Trabalhe com o que gosta e não precisará trabalhar um dia sequer, certo? Calma, não é bem assim. Apesar de essa ser uma máxima bastante utilizada no meio corporativo, os números mostram que na prática o empreendedorismo não costuma funcionar dessa forma. O caminho trilhado pelas micro e pequenas empresas, do momento em que tomam forma até sua consolidação no mercado, exige mais dedicação e trabalho do que se imagina.
Conforme dados do Sebrae, a taxa total de empreendedorismo no Brasil é de 36,4%. Este número diz respeito tanto aos empreendedores que já estão estabelecidos em seu negócio quanto aos que abriram recentemente uma empresa. Tornar-se empreendedor é algo almejado por quem enxerga em um estabelecimento próprio a possibilidade de trabalhar com o que gosta. Mas, para muitos, essa vontade acaba se tornando uma frustração logo no início da jornada.
Para se ter uma ideia, as microempresas representam a taxa mais alta de fechamento entre todos os portes de empresas. De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, 45% fecham nos primeiros dois anos. Os principais fatores que contribuem para isso, segundo relatório do próprio Sebrae, dizem respeito à falta de conhecimento e capacitação do empresário, de planejamento adequado e de gestão do negócio.
Quer dizer, é essencial ter em mente que, assim como organizações de grande porte, as micro e pequenas empresas requerem uma gestão eficiente, sobretudo por estarem em meio a um cenário tão competitivo e desafiador. Diante desse contexto, separamos algumas dicas importantes para quem está iniciando o próprio negócio. Confira!
1. Saiba que planejamento é a base de tudo
Quem não sabe aonde quer chegar, não chegará a lugar algum, não é verdade? Por isso, o planejamento é fundamental para o sucesso de toda empresa, independente do seu porte ou segmento. É preciso conhecer o mercado que pretende adentrar, identificar as oportunidades e traçar metas e objetivos. Estar atento a tudo isso deixará você mais preparado para lidar com as adversidades e se adaptar às situações.
2. Busque conhecimento
Se o mercado se atualiza com uma frequência considerável, você, enquanto empreendedor, precisa estar atento e acompanhar essa evolução. Assim como em qualquer área, o estudo é fundamental para o aperfeiçoamento profissional. Quanto mais conhecimento for adquirido, mais apurada será a visão que você terá do mercado e das possibilidades para a sua própria empresa.
3. Fique de olho nas finanças
Pode parecer algo óbvio, mas a experiência em administração financeira é um ponto crucial no desenvolvimento de qualquer empreendimento. Uma gestão eficiente é o que ajudará a garantir a sobrevivência das micro e pequenas empresas nos primeiros anos de atuação. Além do investimento inicial, é preciso que o dinheiro continue retornando ao caixa, de modo a colaborar para o seu desenvolvimento, pois para cumprir o planejamento traçado também é necessário investimento. Por isso, não se perca nas contas e mantenha as finanças sempre organizadas.
4. Saiba se comunicar
Comunicar-se com seu público é imprescindível para o sucesso do negócio. É ainda mais fundamental para micro e pequenas empresas que desejam formar uma carteira sólida de clientes. Conhecer o público-alvo é o primeiro passo. Mostre-se interessado e faça com que ele saiba que a sua empresa está disposta a proporcionar as melhores soluções para o que ele procura no seu segmento. Trabalhe antecipadamente, de modo a antever seus desejos, e busque compreendê-lo, a fim de manter seus objetivos sempre alinhados com o que ele procura. Pesquise os meios de comunicação mais eficientes e invista no diálogo. Essas atitudes são importantes para estabelecer e fortalecer os vínculos tanto com aqueles que já são clientes quanto com os consumidores em potencial. Se grandes marcas já investem muito tempo e energia para se comunicar com o público, com as micro e pequenas empresas, que acabaram de chegar ao mercado, não deve ser diferente.
A tecnologia como aliada de micro e pequenas empresas
Você busca sempre o melhor para o seu negócio. Quer que ele cresça e já percebeu que, para isso, é preciso colocar em prática tudo o que falamos até aqui. Mas como fazer isso com eficiência? Com um software de gestão empresarial com funcionalidades pensadas para ajudar a sua empresa a crescer, afinal, lidar com todo o volume de informações produzidas diariamente não é uma tarefa fácil, ainda mais para quem tem pouca experiência no assunto.
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Fonte: WK