Pix funciona no final de semana? Novo Sistema começa oficialmente nesta segunda

Pix funciona no final de semana? Novo Sistema começa oficialmente nesta segunda (Foto: Pixabay)

Chegou a hora do lançamento oficial do novo sistema de transações bancárias do Brasil. Neste domingo (15/11), véspera do dia em que será aberto para todo a população, entenda se o Pix funciona no final de semana.

Apesar de faltar pouco tempo para que o Pix seja lançado oficialmente para todos os consumidores brasileiros com conta em bancos tradicionais ou fintechs, ainda há uma série de dúvidas que circulam na Internet a respeito do assunto.Continuar depois da publicidade

Pix funciona no final de semana? Saiba tudo sobre o assunto aqui
Pix funciona no final de semana? Saiba tudo sobre o assunto aqui (Foto: Pixabay)

Isso acontece mesmo com uma forte divulgação feita pelas principais instituições financeiras do país, na busca por angariar clientes às suas plataformas, vinculadas ao novo sistema de transações.

Por exemplo, o que de fato é o Pix? E qual o horário de funcionamento dele? Explicaremos tudo sobre o assunto nos típicos abaixo.

O que é o Pix e como ele funciona?

Trata-se de um novo sistema de transferências e pagamentos lançado pelo Banco Central do Brasil.

Ele chega ao mercado com a missão de substituir os já tradicionais métodos de transferências, que são o DOC e a TED, como uma alternativa mais barata e mais eficaz.

Por exemplo, com o Pix é possível enviar e receber dinheiro utilizando apenas uma chave cadastrada em sua conta corrente ou carteira na Internet.

Essa chave pode ser o seu próprio e-mail, número de celular, CPF ou uma sequência alfanumérica aleatória criada pelo BACEN.

As transações acontecem de maneira imediata logo após a confirmação do envio do dinheiro. Em até dez segundos, o crédito é recebido pela conta para qual foi enviada.NOTÍCIAS RELACIONADAS

Não há mais necessidade de aguardar hora ou até dias para a transferência ser concluída.

Mas, o Pix funciona no final de semana?

A resposta é sim. O novo sistema de transações bancárias tem como uma de suas principais vantagens o fato de sempre estar pronto para enviar ou receber dinheiro.

É possível transferir e receber em qualquer dia da semana, não importando se é feriado ou até mesmo final de semana.

As transferências são gratuitas para clientes de pessoa física e funcionam entre bancos diferentes da mesma forma como ocorrem entre contas da mesma instituição.

Também não existe horário limitado de funcionamento. É possível realizar suas transações bancárias a qualquer hora da manhã, tarde ou da noite porque o sistema está aberto 24h.

Como aderir ao Pix e quanto vai custar?

Como já destacado acima, o serviço é gratuito para clientes com CPF. Já clientes de instituição com CNPJ pagarão taxa para uso do sistema.

Para aderir ao Pix, basta acessar o aplicativo ou site de seu banco e procurar pela opção de cadastrar chave Pix.

Não será difícil de encontrar, pois neste momento todos os bancos estão buscando ter mais clientes cadastrados em sua plataforma para utilizar o serviço.

Qualquer cliente pode cadastrar uma chave Pix.

Ao todo, é possível ter até cinco chaves para usar o Pix. Podem ser divididas em cinco instituições diferentes ou até mesmo cadastrada na mesma conta.

Fonte: Folha Go

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?