Reforma Tributária: Como preparar seu negócio com 7 ações práticas ainda em 2025

A Reforma Tributária já começou, você sabe como preparar seu negócio? Em poucos meses, você sentirá os efeitos da mudança na gestão fiscal da sua empresa. Em janeiro de 2026, o IBS e a CBS — que compõem o modelo IVA Dual — começam a aparecer nas notas fiscais e, em 2027, passam a ser cobrados de fato.

A chave para atravessar essa transição com segurança é simples: preparação. Pensando nisso, listamos 7 ações práticas que vão ajudar você a se organizar ainda em 2025 e garantir tranquilidade durante a mudança.

Como se preparar na prática para a Reforma Tributária ainda em 2025

Com as 7 ações mapeadas pela Graziele França, especialista em Reforma Tributária da WK, você sabe como se preparar e pode organizar sua gestão fiscal com eficiência e segurança a partir de agora.

1. Verifique seu sistema de emissão de notas

Se sua empresa está no lucro real ou presumido, confirme se o sistema de emissão de NF-e, NFS-e ou NFC-e já está preparado para os novos campos e cálculos do IBS e da CBS. Os tributos não serão efetivamente cobrados em 2026, mas já devem ser calculados e constar nos documentos fiscais.

Além disso, se você presta serviços ou comercializa produtos com alíquota reduzida, fique atento: a partir de janeiro de 2026, os documentos fiscais também precisarão prever esse tipo de operação.

conforme a NT 2025.002, o Simples Nacional estará isento da obrigação de informar os campos de IBS e CBS em 2026.

2. Teste a emissão de documentos fiscais eletrônicos

A NT 2025.002 prevê a fase de homologação entre julho e outubro de 2025. A partir de janeiro de 2026 tudo começa pra valer!

Nesse período, sua empresa deve testar a emissão de documentos fiscais eletrônicos considerando os cálculos dos novos tributos e a geração do arquivo XML dentro da nova sistemática.

O uso do ambiente de homologação é fundamental para validar cálculos, arquivos e integrações no ERP com segurança, garantindo que tudo esteja em ordem antes da obrigatoriedade.

3. Treine e prepare sua equipe com conteúdos da Reforma Tributária

Estude a Lei Complementar nº 214/2025 junto ao seu time. Mapeie os impactos da reforma nos produtos e serviços da sua empresa e prepare todos para as mudanças.

4. Revise sua cadeia de suprimentos

Identifique fornecedores que geram direito ao crédito integral de IBS e CBS e quais não. A escolha de fornecedores competitivos pode redefinir toda sua estratégia de compras.

5. Converse com fornecedores e ajuste contratos

Negocie como ficará o fornecimento de produtos e serviços, já que ICMS e ISS continuarão convivendo com os novos tributos durante a transição e o IBS e a CBS serão calculados fora do preço de venda. Uma negociação antecipada evita conflitos na hora da cobrança.

6. Reavalie benefícios fiscais

Se sua empresa utiliza benefícios de ICMS, PIS ou Cofins, calcule o impacto da redução ou fim desses incentivos no preço de venda e no faturamento. Lembre-se: em 2033 o ICMS não terá mais benefícios. Ignorar esse ponto pode comprometer sua margem de lucro.

7. Reavalie a localização da sua empresa

Se sua empresa está instalada em determinado estado ou município por causa de benefícios fiscais, avalie se essa estratégia continuará fazendo sentido após a Reforma Tributária. Com o fim do ICMS em 2033, fatores como custo logístico ganharão ainda mais peso, especialmente para empresas localizadas longe de centros de distribuição.

Curiosidade: a mudança não valerá para a Zona Franca de Manaus, que opera sob regras diferenciadas e exclusivas.

Saiba como se preparar e esteja pronto para a transição da Reforma Tributáira sem medo com o WK Radar

Essas são as primeiras ações que sua empresa pode (e deve) implementar desde já para se preparar para a Reforma Tributária.

Para colocar cada uma delas em prática com agilidade e segurança, conte com a tecnologia do WK Radar! Um ERP completo, que integra todos os setores da sua empresa para aumentar a eficiência e reduzir custos na sua gestão financeira.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: WK.