Marketing de Realidade Virtual: entenda por que você deve usar essa inovação agora!

Mais do que uma tecnologia distante, agora é possível fazer o Marketing de Realidade Virtual para os mais diferentes mercados e públicos. Antes restrito aos detentores da tecnologia, é cada vez mais fácil adicionar essa técnica ao seu planejamento estratégico. Mas como isso pode ser feito de forma eficiente? 

Sempre presente nas obras de ficção, a realidade virtual passou a fazer parte do mundo real nos últimos anos, e se tornou alvo de iniciativas de Marketing Digital. Algumas das marcas mais respeitadas do mundo, como Google, Facebook e Sony entraram de cabeça na área, com projetos de altíssimo investimento e repercussão. Mas como funciona o Marketing de Realidade Virtual?

Afinal, não é só pela exposição que essas marcas estão dedicando tempo e recursos para a criação de projetos de RV. As aplicações dessa tecnologia são as mais variadas e podem gerar resultados impressionantes, quando trabalhadas em conjunto com áreas como marketing e vendas. A boa notícia é que ela não está mais restrita às gigantes de tecnologia. Você mesmo pode (e deve) começar a aplicá-la em sua estratégia de negócios.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre o assunto, preparamos este artigo completo sobre o tema. A seguir, vamos falar sobre:

O que é realidade virtual?

Como o próprio nome diz, realidade virtual é uma experiência que faz com que um cenário virtual pareça muito mais real. Em alguns casos, é quase como se você fosse levado para uma nova realidade. Como assim? Por exemplo, se você jogar videogame, pode assumir o controle de um personagem, agir e até pensar como ele. Mas no fim das contas, a imersão é apenas parcial.

Afinal, você está no sofá da sua casa, com um controle na mão, e o universo daquele jogo está em uma tela na sua frente. Agora imagine que você fosse levado para dentro do jogo. Sem telas, onde quer que olhasse seria uma parte do cenário. As interações do jogo, os perigos e as emoções seriam muito mais reais e intensas, certo? Essa é a proposta da realidade virtual!

Já pensou assistir um filme em que você assume o papel de um dos personagens da trama? Outros usos da RV seriam, por exemplo, criar a sensação exata de andar em uma montanha-russa ou fazer test drive em um carro sem realmente dirigi-lo. A transformação digital permite que uma experiência impensável se materialize, ainda que de forma digital.

Por que usar a realidade virtual na sua estratégia de marketing?

A realidade virtual, sem dúvida alguma, chama a atenção, e saber que esse conceito pode ter aplicações práticas para diversos aspectos de uma empresa é animador. Por outro lado, um sentimento comum diante de uma tecnologia tão inovadora é pensar que a empresa ainda não está pronta para adotá-la.

Especialmente em empresas grandes, que em muitos casos, têm tomadores de decisão mais conservadores, a ideia de investir em algo dessa natureza pode assustar. Mas veja apenas três bons motivos pelos quais você não deve esperar para implementar o Marketing de Realidade Virtual.

A realidade virtual já está entre nós

A realidade virtual já não é mais uma ideia para o futuro, um conceito que poderá ver as primeiras aplicações daqui a alguns anos. Ela está em ação agora! Tudo bem que os cases mais conhecidos ainda são de marcas internacionais, algumas delas, de reconhecimento mundial. Mas pensando bem, isso é algo positivo.

Afinal, mostra que se trata de uma estratégia que vale a pena buscar, mas que ainda é pouco explorada pela maioria das empresas. Em outras palavras, quem usar a RV primeiro (da maneira certa, é bom lembrar) vai impressionar o público e ainda se tornar referência no mercado do qual faz parte.

Com a transformação digital, tornou-se muito mais fácil adicionar esse recurso ao planejamento da sua empresa. Não é necessário realizar investimentos de alto calibre, por exemplo. Com os equipamentos certos e a ideia adequada, você consegue criar uma campanha mais atrativa do que o público-alvo dentro do seu segmento está acostumado a conferir.

A imersão tem influência sobre o comportamento dos compradores

A imersão que a realidade virtual proporciona é muito maior que a de qualquer outro meio que existe hoje, e tem grande efeito sobre o comportamento dos consumidores. As experiências com realidade virtual afetam áreas do nosso cérebro responsáveis por nos fazer tomar decisões de compra.

Logo, o Marketing de Realidade Virtual tem tudo para apresentar ótimos índices de conversão, ainda mais quando usado em conjunto com outras táticas já conhecidas. Lidando com consumidores cada vez mais exigentes e uma série de concorrentes, é importante variar nas suas comunicações. Por melhor que seja um conteúdo escrito, ele não vai ter o mesmo impacto do que uma ação com RV.

Além disso, a realidade virtual permite que o comprador tenha uma experiência ainda mais rica em contato com a sua marca. Em um momento em que esses fatores ganham um peso maior do que o preço, por exemplo, o uso da RV pode se tornar um diferencial. Já pensou visualizar um pouco da experiência que ele vai ter ao comprar o seu produto ou serviço?

É o próximo passo no consumo de conteúdo

Basta pensar um pouco na forma como temos consumido conteúdo na web:

  • texto: a forma mais comum de conteúdo, presente em posts de blog, e-books e outros tipos de material;
  • imagens: usadas como complementos de texto ou sozinhas (em formato de infográfico);
  • vídeos: uma das maiores tendências do marketing digital, os vídeos passaram a ser armas poderosas de qualquer estratégia.

Note como cada elemento adiciona uma camada visual a mais no conteúdo, fazendo com que ele seja mais interessante, relevante e interativo. Naturalmente, a experiência com a realidade virtual pode ser justamente o próximo passo, colocando os usuários no centro do conteúdo, como parte dele. Em um cenário de muita competitividade, pode ser interessante já sair à frente da concorrência.

Como fazer Marketing de Realidade Virtual?

Justamente por ser relativamente novo, ainda não tem tanto material instrucional como o Marketing de Conteúdo e outras opções mais conhecidas do mercado. Mas nem por isso você está desprovido de informações que possam ser de ajuda para realizá-lo com sucesso.

Antes de tudo, é preciso se apegar ao princípio por trás de qualquer estratégia bem-sucedida de marketing digital. A ideia é sempre gerar valor para manter o interesse vivo. Além desse princípio fundamental, separamos algumas dicas para que você consiga criar uma estratégia de Marketing de Realidade Virtual sem correr qualquer tipo de risco desnecessário.

Prepare-se para novas possibilidades de interação

As possibilidades de interagir com os clientes são quase ilimitadas com o uso da realidade virtual. Por isso, a primeira regra que você deve ter em mente ao embarcar nessa jornada é não ter medo de explorar caminhos desconhecidos. Pense nas interações que fariam mais sentido para os objetivos que a sua empresa deseja alcançar.

Você pode criar experiências que ajudem seu público a conhecer melhor um produto, se engajar mais com a marca ou até testar uma solução que você pretende lançar. Tudo isso a partir de uma nova ótica, criando um diferencial para que o usuário consiga entender um pouco mais sobre o que você tem a oferecer.

A ideia é abrir novos caminhos para a interação entre marca e consumidores. A sua concorrência, provavelmente, utiliza as mesmas técnicas que você em relação a produção de conteúdo, por exemplo, mas vai conseguir acompanhar o uso do Marketing de Realidade Virtual? Explore novos sentidos para criar laços ainda mais duradouros com o seu público.

Experimente a realidade virtual por conta própria

A famosa regra de ouro — faça a outros o que deseja para si — se aplica bem no caso do Marketing de Realidade Virtual. Como saber o que deseja? Não existe forma melhor que experimentar a RV por conta própria! Do que adianta fazer uma propaganda sobre uma nova experiência, mas ela acabar se tornando algo bastante decepcionante?

Talvez, mais do que em qualquer outra forma de marketing, sentir por si mesmo do que se trata essa experiência de imersão é fundamental para que se consiga fazer um bom trabalho em aplicá-la. Dessa forma, você conseguirá chegar a soluções mais criativas e relevantes para a sua persona. Os testes garantem que você realmente impacte a sua audiência de maneira positiva.

Tenha um plano em longo prazo

Outro ponto essencial é que você não pense apenas em resultados em curto prazo, e sim, no Marketing de Realidade Virtual como um plano de longo prazo. Hoje em dia, ainda são relativamente poucas empresas que apostam nesse tipo de experiência, mas dentro de pouco tempo, o cenário vai ser bem diferente. Então, não basta apostar no básico que funciona de imediato.

Levar isso em consideração vai ajudar você a entender que a realidade virtual ainda pode evoluir a ponto de remodelar a forma como as pessoas consomem conteúdo e, até mesmo, como escolhem os produtos que querem comprar. Além disso, essa mentalidade garante que o seu planejamento estratégico funcione por mais tempo.

Não copie ninguém, inove

Ao criar suas ações de marketing, ou até antes disso, ao estudar o que outros têm feito, é provável que você encontre diversos cases inspiradores. Alguns deles, talvez, até se encaixem no que você definiu como objetivo e no perfil de público que quer engajar, e tudo bem copiar ideias se for esse o caso. Mas é importante considerar o que é relevante para o seu público.

Sendo assim, não deixe que o seu plano de marketing seja feito inteiramente das ideias que outros já colocaram em prática. Esteja disposto a inovar, sair do que já se tornou comum. Inspirar-se é uma ação sempre válida para criar campanhas interessantes, mas é preciso levar em consideração o que realmente vai funcionar para seus clientes.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais atentos, o que exige um maior cuidado ao se inspirar em outras ideias. Faça de tudo para deixar a sua marca registrada dentro daquela experiência. Com a popularização do Marketing de Realidade Virtual, a criatividade e a inovação vão ser características essenciais para conseguir resultados positivos.

Lembre-se: realidade virtual precisa de conteúdo

Realidade virtual é a plataforma, e não a ideia. Esse é um fato que precisa ficar gravado na sua memória. Não é porque o seu blog tem um layout bonito que o tráfego vai ser alto, não é mesmo? É preciso investir em conteúdos de qualidade, assim como no Marketing de Realidade Virtual. Fazer isso vai proteger você contra o risco de pensar que só porque investiu em RV, basta esperar pelos resultados.

Na verdade, agora que está criando uma experiência mais imersiva, ela exigirá ainda mais do seu time de marketing no que diz respeito à qualidade do conteúdo e das ações produzidas. Por isso, inovar nas ideias e produzir conteúdo de qualidade são mais importantes do que nunca ao criar campanhas de realidade virtual.

Uma volta em uma montanha-russa virtual já está se tornando algo batido, por exemplo. À medida que a estratégia começa a se tornar mais comum entre a sua audiência, mais importante vai se tornar a qualidade do conteúdo oferecido. Essa necessidade ainda reforça a importância de montar um planejamento para a estratégia, garantindo a qualidade e a eficiência do que é produzido.

Como investir no Marketing de Realidade Virtual?

Existem várias formas de investir no Marketing de Realidade Virtual, desde as mais simples até as experiências de imersão completa. O que é excelente para quem está começando, mas já quer saber quais são os caminhos adequados para evoluir e proporcionar experiências ainda mais inovadoras.

Pensando nisso, vamos destacar as 4 maneiras mais comuns de fazer isso. As 3 primeiras são ideais para quem está começando agora e quer experimentar um pouco antes de investir pesado, como se fosse um teste, sem desfalcar tanto o orçamento. Já a última é para quem já está convencido do valor dessa estratégia e quer mesmo tirar o fôlego dos clientes (e concorrentes) com essa inovação. Confira!

1. Cardboards

Cardboards são aparelhos que aumentam a imersão, e servem como uma espécie de “óculos caseiro de RV”. Eles podem ser feitos de materiais baratos e com pouco esforço pelos próprios usuários. Até grandes empresas como Google, Coca-Cola e McDonald’s já fizeram uso dessa solução simples, que serve também como prova de que investir em realidade virtual não precisa ser algo caro.

Uma imobiliária, por exemplo, pode enviar cardboards para moradores de determinada região para apresentar um lançamento no bairro. Já pensou como pode ser um diferencial se colocar no lugar, sem sair de casa? Mesmo alguém que não esteja interessado pode aproveitar a experiência, o que se torna uma estratégia relevante de brand awareness.

2. Vídeos 360°

Hoje em dia, existem várias opções de câmeras que gravam vídeos em 360º e podem ajudar na criação de experiências interativas para engajar seu público. A locação de um espaço para um evento — como casamento ou formatura — pode se tornar uma experiência muito mais legal. Imagine poder decorar o ambiente virtualmente para ter uma noção mais próxima de como ele vai ficar?

