Senior escala 29 posições no ranking das 500 maiores empresas do Sul

Aos poucos, Santa Catarina ganha espaço no ranking das 500 maiores empresas da região Sul. Em 2013, o Estado tinha 116 companhias, número que subiu para 126 em 2014 e para 131 no ano passado. 

O levantamento, feito pela revista Amanhã e pela PwC, foi divulgado em novembro e a Senior – empresa especializada na oferta de software para gestão empresarial, de pessoas, logística, relacionamento com clientes e controle de acesso – subiu 29 posições no estudo, considerado o maior ranking regional de empresas do país.

No ano passado, a companhia conquistou 44 posições e, em 2014, foi a mais rentável do Sul no setor de Informática e automação pelas soluções inovadoras em TI para gestão empresarial oferecidas ao mercado.

Esses resultados contribuem para que o Estado de Santa Catarina, embora seja o menor dos três do Sul, lidere em desempenho: tem menos empresas, mas mais rentáveis. Em 2015, o Estado também registrou o segundo maior volume de lucros, atrás do Paraná, e o menor prejuízo. Segundo Cáren Macohin, auditora da PwC, Santa Catarina tem conseguido bom desempenho porque as empresas estão fazendo a lição de casa. “Aqui as companhias olharam para dentro: não apenas demitiram, mas cortaram custos, reviram processos e, apesar da crise, ainda conseguiram investir em inovação”, explica.

Como é feito

Para chegar ao ranking das 500 maiores empresas da região Sul, é utilizado um índice chamado Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que leva em conta patrimônio líquido, receita líquida e lucro líquido ou prejuízo. Os dados são obtidos nos balanços patrimoniais das companhias. 

Fonte: Senior

Tags: