Diagnóstico empresarial gratuito traz dados sobre a maturidade da sua empresa

Responda com sinceridade: você sabe exatamente qual é a situação da sua empresa? Mas pense bem, pois não estamos falando apenas de rentabilidade e lucratividade. O que queremos saber é se você conhece os detalhes dos processos, se consegue identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio sem pestanejar. Surgiu a dúvida? Então significa que você precisa de um diagnóstico empresarial.

O diagnóstico é um instrumento indispensável de gestão, uma técnica gerencial de primeira ordem, mesmo que a empresa apresente resultados satisfatórios. Com ele, é possível identificar problemas e pontos positivos nos processos internos, que vão servir de apoio para a elaboração do planejamento estratégico. Assim, o empreendimento fica mais forte e preparado para as exigências do público, pois tem dados sólidos e precisos para tomar decisões.

Vamos saber mais sobre essa ferramenta gerencial? Siga conosco e entenda melhor o que é o diagnóstico empresarial, por que você deve fazer um e como fazê-lo.

O que é o diagnóstico empresarial?

Podemos definir diagnóstico empresarial como uma ferramenta que analisa e verifica os detalhes dos processos organizacionais de uma empresa. Como resultado, ele entrega a verdadeira situação do negócio, apresentando seus pontos fortes e fracos. Com essas informações, é possível traçar estratégias para fortalecer o empreendimento e prepará-lo para atender às exigências do mercado.

O objetivo desse trabalho é identificar, por meio da realização de testes, as deficiências e as oportunidades para que a empresa possa crescer e se desenvolver com segurança. Ou, se for o caso, reestruturar-se e se recuperar visando o equilíbrio quando apresentar problemas.

Dessa forma, tem-se um panorama amplo da situação da empresa como um todo. Isso facilita, como falamos, o planejamento e a tomada de decisão. Digamos, por exemplo, que foi verificado que o resultado financeiro de 2018 foi positivo e a empresa Alfa conseguiu crescer 5%, apesar das instabilidades econômicas e políticas.

Porém, também foi identificado que o processo de compra de alguns insumos está um pouco mais lento do que deveria. Com isso, o que deveria sempre chegar na noite anterior, chega somente no início da manhã, atrasando o começo da produção e refletindo no volume do que é produzido. Se o setor de compras adiantasse o fechamento em meio período, dando o OK ao fornecedor até o meio-dia e não às 15h, conforme apontaram os testes e ensaios, o volume da entrega aumentaria em 10%, aumentando ainda mais a lucratividade.

Se fosse se basear somente no crescimento geral da empresa, o empresário seguiria satisfeito e tudo bem. Porém, com o diagnóstico empresarial, ele pôde ver que é possível melhorar ainda mais.

E assim como o planejamento e o orçamento, que são feitos periodicamente, o ideal é também fazer o diagnóstico empresarial de maneira regular. Dessa forma, evita-se que surjam problemas inesperados e possibilita a criação de um histórico da situação da empresa, o que ajuda a entender como é seu comportamento diante de cenários positivos e negativos da economia. Nada melhor para prevenir qualquer situação do que estar preparada para ela, não é mesmo?

Por que fazer um diagnóstico empresarial?

Para reforçar o que falamos até aqui, destacamos sete motivos para você não só fazer um diagnóstico empresarial agora mesmo, mas também incorporar esse hábito na cultura gerencial do seu negócio. Confira!

  1. É capaz de identificar falhas de processos e suas causas, como baixa lucratividade, atendimento ineficaz, atrasos na entrega, estoque desorganizado, marketing mal executado, entre outros;
  2. Facilita o entendimento dos processos internos da empresa, direcionando o gestor para a adoção de estratégias eficientes;
  3. Reduz gastos operacionais, pois aponta gargalos e ajuda o gestor a definir prioridades sem comprometer o orçamento;
  4. Permite uma visão ampla, dinâmica e aprofundada sobre o negócio, contribuindo para as tomadas de decisões;
  5. Possibilita fazer uma comparação de desempenho em diferentes períodos e analisar a sua evolução quando realizado periodicamente;
  6. Garante mais agilidade na resolução de problemas e assegura maior vantagem competitiva ao negócio;
  7. Permite ao gestor reconhecer os pontos fortes da empresa, além de auxiliar a identificar se há viabilidade financeira para fazer novos investimentos ou executar novas estratégias.

Que tal fazer um diagnóstico agora mesmo?

Como vimos, o diagnóstico empresarial é feito analisando cada um dos setores ou departamentos de um negócio. Aqui na WK, disponibilizamos um sistema de diagnóstico empresarial gratuito para que as empresas possam identificar situações atuais e medir o grau de atendimento do negócio às práticas de mercado.

Por meio deles, é possível analisar a gestão eletrônica de documentos (GED), a gestão de estoque e a gestão de compras, visando auxiliar no processo de avaliação do nível de eficiência desses setores. Para analisar essas três importantes áreas da sua empresa agora mesmo, clique aqui!

Esperamos que esse conteúdo seja bastante útil e auxilie você na gestão do seu negócio. Para saber mais sobre a WK e suas soluções, acesse nosso site ou entre em contato conosco. Nossa equipe está sempre à disposição para atendê-lo. Ou, se preferir, deixe um comentário no espaço abaixo.

Fonte: WK

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