Recursos do WMS: reduza custos do centro de distribuição

Com o sistema de gerenciamento de armazém WMS, sua empresa pode melhorar a eficiência e reduzir custos de todos os processos do centro de distribuição.

A administração de um armazém ou centro de distribuição produtivo exige uma abordagem planejada, que leva em conta as pessoas, os sistemas, os produtos e o espaço físico.  

Esses elementos precisam trabalhar juntos para atingir três objetivos principais: receber produtos, armazenar mercadorias e fazer com que os pedidos sejam despachados. 

Nos últimos anos, a persistente escassez de mão de obra, o crescimento do comércio eletrônico e as contínuas restrições da cadeia de suprimentos apresentaram novos desafios para a maioria dos operadores de centros de distribuição.  

sistema de gerenciamento de armazéns WMS (sigla em inglês de Warehouse Management System) tem se mostrado um forte aliado no enfrentamento dessas complexidades. 

O mais recente “Estudo de Tecnologia de Manuseio de Materiais”, produzido pelo grupo de pesquisas norte-americano Peerless Research Group — especializado em produtos e serviços de cadeia de suprimentos, logística e manuseio de materiais —, identificou que: 

  • mais da metade (56%) das empresas consultadas já usava o WMS em suas operações; 
  • outras 32% relataram estar em processo de avaliação, compra ou atualização desse software nos 24 meses seguintes ao levantamento.  

O principal motivo de tamanha demanda? A adoção desses sistemas é uma vantagem competitiva sustentável para os negócios. Os números mostram que as empresas com mais tecnologias aplicadas em suas operações têm resultados econômicos melhores.  

São soluções para resolver problemas e simplificar processos, que podem ser de custo, de escalabilidade ou de alta dependência de mão de obra, entre outros.  

O que é e como funciona o WMS

WMS é um sistema de gestão de atividades relacionadas ao estoque, à movimentação e ao armazenamento de mercadorias dentro de um centro de distribuição.  

Ele contribui para a redução de custos, ajuda a melhorar a eficiência, aumenta a visibilidade e o controle das operações. Sobretudo, facilita a adaptação das empresas às mudanças do mercado. Veja como funciona

  1. Recebimento de mercadorias: o WMS inicia o processo de recebimento com o registro de dados sobre os itens recebidos: quantidade, descrição, número de lote. A inserção pode ser manual ou leitores de código de barras ou RFID (identificação por radiofrequência). 
  2. Armazenamento e localização de produtos: o software atribui um local no armazém para cada item, com base em critérios como tamanho, peso, características e métodos de armazenamento definidos. Ele registra a localização exata dos produtos para permitir uma busca e recuperação mais eficientes. 
  3. Entrada e saída das mercadorias: o sistema de gerenciamento controla os níveis de estoque, pois registra a entrada e saída dos produtos. Ele também fornece informações em tempo real sobre a disponibilidade de mercadorias e auxilia na realização periódica de inventários. 
  4. Preparação do pedido: depois de receber e registrar o pedido, o WMS inicia o processo de preparação. Ele fornece instruções sobre quais itens devem ser coletados e em qual quantidade. O sistema otimiza a sequência de coleta para minimizar o tempo e a distância percorrida pelos operadores. 
  5. Embalagem e expedição: o sistema de gestão indica os materiais de embalagem mais adequados e a maneira correta de embalar os produtos. Além disso, ele rastreia os itens embalados, imprime etiquetas de envio e gera documentação para a expedição. 
  6. Rastreamento e monitoramento: o software registra e rastreia a movimentação de produtos no armazém em tempo real. Isso permite que a equipe de gerenciamento acompanhe o status dos pedidos, verifique o cumprimento dos prazos de entrega e identifique possíveis gargalos ou áreas de melhoria. 
  7. Integração com outros sistemas: O WMS geralmente pode ser integrado a outros sistemas. Os principais são: 
  • Gestão empresarial (ERP, sigla em inglês de Enterprise Resource Planning);  
  • De transporte, como o TMS (sigla em inglês de Transportation Management System);  
  • De leitura de código de barras ou RFID (sigla em inglês para Radio Frequency Identification, ou identificação por radiofrequência).  

