COVID-19: a importância da comunicação interna nas empresas em tempos de pandemia

O coronavírus mobilizou o mundo todo a adaptar as suas rotinas para conter o rápido avanço da doença. O momento é de priorizar a saúde das pessoas e no controle da COVID-19, as empresas devem contribuir ao máximo para manter suas equipes e colaboradores em segurança, flexibilizando rotinas de trabalho, disponibilizando apoio e informações relevantes. Neste post, falamos da importância da comunicação interna nesse momento. Boa leitura!

Em um cenário como o que estamos vivendo, o que se espera das empresas é que se posicionem priorizando a saúde das pessoas e a segurança da sociedade. É muito importante entender que o momento atual requer que todo o planejamento estratégico, seja da empresa como um todo ou de cada uma das áreas, seja colocado em standby e haja uma mobilização em prol das pessoas. Resumindo, agora, mais do que nunca, é a hora de colocar a saúde e em primeiro lugar!

Há uma preocupação global em relação aos impactos econômicos, principalmente nos países que já se encontravam com a economia fragilizada. Enquanto trabalhadores temem a garantia dos seus empregos, empresários sentem-se com medo de fecharem as suas portas, autônomos temem não ser capazes de sustentar o seu negócio. Mas, acima de tudo isso, indivíduos em todo o planeta temem pela saúde própria, de familiares e amigos.

A empatia nesse momento é algo que deve ser tratado como algo fundamental na relação entre empresas e colaboradores. E neste contexto, alguns pontos são essenciais. O home office tem sido uma prática na realidade de muitas empresas. Mas a comunicação interna também pode ajudar muito neste momento! Abaixo, trouxemos algumas iniciativas que podem surgir a partir de ações de comunicação interna. Acompanhe!

Mantenha os seus colaboradores informados

Sabemos que a maioria das empresas está operando em home office e que isso pode acabar causando uma certa dificuldade na comunicação entre os colabs. Mas a tecnologia está aí para ajudar neste momento à distância, em que a troca de informações se faz tão importante!

Sendo assim, não poupe canais de comunicação. Use as redes sociais, blogs, email, páginas extraordinárias, telefone e, se for preciso, até as grandes mídias para manter todos os envolvidos com o negócio a par dos acontecimentos e das decisões que estão sendo tomadas. Redes sociais corporativas são uma alternativa inteligente de manter a comunicação. Falamos sobre elas neste post!

Certifique-se de usar a linguagem adequada

Esse não é o momento para humor ou sarcasmo na comunicação corporativa. As pessoas estão apreensivas e a mínima percepção de despreocupação com a situação pode afetar a imagem da marca da empresa. Seja claro e objetivo, demonstre preocupação com a situação e mais do que isso: forneça respostas!

Apesar do cenário mudar diariamente e estarmos constantemente nos adaptando a novas informações, é muito importante transmitir segurança e mostrar que o caminho que está sendo traçado pela empresa é o melhor.

Mantenha-se atualizado

Estamos diante de uma emergência e existem muitas questões a serem esclarecidas. É um momento de mudanças rápidas no qual a informação divulgada agora pode perder a sua relevância em horas.

Sendo, assim, nunca foi tão importante se manter atualizado, sobretudo em relação às orientações de controle divulgadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde.

Ajude a combater as fake news

As fake news já representam 85% das mensagens verificadas pelo Ministério da Saúde. O impacto negativo das notícias falsas já foi atestado nas eleições de vários países e ainda assim, muitas pessoas insistem em repassar informações sem antes consultarem a fonte.

Entre tantas mensagens e orientações falsas divulgadas nas redes sociais, é muito provável que algumas delas se relacionem com o seu trabalho. Sendo assim, não deixe de usar a sua expertise para desmistificar mitos que circulam entre a população.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?