Prestação de Serviços: o que é, como funciona e os desafios

Para te ajudar a compreender o que é a Prestação de Serviços, como o segmento funciona e quais são seus principais desafios no cenário nacional, elaboramos este guia. Confira o conteúdo e fique em dia com esse assunto!

A Prestação de Serviços é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Só em 2022, por exemplo, houve um aumento de 8,3% no setor – o que, de acordo com o IBGE, foi um novo recorde. Por ter uma grande participação na economia brasileira, a área abrange diversas atividades e está constantemente presente em nosso dia a dia.   

O que é a Prestação de Serviços? 

Para começar, Prestação de Serviços é o nome dado a qualquer atividade econômica que é feita para suprir as demandas do mercado e que, muitas vezes, não envolve uma mercadoria.  

É um tipo de bem produzido e consumido de forma simultânea, onde o consumidor não tem posse sobre ele – porque, ao invés de pagar pela propriedade, o consumidor paga pelo trabalho, disponibilização ou experiência ofertada pelo prestador de serviços.  

Para facilitar, trouxemos alguns exemplos de áreas onde há prestações de serviços e que utilizamos constantemente: 

  • Educação 
  • Alimentação 
  • Transporte 
  • Beleza 
  • Saúde 

Produtos x Serviços: qual é a diferença entre eles? 

Enquanto os Produtos são bens tangíveis, os Serviços são bens intangíveis. Isso significa que vender um produto é diferente de prestar um serviço porque, enquanto o produto é um material físico produzido para transmissão de posse ao comprador, o serviço não possui o formato físico de uma mercadoria e é consumido ao mesmo tempo em que é produzido.  

Enquanto um carro, por exemplo, é um bem tangível e um produto, as corridas dos motoristas de aplicativo são intangíveis, são serviços prestados.  

Quando falamos de prestação de serviços, é importante ter em mente que a área envolve profissionais que entendem as necessidades das pessoas e, por isso, oferecem atividades que irão supri-las.  

Quais são as principais características da Prestação de Serviços? 

As principais características da Prestação de Serviços são simultaneidade, intangibilidade, imperecibilidade e ausência de troca de propriedade.  

Simultaneidade   

Aqui, como já mencionamos anteriormente, a produção e o consumo ocorrem simultaneamente. Desta forma, a satisfação imediata do cliente é a prioridade das empresas prestadoras de serviço — uma vez que não é possível “trocá-la” em caso de insatisfação.  

Intangibilidade 

Na intangibilidade, o serviço prestado não é tateável. Isso significa que o consumidor recebe o serviço prestado, usufrui dele e então tem uma opinião sobre a experiência — e é importante destacar que é difícil mensurá-lo, uma vez que as pessoas têm percepções diferentes sobre o serviço que contrataram.   

Imperecibilidade 

Se os produtos são bens perecíveis, os serviços são imperecíveis. Isso significa que um serviço prestado não tem ligação à sua durabilidade – mas se a prestadora de serviços oferecer um trabalho ruim, a experiência do cliente será negativa e é necessário refazer o serviço.  

Ausência de troca de propriedade  

Quando o consumidor adquire um serviço, ele paga apenas para usufruir daquele serviço e não há troca de propriedades nessa transação. Um exemplo simples é referente aos serviços de segurança: o consumidor contrata a proteção fornecida pela empresa, não contrata o profissional que irá realizá-la.   

Quais atividades são consideradas como Serviços? 

São inúmeras as atividades que consideramos como prestação de serviços. Presentes no nosso cotidiano, temos os exemplos:  

  • Hospedagens (hotéis e pousadas); 
  • Agências de turismo e viagem;
  • Instituições de ensino (idiomas inclusos); 
  • Serviços de limpeza e manutenção predial; 
  • Seguradoras residenciais e de veículos; 
  • Salões de beleza; 
  • Academias; 
  • Cinemas e teatros; 
  • Locações de equipamentos em geral; 
  • Empresas de jardinagem.  

Principais desafios das Prestadoras de Serviços 

Cada prestadora de serviços tem suas particularidades, é claro. No entanto, existem desafios que todas elas podem enfrentar no mercado. Vamos falar sobre os principais.  

Dificuldades em precificar os serviços oferecidos 

Quando se trata de definir o preço de seu trabalho, a prestadora pode enfrentar uma série de dificuldades. Isso acontece porque é extremamente complexo definir o valor de um serviço, pois ele envolve fatores como tempo empregado na atividade oferecida, mensalidades, recursos e demais particularidades.  

Sendo assim, é comum que cada prestadora de serviços tenha seus preços baseados em desempenho e esforços utilizados – e esses preços variam de prestadora para prestadora.  

Variabilidade na receita 

As prestadoras de serviços têm seus faturamentos variados graças às demandas diversificadas que recebem. Tudo depende da área em que a prestadora atua e as necessidades que ela atende.  

Se falarmos de um escritório de contabilidade, por exemplo, é comum ter clientes fixos todos os meses e é possível prever o faturamento em cima desses serviços prestados.  

Custos com colaboradores 

As prestadoras de serviços devem ficar atentas ao desempenho e produtividade de seus colaboradores. Se o gestor está em dia quanto aos indicadores de performance, é possível identificar inconsistências que podem gerar custos e resolvê-las o quanto antes – garantindo a satisfação dos clientes e a qualidade de seus trabalhos.   

Dificuldades na previsão de demanda 

É um erro comum pensar que, por se tratar de uma prestadora de serviços, a previsão de demanda não é prioridade. Por mais que a prestadora tenha um estoque pequeno para gerenciar, é preciso estar atento e investir em estimativas de venda para suprir as necessidades dos clientes. 

Prestação de Serviços no Brasil: qual é o cenário? 

O setor de Prestação de Serviços é o que, atualmente, mais gera empregos no Brasil. Ele também representa dois terços da atividade econômica do país e impacta fortemente no PIB.   

De acordo com dados levantados pelo IBGE, o segmento cresceu cerca de 8,3% no ano de 2022. Para o IBGE, o bom desempenho é influenciado pela volta de serviços presenciais após o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia nos anos de 2020 e 2021.  

Segundo o instituto, ainda, as áreas que mais contribuíram para o resultado positivo de 2022 são as de transporte terrestre (com alta de 18,4%) e transporte aéreo (com alta de 28,6%). Os dados apontam, também, uma crescente expansão nos serviços de locação de automóveis, engenharia, pagamentos eletrônicos e promoção de eventos.  

Para complementar o estudo, outros avanços relevantes observados foram nos serviços de restaurantes, hotéis e academias. Na linha de frente da economia brasileira, a Prestação de Serviços está presente e tende a ficar cada vez mais forte.  

Dicas para aprimorar a Prestação de Serviços 

Mesmo com tantos desafios, o setor está em constante crescimento. Para te ajudar a aprimorar ainda mais a gestão da sua prestadora de serviços, separamos algumas dicas importantes.  

Estudo de custos 

Antes de tudo, é importante que uma análise de custos seja realizada pelo empreendedor. Ela serve para, justamente, chegar a valores justos e equilibrar as finanças da prestadora de serviços — e essa análise deve envolver, também, custos variáveis e fixos.   

Precificação 

Como mencionamos anteriormente, a precificação dos serviços oferecidos é uma das maiores dificuldades enfrentadas.  

Sendo assim, ao estipular um preço para os serviços, é importante levar em conta a margem de lucro esperada e a percepção de valor do consumidor – e o valor, nesse caso, é a forma como o consumidor entende o preço estipulado para aquele determinado serviço.  

Reajuste de contratos 

Periodicamente, é necessário consultar os contratos já realizados para ter uma estimativa do que já foi lucrado, assim como a estimativa de novas receitas. Além disso, o controle nos contratos oferece a percepção da capacidade da prestadora em fechar novos negócios.    

Atenção ao consumidor

Os consumidores não buscam apenas a qualidade nos serviços oferecidos, eles buscam a satisfação de suas necessidades. Para isso, é importante que a prestadora entenda quem é seu público-alvo e o que ela deve oferecer para que suas solicitações e, até mesmo problemas, sejam resolvidos da melhor forma possível. 

Utilize tecnologia especializada

Com a rotina cada vez mais online e atualizada, é necessário que a prestadora de serviços esteja em constante evolução. Uma das formas de garantir que seus negócios estejam sempre alinhados é utilizar ferramentas que centralizem dados e facilitem o controle da empresa. 

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

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