Essa integração permite o compartilhamento de dados importantes e a sincronização das informações em toda a cadeia de suprimentos

Quais são as principais funcionalidades do WMS? 

empresa pode usar as principais funcionalidades desse software para enfrentar desafios econômicos e fortalecer a posição competitiva. Veja alguns recursos do WMS

  • Controle de estoque com informações em tempo real; 
  • Recebimento e conferência de mercadorias; 
  • Gerenciamento de localização de produtos; 
  • Entrada de documentos fiscais: entrada e saída. Manual ou eletrônica; 
  • Endereço de picking fixo e dinâmico; 
  • Múltiplos produtos por endereço; 
  • Múltiplos endereços por produto; 
  • Endereços de picking de unidades separados de picking de embalagens múltiplas; 
  • Histórico de posições ocupadas; 
  • Gestão de setores; 
  • Gestão de regiões de separação; 
  • Conferência da alocação/localização; 
  • Planejamento e execução de tarefas de picking e packing
  • Gestão de quarentena/bloqueios e desbloqueios de lotes; 
  • Estratégias de separação: por pedido, onda, blocado, carga; 
  • Gestão de shelf life e data crítica; 
  • Rastreamento de lotes e validades; 
  • Agendamento de transporte; 
  • Geração de documentos e relatórios. 

Essas são algumas das principais funcionalidades desse sistema. É importante destacar, que os recursos do WMS podem variar entre as soluções e de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.  

Qual tipo de empresa pode usar o WMS?  

WMS é um software que pode ser utilizado por negócios de uma ampla gama de setores, onde o gerenciamento de estoque e a movimentação de produtos são essenciais para o seu sucesso. Veja alguns exemplos dessa versatilidade: 

IndústriaVarejoDistribuiçãoAtacadoE-commerce
  • Indústria
  • Varejo
  • Distribuição
  • Atacado
  • E–commerce

Em todos eles, a implementação desse sistema de gestão pode trazer melhorias significativas na eficiência, precisão e visibilidade operacional, resultando em redução de custos e melhor serviço ao cliente. 

Quais recursos do WMS podem ser usados para reduzir custos

Uma das principais vantagens do WMS é a redução de custos das operações do armazém. 

Como eu consigo, por exemplo, dentro de um centro de distribuição, receber e separar mercadorias mais rapidamente e ter menos perdas de estoque por um fator simples, como produtos com datas de validade prestes a vencer? Por meio de recursos de rastreamento e controle de inventário, o WMS identifica produtos no estoque nessa situação.  

software pode ser configurado para gerar alertas e notificações automáticas. Esses alertas podem ser enviados aos responsáveis pela gestão do estoque para acelerar a movimentação desses itens antes de vencerem ou iniciar ações de venda e promoção. 

WMS também pode ser configurado para priorizar o picking e a expedição dos produtos que estão próximos da data de vencimento.  

Dessa forma, o sistema de gerenciamento otimiza as operações e garante que os itens mais antigos sejam enviados primeiro, evitando perdas por vencimento. 

A seguir, confira o que o sistema WMS pode fazer para ajudar empresas a reduzir custos.  

Otimização de layout e espaço 

Uma das vantagens do WMS é melhorar o aproveitamento dos espaços com o uso de regras de armazenagem e endereçamento automático.  

Isso inclui a definição de estratégias de armazenamento eficientes, como a verticalização, a consolidação de estoque e o uso de técnicas de picking inteligente. São ações que reduzem a necessidade de expansões físicas ou aquisição de espaços adicionais desnecessários.  

Controle preciso do estoque 

Um dos recursos é a total acuracidade do estoque, através de estratégias de inventário e conferência das mercadorias em todas as etapas de movimentação.  

Um controle de estoque preciso e com informações em tempo real evita a falta de produtos e reduz a necessidade de encomendas urgentes a preços elevados.  

Além disso, o WMS ajuda a identificar itens obsoletos ou de baixo giro, permitindo a adoção de medidas para reduzir o estoque excessivo e evitar custos desnecessários de armazenamento. 

Redução de perdas e avarias  

Através de regras de conferência no recebimento, movimentação, separação e inventários das mercadorias, o sistema WMS pode reduzir perdas e avarias. 

Aumento da produtividade  

Ao otimizar as operações e fornecer recursos, como direcionamento automático para a próxima tarefa, o sistema de gestão aumenta a produtividade da equipe. Isso permite fazer mais com menos recursos, reduzindo os custos de mão de obra. 

