Software de CRM: um diferencial na gestão comercial

Confira 5 motivos para abandonar de vez as planilhas e migrar para o software CRM da Senior, voltado para a alta performance de vendas.

Nas últimas décadas a tecnologia evoluiu de forma impressionante, os padrões de consumo mudaram e o comportamento do consumidor também se transformou radicalmente. As constantes mudanças impactaram diversos setores, entre eles, claro, está a área comercial, que precisou modernizar suas técnicas de vendas para se adaptar às demandas desse mercado tão dinâmico, competitivo e complexo.

Um dos passos mais importantes nesse sentido foi a automatização do CRM Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Clientes) de vendas, por meio de um software CRM. Dessa forma, a boa gestão comercial tornou-se um processo totalmente automatizado, sem a dependência das tradicionais planilhas eletrônicas, que hoje são um método de gestão obsoleto.

É claro que, por muito tempo, essas ferramentas foram uma verdadeira mão na roda para a gestão comercial. Eram o recurso mais valioso que os gestores e vendedores tinham para analisar indicadores fazer previsões de vendas, acompanhar a performance do time, entre outras tarefas.

Porém não dá mais para gestores e vendedores trabalharem da mesma forma de 20 anos atrás. Se você ainda não se convenceu disso, confira 5 motivos para abandonar de vez as planilhas e migrar para o software CRM da Senior, voltado para a alta performance de vendas.

#1 – Falta de segurança

Já deve ter acontecido de você passar horas alimentando uma planilha e perder tudo, seja por ter esquecido de salvar as alterações, ou por queda de energia ou outro problema qualquer.

Investindo na solução CRM da Senior Sistemas, você não corre esse risco, porque o sistema opera em nuvem. Todos os dados são salvos automaticamente em um ambiente 100% online e podem ser acessados remotamente de qualquer lugar. Basta um computador, tablet ou celular com acesso à internet.

Além disso, o software da Senior foi desenvolvido para permitir que vários setores da empresa tenham fácil acesso às informações armazenadas no sistema, com diversas camadas e hierarquias. Dessa forma, é possível controlar a permissão de acesso de cada usuário, assim como as tarefas a serem executadas por cada colaborador.

#2 – Alto índice de erros

Mesmo que as empresas contratem profissionais habilidosos para gerir as planilhas, falhas de menor e maior grau podem acontecer. Especialmente se profissional estiver sobrecarregado e tiver pressa para terminar a tarefa. Resultado: erros de digitação, fórmulas erradas, colunas e linhas desconfiguradas e por aí vai. Sem contar falhas como arquivos corrompidos ou desconfigurados.

Se os problemas forem identificados e corrigidos a tempo, tudo bem, mas e quando ninguém descobre o erro? Nesse caso, a interpretação e a análise dos dados ficam comprometidas, o que pode gerar prejuízos maiores na gestão comercial. Para reduzir a margem de erro drasticamente, invista em um software CRM como o da Senior, que integra os dados e permite o cruzamento e a análise das informações de forma simples e eficiente.

#3 – Informações dispersas

E quando você alimenta várias planilhas ao mesmo tempo e nem sempre consegue achar com facilidade as informações que precisa? Muitas vezes são tantos arquivos e pastas, não é mesmo?

Esse problema é maior quando você precisa compartilhar as planilha com o restante da equipe ou com os colegas do Marketing, por exemplo. Geralmente o que acontece? O arquivo sofre várias edições e ganha novas versões, compartilhadas por e-mail ou salvas no servidor da empresa.

Nada prática e organizada essa forma de compartilhar arquivos, concorda? Sem contar que, em algum momento, você inevitavelmente faz confusão e acaba alterando o arquivo errado. Aí entra a o sistema de CRM da Senior, que organiza e unifica todos os dados em tempo real, permitindo à sua empresa gerenciar o ciclo de vida de clientes, prospects e leads, desde a prospecção até o pós-venda. Com essa verdadeira gestão 360º, as taxas de conversão de vendas podem melhorar em mais de 300%.

#4 – Perda de produtividade

Responda: quantas horas por dia você perde preenchendo e atualizando suas planilhas de vendas? Agora pense no total de horas perdidas por mês com essa mesma tarefa e também com a organização dos dados em forma de relatórios.

Será que a sua empresa já se deu conta de todo o tempo perdido cada vez que precisa reorganizar estes dados? Será que faz sentido o argumento de que um software CRM pode ser um investimento alto demais? A perda de produtividade não sai muito mais cara?

Com a solução da Senior, você não perde tempo alimentando planilhas e procurando informações antes de uma visita ao cliente ou durante uma rodada de negociação. O acesso aos dados para a tomada de decisão é muito mais rápido e eficiente. Principalmente se o profissional de vendas utilizar a versão mobile, que conta com uma assistente virtual de voz.

# 5 – Dados desatualizados

O dia a dia do vendedor é tão corrido que ele nem sempre consegue atualizar as planilhas logo após o atendimento ao cliente. Muitas vezes o profissional acaba reservando um dia da semana para sentar em frente ao computador e atualizar tudo de uma vez.
Aí mora o perigo: algumas informações podem ser esquecidas no meio do caminho, o que acaba comprometendo os resultados no fim do mês.

Com o CRM isso não vai acontecer, porque a atualização de dados é feita de forma rápida, simples e funcional. Todas as informações são integradas e transformadas em inteligência, para que gestores e vendedores tenham uma visão completa e detalhada do ciclo de de vida.

Dessa maneira, as equipes comerciais conseguem saber exatamente como o negócio está indo e se o CRM de vendas está bem consolidado na empresa. Já os gestores podem alterar a “rota” a qualquer momento e tomar decisões mais assertivas.

Fonte: Senior Sistemas