SaaS: o software como serviço no trabalho

O SaaS transformou a forma de trabalhar nas empresas, agilizando as tarefas e facilitando os processos. Saiba mais sobre essa tecnologia.

O avanço da tecnologia revolucionou as relações, a comunicação e a forma de trabalhar, trazendo mais agilidade na troca de informações e praticidade na execução das tarefas. A internet teve um papel fundamental nessas mudanças e, cada vez mais, continua avançando e trazendo novidades para facilitar o dia a dia de pessoas e empresas.

Entre os recursos que trouxeram mais possibilidades estão a computação em nuvem e o SaaS. A seguir, você vai entender melhor esse conceito e quais são as as vantagens que o SaaS oferece ao mundo corporativo.

O que é SaaS?

Como vimos no artigo anterior, Cloud Computing ou Computação em Nuvem, se refere à utilização de recursos e serviços através da internet. Alguns exemplos práticos são o uso de softwares, armazenamento de arquivos, banco de dados, IoT e muitas outras ideias que se beneficiam com a praticidade da rede.

O SaaS também é uma das categorias de Cloud Computing, que todos nós já utilizamos há algum tempo. Alguns exemplos de SaaS são o gmail, hotmail e yahoo. Ao criar seu e-mail, você utilizou o serviço e, enquanto as empresas entregavam o software, você acessava seus e-mails de qualquer lugar, sem a preocupação de manter um ambiente ou adquirir um hardware ou software para acessá-los. Bastava acessar a internet e realizar o login em sua conta.

É exatamente isso que o SaaS – Software as a Service – significa: uma forma de entrega de software que utiliza a internet. Na maneira tradicional, você compraria um software para instalá-lo dentro do seu ambiente. Com o SaaS, essa barreira é quebrada, pois nenhum hardware, banco de dados ou software em caixa precisa ser adquirido ou mantido. Com o SaaS, o cliente geralmente tem a versão mais recente do aplicativo comprado, salvo algo específico em contrato.

As vantagens do SaaS

A utilização do SaaS traz inúmeras vantagens para as empresas, que normalmente dependem de diversos tipos de software para a gestão de cada área, como finanças, estoque, logística e segurança.

Veja os principais benefícios:

Acessibilidade

Por estar em um data center, hospedado na nuvem, o software está sempre disponível, não importando o ponto geográfico de acesso. O provedor deste software é capaz de atender e suportar um grande número de requisições.

Segurança

Uma preocupação de todos é a segurança dos dados, seja por sua integridade, confidencialidade ou disponibilidade. A integridade é a preservação dos dados da forma que foram gravados, sem nenhuma interferência externa para corrompê-los. A confidencialidade é a garantia de que as informações são acessadas somente por quem realmente pode ter acesso a elas. Por fim, a disponibilidade é o acesso a informações para serem consultadas. Todas essas preocupações passam a ser do provedor de software e não mais do cliente.

Economia

O SaaS também agrada ao bolso. Se antes você precisava realizar a aquisição de hardware, licenças de sistemas operacionais e bancos de dados, com o SaaS isso fica para trás, o que ainda ajuda a eliminar o uso de softwares piratas.

As provedoras de SaaS realizam a entrega do acesso ao software e se preocupam com todas as aquisições. Ou seja, toda a gestão dos aplicativos SaaS passa a ser responsabilidade da empresa que oferece o software nesse modelo.

Soluções em Saas

A Senior possui uma gama de SaaS software, que incluem o suporte, manutenção e atualizações, tudo incluso em uma mensalidade.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?