Planejamento eficiente 

sistema de gerenciamento dá acesso a dados históricos e em tempo real sobre o desempenho do centro de distribuição. Isso ajuda no planejamento eficiente da capacidade e no dimensionamento da equipe de acordo com a demanda. Evitar excesso ou falta de pessoal adequado reduz os custos operacionais. 

Minimização de movimentação desnecessária 

sistema WMS pode otimizar o fluxo de trabalho e a localização dos produtos dentro do centro de distribuição. Isso reduz movimentações desnecessárias, como deslocar produtos de um lado para outro do armazém. O que significa menor consumo de tempo e recursos.  

Gerenciamento eficaz de fornecedores 

Uma das vantagens do WMS é o sistema rastrear o desempenho dos fornecedores em relação a prazos de entrega, qualidade e precisão. Com a identificação de quais fornecedores são mais eficientes, é possível negociar preços mais favoráveis. 

Monitoramento e análise de desempenho 

WMS fornece recursos de monitoramento e análise de dados, permitindo avaliar o desempenho do centro de distribuição.  

Monitorar indicadores-chave de desempenho (KPIs), como taxa de utilização do espaço, tempo de processamento de pedidos e acuracidade do inventário, ajuda a identificar áreas de melhoria e tomar medidas corretivas para reduzir custos operacionais. 

É importante ressaltar, que a escolha e a implementação adequada do sistema, juntamente com boas práticas de gerenciamento, são fundamentais para melhorar resultados financeiros e alcançar economias significativas. 

 Como a empresa pode implementar o WMS

A implementação de um Warehouse Management System (WMS) envolve várias etapas para garantir uma transição bem-sucedida para a nova solução: 

  1. Avalie necessidades e objetivos: a empresa deve realizar uma análise interna para avaliar todos os processos atuais, desafios enfrentados, requisitos de negócios e as metas a serem alcançadas com a implementação do software
  2.  Escolha o fornecedor adequado: isso inclui analisar os recursos do WMS oferecido, experiência no setor, suporte pós-implementação, custos envolvidos e compatibilidade com os sistemas existentes da empresa; 
  3.  Adapte design e processos: o design do layout do armazém e dos fluxos de trabalho devem ser definidos para garantir uma configuração adequada do software
  4.  Realize as configurações corretamente: o WMS precisa ser configurado de acordo com os requisitos e processos específicos da empresa. Isso inclui a personalização de campos, regras de negócios, fluxos de trabalho, relatórios e integrações; 
  5.  Capacite e teste: antes da implementação, teste as principais funcionalidades do WMS e a integração com outros sistemas. Simule cenários reais para garantir que o sistema de gestão atenda às necessidades da empresa. Treine os usuários; 

Por que a Senior é o fornecedor ideal para o seu WMS

Cada empresa terá particularidades durante o processo de implantação do WMS. O apoio do fornecedor é crucial para que os resultados esperados sejam alcançados. Por isso, fale conosco para avaliarmos qual é a melhor solução para o seu negócio.  

A Senior fornece orientação e suporte durante todas as fases do projeto. Além de uma robusta documentação técnica, disponível para consulta no Portal de Documentação a qualquer hora e sem a necessidade de realizar login.  

Dessa forma, a empresa pode utilizar os recursos do WMS em todos os processos do centro de distribuição. Seja na movimentação de mercadorias dentro do armazém ou no planejamento de embarque, a solução de gestão de armazenagem da Senior tem o compromisso de melhorar a eficiência e reduzir custos da operação. 

Esse sistema de gestão atende a negócios de todos os portes, sejam atacadistas ou distribuidores.  Ele promove a redução de custos operacionais, permite acompanhar os resultados do armazém de forma simplificada, automatiza tarefas e as distribui automaticamente, e estabelece prioridades de ações.  

Além disso, a solução é constantemente atualizada com as mais modernas tecnologias do mercado.  

A Senior é pioneira na aplicação de Inteligência Artificial (IA) em WMS no Brasil. Essa tecnologia permite que o sistema gere insights, análises, informações em tempo real.  

A IA também promove melhorias no gerenciamento de estoque. Pois analisa dados sobre vendas, sazonalidade e histórico para prever a demanda futura e evitar a falta ou excesso de produtos no armazém. 

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?