Vai ser possível identificar os ajustes necessários na iluminação ou na organização dos móveis no espaço. Esse é só mais um exemplo de como o Marketing de Realidade Virtual pode funcionar para as mais diferentes empresas e segmentos, independentemente do orçamento. Está esperando o quê para ir às compras e adquirir um equipamento que ajude na criação de ações que engajem seu público?

3. Aplicativos de realidade virtual

Apps de realidade virtual também são ótimas formas de garantir que o Marketing de Realidade Virtual seja um esforço contínuo da sua empresa, e não se resuma a campanhas que terminem logo. Assim como o seu blog não vai garantir resultados por muito tempo com apenas um texto, a sua estratégia com RV exige um planejamento em longo prazo também.

Além disso, o aplicativo se torna um canal de comunicação direto entre a sua marca e os clientes, uma excelente maneira de coletar feedbacks. A partir da troca de informações, será possível aprender com os erros e acertos, conforme os usuários indicam o que deve melhorar para que permaneçam interessados.

4. Campanhas imersivas

Se você já está convencido do poder do Marketing de Realidade Virtual e tem recursos para investir mais, essa pode ser a solução certa. As campanhas de imersão completa, como algumas que veremos logo abaixo, podem chegar ainda mais longe na conquista de clientes e em conseguir exposição para a marca em um mercado tão saturado.

Para isso, o mais indicado é contar com a ajuda de uma agência parceira, que seja capaz de conduzir a criação de campanhas de alto impacto, a fim de que os recursos investidos tragam bom ROI de marketing.

Exemplos e cases de sucesso são sempre uma fonte incrível de inspiração quando aprendemos sobre novas técnicas e estratégias de marketing. Nesse caso, que mistura tecnologia e storytelling, então, nem se fala! Sem demorar muito, veja exemplos da RV em ação no marketing mundo afora e os utilize como fonte de inspiração para as suas criações.

New York Times 

O New York Times fez com que seus leitores “entrassem” na história de pessoas que são tiradas de seus lares pela guerra. Como?

Por meio de um app e um cardboard, casos reais foram mostrados de um ponto de vista totalmente único para o público. Mais de 1.5 milhão de pessoas leram o conteúdo, e o NYT conseguiu se conectar com uma nova geração de leitores de forma totalmente inovadora.

Merrell 

A marca de roupas e tênis de trilha criou uma experiência interativa, na qual os usuários faziam uma caminhada radical por meio de realidade virtual. A ideia era promover o lançamento do Merrell Capra, o tênis mais avançado da marca até então.

Os resultados foram impressionantes, já que meio milhão de pessoas no mundo todo foram impactadas pela ação. Certamente, a marca ganhou um status diferenciado depois disso.

Dior

Desfiles de moda são eventos altamente privados, para poucos convidados. Felizmente, para os fãs da Dior, foi possível quebrar essa barreira com a ajuda da realidade virtual.

A marca de moda criou um headset próprio de RV chamado Dior Eyes, que permitia aos clientes verem os bastidores de um desfile importante enquanto caminhavam pelas lojas da empresa.

Volvo

O que você diria de fazer um test drive em um carro que ainda não apareceu nem em showrooms? Foi exatamente isso que a campanha Volvo Reality, de 2014, fez (percebe como a RV não é de hoje?). A marca conseguiu nada menos que 238 milhões de impressões nas redes sociais, fora o case incrível, que continua sendo reproduzido depois de anos.

Por mais que tenha sido útil inicialmente como algo inovador, a estratégia ainda pode ser válida para uma concessionária. O cliente pode experimentar um carro antes mesmo de sair de casa, já direcionando melhor a sua compra ao chegar ao estabelecimento.

O Marketing de Realidade Virtual ainda é uma novidade, mas já deve ser considerado com toda a seriedade por marcas de todos os segmentos. Não só como vitrine, mas como ferramenta de otimização da conversão. Faz todo o sentido começar agora, enquanto o mercado ainda não está inundado por soluções de RV, criando um verdadeiro diferencial competitivo para a sua marca.

Fonte: Dourados News

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?