissionais acima da média e trazê-los para a sua equipe. Um grande exemplo disso é o crescimento do employer branding, estratégia de marketing que busca construir uma marca empregadora positiva através do funcionário.

Com tanta disputa de mercado, as empresas têm desenvolvido estratégias para que os melhores funcionários permaneçam na companhia. Basicamente, esse é o objetivo da Retenção de Talentos: dar continuidade ao trabalho iniciado gestão de pessoas durante o processo de recrutamento e seleção.

Quando um colaborador é contratado, ele tem expectativas com o novo emprego. É aí que as estratégias de retenção de talentos precisam desempenhar o seu papel!

É essencial que a empresa tenha recursos para atender as expectativas do novo colaborador, seja através de um plano de carreira, benefícios ou até mesmo pontos que fazem toda a diferença no dia a dia. Por exemplo: horários flexíveis, possibilidade de home office, espaços de convivência e demais pontos que fazem a diferença na qualidade de vida dos funcionários.

Se o colaborador se sente valorizado ao ponto de obter vantagens no seu dia a dia, a tendência é a de que ele faça suas atividades com mais satisfação. Além disso, isso é positivo tanto para o próprio funcionário quanto para os colegas, que terão alguém agradável ao seu lado, melhorando o clima organizacional.

Vamos falar mais detalhadamente sobre isso logo mais. Primeiramente, vamos entender de que formas a retenção de talentos pode beneficiar a sua empresa e potencializar a sua equipe. Acompanhe!

Porque a retenção de talentos é importante para as empresas?

Reter talentos é extremamente importante para uma empresa, especialmente hoje em dia. Mas efetivamente, de que forma manter colaboradores a longo prazo pode trazer benefícios para a empresa?

Diminui custos com demissões

O turnover (rotatividade de empregados) é uma despesa que custa caro para as empresas. Cada vez que há o desligamento de um funcionário, existem custos envolvidos. No entanto, tais valores podem ser ainda maiores se o empregado estava na empresa há muito tempo.

Além disso, caso seja necessário contratar outra pessoa para aquela função, os custos ainda aumentarão. Isso mostra como reter talentos é importante para os números da instituição.

Melhora o relacionamento das equipes

Quando uma equipe se conhece há tempo e constrói um relacionamento de cordialidade e trabalho em conjunto, as demandas tendem a fluir melhor. Além da qualidade do serviço ser superior, a cordialidade acaba contando muito na construção de um bom clima organizacional.

Consolida a Cultura Organizacional da empresa

Funcionários felizes com a empresa que trabalham há um período considerável na empresa se tornam referência para outros colaboradores. Como já conhecem bem a empresa e se identificam com os valores praticados, esses colaboradores contribuem na hora de disseminar a cultura da empresa e exemplos a serem seguidos de um bom comportamento na empresa.

Estimula o engajamento da equipe

Funcionários que sentem-se motivados e valorizados estão sempre em busca de uma forma de se destacarem. Isso contribui para que a equipe se mantenha focada em desempenhar as suas demandas da melhor forma possível para entregar resultados que impressionam, o que pode, no futuro, fazer desse time uma equipe de alta performance.

Talentos antigos atraem novos talentos

Uma empresa de sucesso que consegue manter profissionais realmente bons por muitos anos gera automaticamente um marketing positivo de si mesma. Essa imagem pode ajudar muito na hora dos processos seletivos, incentivando candidatos de alta performance a se candidatarem para tentar uma vaga na empresa.

Como a minha empresa pode diminuir o turnover dos funcionários?

Primeiramente, você precisa ter empatia pelo seu colaborador e refletir de que forma pode fazê-lo se sentir ouvido e valorizado. É muito importante que o funcionário sinta que a empresa é um ambiente onde ele deseja estar, muito além da obrigação do trabalho.

Existem várias formas de manter os funcionários engajados, motivados e dispostos a permanecer na empresa:

Transparência na comunicação

O primeiro passo é alinhar o discurso e estimular a interatividade entre todos os setores. Compartilhar notícias sobre a empresa e deixar todos atualizados sobre o que acontece em cada um dos setores desperta um sentimento de pertencimento. E-mails, murais, cartazes e intranets da empresa são uma ótima maneira de fazer isso.

Também é necessário encontrar formas de evitar ruídos de comunicação entre as equipes. Liberdade para expor suas opiniões e a prática do feedback são atitudes que geram o sentimento de confiança e pertencimento, o que é muito importante quando o colaborador precisa decidir se deseja ou não permanecer na companhia.

Plano de carreira e remuneração

Estabelecer um plano de carreira para os seus colaboradores é fundamental para que as pessoas que trabalham com você se sintam motivadas. Elas saberão até aonde poderão chegar e como deverão fazer para alcançar seus objetivos.

Um plano de carreira e remuneração baseado na meritocracia estimula o colaborador e o faz ter mais foco e motivação para desempenhar suas atividades. Nem sempre um alto salário é capaz de reter seus talentos, então, não se esqueça de outros benefícios como plano de saúde, auxílio creche, auxílio educação, vale alimentação e etc.

Pratique a flexibilidade

Tudo pode ser resolvido na base da conversa e isso funciona tanto para negócios como na hora de garantir a permanência ou contratação de um ótimo colaborador para a sua empresa. Ao dar abertura para o diálogo, é importante perceber que as reivindicações dos colaboradores podem ser a chave para mantê-los dentro da empresa.

Às vezes, é melhor perder um pouco hoje e ter a garantia de que o talento estará com vocês do que perdê-lo para a concorrência por causa de uma falta de abertura maior.

Como você pôde perceber, não existe uma fórmula exata para diminuir o turnover da sua empresa e fazer com que a sua equipe permaneça nela. Implantar inovações e se preocupar com o que pode ser feito para melhorar o dia a dia do funcionário é o primeiro passo.

Quer saber mais como identificar talentos na sua empresa? Clique aqui para ler o post no blog onde falamos sobre isso. Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, aproveite para baixar o E-book que preparamos sobre Recrutamento e Seleção de Pessoas.

Pronto para começar a montar o seu time de talentos? Continue acompanhando nossos conteúdos para saber mais sobre esse e outros temas de RH.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas