Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Empresas de diferentes portes e segmentos podem ter a infraestrutura como serviço em soluções projetadas sob medida, sem comprometer seu desempenho, enquanto diminuem os custos e aprimoram o consumo da área de TI. Além disso, é preciso considerar que, cada vez mais, as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual.

Hoje, a infraestrutura como Serviço (IaaS) é o segundo maior mercado de serviços em nuvem, perdendo espaço apenas para o Software como Serviço (SaaS). E essa posição de destaque deve ser mantida, pelo menos, pelos próximos dois anos. A previsão do Gartner é que em 2021 a IaaS arrecade mais de US $64 milhões e que, em 2022, esse montante supere os US $80 bilhões.

Pelo conceito da IaaS, a empresa não precisa comprar a infraestrutura e, consequentemente, arcar com seus custos de armazenamento, manutenção e reparo. Por meio desse serviço paga-se apenas pelo uso. Assim, usufrui-se de uma experiência da nuvem em aplicativos e dados com mobilidade, criando um campo perfeito para a adoção de novas tecnologias e simplificação de TI. Tudo com uma visão unificada, ou seja, acesso a um panorama centralizado de dados e aplicações.

Otimização de custos

Imagine a seguinte situação: a expansão da sua empresa está a todo vapor, as demandas estão crescendo e a infraestrutura de TI tem se mostrado insuficiente para atender a operação com eficiência. Em um cenário mais crítico ou sazonal, pode acontecer, ainda, registro de infraestrutura excedente. Seja qual for o caso, o que fazer para otimizar os investimentos? É para evitar esse tipo de preocupação que os líderes de TI e de negócio aderem a IaaS.

As melhores soluções de IaaS oferecem ao contratante da ferramenta acesso a um painel no qual é possível acompanhar o consumo e os custos do serviço e medir o nível da unidade do servidor, além de monitorar o consumo por máquina virtual (VM) e o uso do backup. Assim, sempre que necessário e no momento certo, têm autonomia para aumentar ou reduzir sua capacidade de armazenamento sem burocracia e com atualização imediata a cada novo acordo.

Simplicidade à operação

Desde que ofereça uma plataforma única e intuitiva de autosserviço, a solução de IaaS tem potencial para promover uma visão unificada, para monitorar o uso, a conformidade e o custo-desempenho do serviço. Além disso, a facilidade no gerenciamento da ferramenta contribui para o aumento da produtividade, com alívio das cargas de monitoramento e gerenciamento dos ambientes cloud por meio de uma central de operações.
Adaptabilidade

A IaaS destaca-se, ainda, por permitir a atualização de aplicativos e a conversão de dados em insights, além de aprimorar o fornecimento de serviços com VMs sob medida para as demandas da companhia, contêineres de nível empresarial pensados para aplicativos nativos da nuvem, ML Ops que oferecem insights mais rápidos, computação e armazenamento dimensionados e proteção de dados para manter aplicativos seguros.

Sem dúvida, a nuvem veio para revolucionar a velocidade e agilidade dos negócios, enquanto oferecem o ambiente perfeito para que os desenvolvedores dimensionem aplicativos e recursos, facilitando muito a vida das equipes de TI. A sua organização já está alinhada a esse novo momento?

Fábio Lucinari é CEO da Nublify

Fonte: Convergência Digital

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?