Novas tabelas de validação da Reforma Tributária: o que sua empresa precisa saber

Estão publicadas as novas tabelas de validação da Reforma Tributária para Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da NFC-e, conforme notas técnicas.

Podemos perceber, assim, que a Reforma Tributária segue avançando e, aos poucos, começa a gerar impactos operacionais concretos para as empresas. 

A previsão é que o ambiente de homologação receba essa nova versão até o dia 28 de julho de 2025. Ou seja, as empresas que já estão testando o ambiente de homologação poderão em breve aproveitar essa atualização. 

O que são as tabelas de validação? 

As tabelas de validação são documentos técnicos que definem regras obrigatórias para a emissão das notas fiscais eletrônicas. Elas informam quais campos devem ser preenchidos, quais códigos utilizar, limites de caracteres, obrigatoriedades conforme o regime tributário, entre outras exigências. 

Essas tabelas são atualizadas conforme alterações na legislação. Agora, então, foram ajustadas para refletir as mudanças introduzidas pela Reforma Tributária, especialmente no que diz respeito aos novos tributos sobre o consumo: CBS e IBS

Onde encontrar as novas tabelas da Reforma Tributária? 

O próprio portal DF-e criou tabelas em consulta pública visual, disponíveis em: 

Essa disponibilização permite maior transparência e prepara os diversos segmentos econômicos para a adaptação de seus sistemas, processos e escrituração fiscal com vistas à transição tributária. 

Fique de olho: mesmo que a implementação do novo sistema tributário só comece de forma efetiva em 2026, a publicação das tabelas é um marco importante para que as empresas comecem a se adaptar

Análise WK: é hora de preparar os bastidores

A publicação das novas tabelas de validação é um claro sinal de que a Reforma Tributária há muito já deixou o campo das ideias e começa a impactar diretamente os processos das empresas. 

“A WK segue adaptando o WK Radar para atender os novos campos de IBS e CBS na emissão dos documentos fiscais, a fim de realizar os devidos testes no ambiente de homologação da SEFAZ a partir de 28 de julho.” – Graziele França, especialista em Reforma Tributária da WK. 

Sendo assim, na WK, estamos monitorando cada atualização da regulamentação e realizando todas as adaptações necessárias no WK Radar. 

👉 Converse com nosso time e saiba como a sua empresa pode iniciar essa jornada de preparação com segurança e estratégia. 

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: WK.