Os dias 26 e 27 de julho foram de pura inspiração em tecnologia e inovação para quem esteve no Fórum E-commerce 2016 ou nos acompanhou via Twitter. Clientes, parceiros muitos interessados estiveram presentes interagindo na feira.
A Senior assistiu às palestras e reuniu insights bem interessantes para quem busca novas informações sobre e-commerce. Trazemos a seguir um resumo do que teve de melhor.
Maurício Bastos, Gerente de E-commerce da Arezzo&Co, cliente da Senior, fez sua palestra sobre como a empresa usa as estratégias omnichannel.
“E se o digital pudesse reinventar o mundo físico e resultar em experiência, com foco no cliente?” – Maurício Bastos da @AREZZO_ #omni
— Senior (@sistemas_senior) July 26, 2016
Para Maurício, a essência do omnichannel faz o cliente sentir e saber que a Arezzo é uma só. Ele considera os canais online tão importantes a ponto de influenciarem em até 65% o processo de compra até 2020.
André Fatala, CTO da Luiza Labs, projeto do Magazine Luiza, falou sobre a digitalização do ponto físico, integrando o uso da internet das coisas no varejo e e-commerce. Em primeiro lugar, ele acredita que a TI não deve ser só uma área de recebimento e entrega de demandas, mas de desenvolvimento de tecnologia. Nesse processo, ele revelou o principal desafio do Magazine: transformar uma empresa tradicional com departamento digital em uma empresa digital com pontos físicos e calor humano.
23% das vendas da @magazineluiza, que também é cliente da Senior, vem do digital, e continua crescendo –@andrefatala #ForumEcommerce2016
— Senior (@sistemas_senior) July 26, 2016
Mauro Freitag, Diretor de Operações da Oppa, cliente da Senior, compareceu para falar sobre a automação de centros de logísticas no e-commerce. Ele afirma que a cadeia de logística envolve o inbound, as operações internas e o outbound. O inbound é fornecedor, transporte, qualidade e recebimento e o cross-docking é o segredo da entrega rápida através do software WMS.
Freitag da @oppadesign – WMS, ERP, plataforma e-commerce: você nunca será tão bom para o cliente se não tiver bons softwares dentro de casa.
— Senior (@sistemas_senior) July 26, 2016
Mariana Zao, Gerente de RH da OLX, e Sacha Juanuk, Gestor de Processos da Mormaii, participaram do painel sobre gestão de pessoas no e-commerce e falaram sobre os desafios de montar a melhor equipe.
Para Mariana, há 3 tipos de retenção de pessoas: dinheiro, conforto e aprendizado; a OLX aposta em compartilhar conhecimento. O conceito da empresa envolve testar rápido e errar rápido para aprender rápido, inclusive em RH.
“A melhor coisa que uma empresa pode dar ao colaborador, além do conhecimento, é a liberdade”. Sacha Juanuk, da @mormaiioficial
— Senior (@sistemas_senior) July 26, 2016
Juanuk reforça que para equilibrar flexibilidade e resultado, é essencial que os colaboradores compartilhem o propósito da empresa.
Laszlo Varga, CEO da Euroflorist, veio de longe para compartilhar suas experiências em 21 anos de e-commerce e o crescimento em diferentes regiões. Diferenças culturais são relevantes: ter gerentes de e-commerce específicos para cada país elevou imediatamente o ROI da empresa.
“Se você não está ouvindo seu consumidor, alguém está”. Laszlo Varga #ForumEcommerce2016
— Senior (@sistemas_senior) July 27, 2016
Varga aconselha: para melhorar a usabilidade, é preciso testar. “Assim que você entender que não pode prever o futuro, mais rápido terá resultados. ” Além disso, ouça, seja inovador, adapte. Mas o mais importante: seja RÁPIDO.
Neil Patel, co-fundador da Crazy Egg & Hello Bar, apresentou dicas de como alavancar as vendas do varejo online:
– Se você converte 1 cliente de 100, seu objetivo deve ser 2. Quando converter 2, deve ser sempre mais. ”
– Faça perguntas à sua lista de e-mails. “Pergunte, faça quizes – entenda seu público e ofereça produtos adequados. ” O engajamento através do quiz pode aumentar até 8,37% nas vendas do e-commerce
Primeiro insight: o dinheiro está nas pessoas que dizem não. “Consumidores que não compram imediatamente têm enorme potencial de voltar”.
— Senior (@sistemas_senior) July 27, 2016
– Usar a localização dos usuários é um importante fator de engajamento para gerar conversão.
– “É essencial saber que o que funciona para cada tipo de e-commerce pode não funcionar para outro. Sempre faça testes.”
– No varejo online, “foque em ofertas de longo prazo, não em receita de curto prazo.”
Juliana Perlingiere, Diretora de Planejamento Estratégico do enjoei :P, e Diego Kilian, Gerente de Vendas Multicanal da Raia Drogasil, palestraram sobre como encantar o cliente com modelos de serviços e atendimento para e-commerce. Juliana acredita que atendimento é o feedback vivo do produto que se entrega, e afirmou: o produto evoluiu para o serviço, que evoluiu para a experiência completa, da criação da marca à satisfação do cliente.
Juliana do @enjoei: se cada pessoa que comprou online em 2015 vendesse uma peça que não usa, esse mercado valeria R$3 bi #ForumEcommerce2016
— Senior (@sistemas_senior) July 27, 2016
Diego deu a dica: preocupe-se mais com operação. Operação boa é venda. E alertou: o cliente no e-commerce compra quando recebe a mercadoria.
Victor Bayata, Experienced Senior Executive da IKEA, fechou o Fórum E-commerce 2016 falando sobre como o mobile se adapta no omnichannel e qual a importância disso para o futuro do varejo. Ele defende que a tecnologia permite explorar novas experiências e conhecer o cliente e revelou a fórmula para o multichannel: conhecer o mercado e suas formas de compra e ter uma rede de distribuição.
Para Bayata, da @ikea, tudo gira em torno de experiências únicas, relevantes e integradas para o consumidor.#ForumEcommerce2016
— Senior (@sistemas_senior) July 27, 2016
E acrescentou: a experiência se torna melhor quando se conecta todos os canais, fortalece sua unicidade e oferece experiência de marca completa.
Fonte: Senior