Antes de avançar a Ciência de Dados, busque a integração entre os sistemas

Como os dados têm origem em diversas fontes e sistemas, integração entre eles é o ponto chave para se obter ambiente tecnológico harmonizado

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Os negócios geram grandes volumes de dados todos os dias a partir de várias fontes: sistemas de gestão administrativa e da produção, tributária e contábil, compras e vendas, relacionamento com clientes, campanhas de marketing. A medida que se expandem rapidamente, muitas empresas estão coletando os dados a partir do uso de sensores, big data e inteligência artificial (IA). Temos que considerar também as informações coletadas das redes sociais envolvendo engajamento e comportamento de consumo, análise de competidores, entre outras.

A competitividade e inovação hoje são baseadas em dados e seu estudo tem se tornado uma prioridade nas organizações para que os gestores possam tomar melhores decisões com foco em seus negócios. A relevância motivou muitas instituições de ensino a oferecerem cursos de formação em Ciência de Dados, cujo profissional é capacitado para trabalhar com grandes volumes de informações em massa e analisar os algoritmos a partir do uso de bases de conhecimento oriundas de sistemas diversos, tais como ERP, CRM e legados.

Como os dados têm origem em diversas fontes e sistemas de software – em geral desconectados entre si – e que necessitam realizar a troca de dados, a integração entre eles é o ponto chave para se obter um ambiente tecnológico harmonizado, com todas as aplicações empresariais se comunicando em tempo real. Para dar conta deste volume exponencial de dados, muitas empresas estão recorrendo a sensores, big data e inteligência artificial (IA).

A Análise Preditiva, que usa dados históricos, originados de inteligência artificial e aprendizado de máquina e outras fontes para estimar resultados futuros de negócios, pode ser potencializada quando se possui uma base qualificada de informações. Ela possibilita o estudo da real situação de cada atividade da empresa, seu mercado e clientes, por isso, é vital garantir um ambiente documental estruturado e atualizado, com acesso imediato em tempo real, independente do ambiente tecnológico, seja em nuvem ou localmente.

Big Data, que permite tratar, analisar e obter informações de grandes volumes de dados, somente pode ser eficiente se envolver a aplicação de ferramentas modernas, especialmente desenhadas para esta finalidade. A consultoria Gartner, estima que 2,2 milhões de terabytes de novos dados são criados todos os dias e a previsão é que ao final de este ano de 2020 o total de 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo. Como, então, ter acesso a estes dados de maneira organizada? O desafio é, realmente, enorme.

A Ciência de Dados impõe um novo desafio, que é utilizar tecnologias – legadas ou não – e acompanhar a agilidade necessária aos negócios, fazendo uso de recursos combinados entre as aplicações empresariais, principalmente quando se trata da automação de processos e gestão de informações.

Infelizmente, muitas empresas estão sobrecarregadas por infraestruturas legadas pesadas e não conseguem dar a respostas necessária às demandas e impulsionar as mudanças. Mesmo que a empresa possua um sistema moderno, em nuvem ou não, ela pode obter resultados satisfatórios sem a comunicação de dados. Um exemplo disso é o CRM, um dos sistemas mais usados para a coleta de dados de clientes, em boa parte em nuvem e sem integração nativa com sistemas de gestão ERP.

Soluções de Big Data e Análise Preditiva ajudam os gestores nos negócios, mas, necessitam receber os dados qualificados. Criar uma interface de comunicação entre os sistemas possibilita a coleta de dados reais, atualizados e sem erros. O desafio é acompanhado pela necessidade de se resolver problemas complexos envolvendo grandes volumes resultantes da acelerada informatização dos processos de negócios.

Quando mais negócios são realizados, mais dados são gerados. O uso de ferramentas especialmente desenhadas para o Big Data e Análise Preditiva deve ser acompanhado de outras ferramentas que possibilitem a integração entre todas as fontes de dados.

*Rodney Repullo é CEO da Magic Software Brasil.

Fonte: CIO

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