Testes do eSocial com o faseamento na Produção Restrita serão simulados com datas de 2017

Agora os testes do eSocial com o faseamento na Produção Restrita serão simulados com datas de janeiro, março e maio de 2017. Segundo informações do portal do eSocial, o ambiente de produção restrita traz a possibilidade de testes inclusive quanto ao faseamento da obrigatoriedade ao eSocial. Até então, as datas simuladas para o teste do faseamento se davam no ano de 2016.

Testes eSocial com o faseamento na Produção Restrita serão simulados com datas de janeiro, março e maio de 2017

A partir de agora, com a limpeza e renovação da base da produção restrita realizadas em 26 de junho, as datas passarão a ser janeiro (eventos iniciais e de tabelas), março (eventos não periódicos) e maio (eventos periódicos) de 2017.

Tal simulação permite que os testes se deem em condições análogas às do faseamento no ambiente de produção. Com a limpeza da base do ambiente de produção restrita, as empresas deverão transmitir novamente seus dados para realizarem seus testes.

Fonte: texto com base em informações do Portal eSocial

Ambiente de Produção Restrita 

O ambiente de Produção Restrita é uma infraestrutura criada no âmbito do projeto eSocial para viabilizar a realização de testes pelas empresas, sem qualquer efeito jurídico. Trata-se de um ambiente limitado, com número máximo de trabalhadores por empresa, destinado exclusivamente a testes funcionais. Portanto, não é um ambiente para a realização de testes de carga ou testes de performance.

Toda evolução do eSocial será implantada primeiramente no ambiente de Produção Restrita, onde ficará disponível para os testes das empresas por um determinado tempo a ser definido de acordo com a característica/tamanho da mudança. Em seguida, será implantada no ambiente de produção.

O ambiente de Produção Restrita foi disponibilizado em duas etapas:

  • Primeira etapa: de 26/06/2017 a 31/07/2017 (empresas de Tecnologia da Informação);
  • Segunda etapa: de 01/08/2017 em diante (qualquer empresa).

A Produção Restrita limitará a utilização de 1.000 (mil) vínculos por empregador.

Ambiente de Produção 

Utilizado para o envio oficial de informações do eSocial, tem validade jurídica e todos os dados enviados ficarão disponíveisCom isso, as empresas poderão utilizar o ambiente de produção efetiva já com suas aplicações amadurecidas e estabilizadas diante dos testes realizados na Produção Restrita.

Ambiente de Produção Restrita Ambiente de Produção
Menor capacidade de processamento Grande capacidade de processamento
Disponibilidade 24×7 (com mais flexibilidade para a realização de janelas de manutenção) Disponibilidade 24×7
Tempo de guarda dos dados Tempo de guarda dos dados conforme legislação
Os eventos enviados no ambiente de testes na produção restrita não possuem validade jurídica e não serão migrados pelo sistema para o ambiente de produção As informações recebidas possuem validade jurídica
Os eventos gerados terão informações de janeiro, março e maio de 2017 Os eventos gerados terão informações a partir da obrigatoriedade, ou seja, 2018 em diante.

Soluções WK para o eSocial

A WK dispõe de soluções que simplificam o eSocial. Clientes do software Radar Folha, tem a possibilidade de verificar as inconsistências, sem custo adicional, por meio do Auditor, validando os eventos da carga inicial e identificando as inconsistências cadastrais dos eventos iniciais e de tabela.

Conheça as soluções WK, sua empresa fica preparada para as demandas do eSocial.

Fonte: WK Sistemas