Black Friday sem dor de cabeça: saiba como planejar

A última sexta-feira de novembro é uma data muito esperada durante os últimos anos. A Black Friday é hoje uma das datas mais esperadas do ano tanto pelos comerciantes quanto pelos compradores. E um dos principais diferenciais para esse ano é o uso da estratégia Omnichannel na prática.

Com a consolidação do comércio eletrônico e uma crescente quantidade de usuários que realizam compras pela internet, um dos principais desafios dos lojistas para esta Black Friday é em relação à experiência do cliente: como fazer com que todos os canais aproveitem da melhor forma possível a oportunidade que a Black Friday oferece para instigar a intenção de compra de todas as formas e plataformas possíveis?

A porcentagem de pessoas que pesquisam online antes de comprar em uma loja física é de 47%. Esse é um dos principais apontamentos da pesquisa desenvolvida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O levantamento indica que é necessária uma forma de pensarmos a relação do online com o offline. Desde 2017 a tendência do omnichannel pode ser percebida.

Durante a Black Friday de 2019, muito foi comentado sobre o Omnichannel. O omnichannel (“omni”, do latim = tudo e “channel”, do inglês = canal) é a definição que permite integrar todos os canais de comunicação e vendas utilizados por uma empresa. Ou seja, é a estratégia de pensar na união entre online e offline para conseguir lucrar. Um dos principais objetivos do Omnichannel é otimizar a experiência do usuário com a sua marca que potencialize a possibilidade de conversão.

Como se preparar para uma Black Friday sendo um lojista Omnichannel?

Integre os seus canais

A primeira coisa que você precisa fazer para se preparar para a Black Friday é integrar seus pontos de contato. A melhor característica do conceito de omnichannel é a integração dos canais, sejam eles varejo físico, virtuais e mídias sociais junto ao comprador, permitindo, assim, inúmeras possibilidades de interações entre marca, seja fazendo compras na loja ou compras online.

Divulgue a presença da sua marca em todas as plataformas

Incentive seus consumidores a acessarem os canais da sua marca com o auxílio de materiais expostos já na loja física, tire seu cliente do offline e leve o mesmo para a experiência online e vice-versa.

Prepare-se para as perguntas

Não importa a pergunta. Responda na hora. Cliente bem atendido é cliente fidelizado, além disso, sua taxa de conversão tende a melhorar. Aproveitar um chat online para fazer essa ponte entre cliente e marca é uma ótima alternativa!
Mantenha as redes sociais atualizadas e aproveite-as como canal de relacionamento.

Renove suas publicações, no mínimo, duas vezes por semana para manter o engajamento com o seu público-alvo e garantir a sua lembrança de marca. Além disso, aproveite o ponto de contato como mais uma oportunidade de implementar o omnichannel como estratégia.

Diferentes plataformas, mesmo discurso

O cerne do no omnichannel é integrar o online com o offline, de forma que o usuário não perceba a diferença de comunicação nos diferentes canais. Assim, na hora de construir uma estratégia, é muito importante que todos os canais estejam alinhados e as equipes que atuam em cada uma das frentes estejam treinadas para isto.

Como usar a logística como estratégia para impactar positivamente a experiência do usuário?

Com a grande variedade de segmentos de produtos e nichos disponíveis no mercado hoje, as marcas precisam encontrar formas de se destacarem em meio às suas concorrentes. A boa experiência oferecida aos consumidores é hoje, um dos fatores essenciais para fidelizar clientes e consolidar a imagem positiva das marcas.

É essencial que tudo seja desenvolvido com pensamento estratégico para garantir a satisfação do cliente, que compreende uma série de fatores, desde a qualidade do produto, a apresentação no site ou ponto de venda, a entrega, o prazo, entre outros. A combinação de todos esses pontos é o que constrói uma boa experiência de compra, enquanto a falha em apenas um item pode resultar em uma experiência ruim e fazer com que o cliente nunca mais volte a comprar na loja.

O transporte faz a ponte entre o produto e o cliente. Ou seja, é a última etapa antes que o contato entre consumidor e marca seja de fato palpável. Assim, qualquer falha na entrega pode gerar insatisfação e quebrar todo um ciclo positivo construído até o momento.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

Tags:,
WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?