Sistema Integrado de Segurança: tudo sobre

Entenda de uma vez por todas tudo o que você precisa saber sobre sistema integrado de segurança.

É inegável que o avanço tecnológico contribui para um mundo mais globalizado e conectado, tornando as informações mais democráticas e as pessoas ainda mais conectadas. Por outro lado, esta mesma tecnologia impõe mudanças cada vez mais rápidas à sociedade e as organizações, sejam elas de qualquer porte ou segmento.

Em um cenário tão volátil não é surpresa nenhuma que os gestores busquem cada vez mais inovação e tecnologia aliada a seus processos e sistemas. Mas tecnologias ou sistemas isolados não oferecem resultados eficientes, pelo contrário, podem apresentar resultados “míopes” gerando ações equivocadas e potencializando perdas.

Para minimizar estes “silos” tecnológicos, as organizações buscam cada vez mais integração entre seus processos e sistemas, permitindo um melhor acompanhamento e uma gestão mais eficiente, prática e integrada.

Não faltam exemplos destes cenários aos sistemas já tradicionais de recursos humanos (HCM), ERP ou logística. Também os Gestores de Segurança e Facilities vem buscando implantar recursos e sistemas capazes de se conectarem e até mesmo operarem de forma unificada, tornando a visão da área de segurança mais ampla e mais inteligente.

O que é sistema integrado de segurança?

Sistema Integrado de Segurança é mais que um sistema em si, ele é uma solução que integra todos os subsistemas ou módulos complementares de segurança, como por exemplo, sistemas de controle de acesso, CFTV, centrais de alarmes, gestão de incidentes, gestão de riscos, etc.

Possuem a capacidade de obter associações entre os sistemas resultando em uma informação mais completa para o Supervisor e o Gestor de Segurança, tornando a tomada de decisão mais precisa.

Na prática, por exemplo, podemos receber um incidente originado através de uma ronda do vigilante, relacionar as pessoas presentes no local através dos eventos de acesso registrados por uma catraca e até mesmo acompanhar estes eventos através das câmeras monitoras pelo CFTV.

É importante mencionarmos também que a maioria dos sistemas integrados disponíveis no mercado não são nativos, na verdade, resultam de integrações customizadas e em alguns casos, por mais que a informação seja compartilhada, o usuário possui interfaces diferentes para obter os dados. Soma-se a isso o fato de exigirem investimento em diversos treinamentos nos diferentes sistemas, além do relacionamento com vários fornecedores, custos de operação e TI.

A evolução dos sistemas integrados de segurança

Questione a qualquer gestor de Segurança quais suas principais dores e a resposta com certeza será a integração de seus sistemas de segurança. O alto investimento para sustentar a operação de vários sistemas, esforços envolvidos em atualizações e o famoso jogo de empurra-empurra de responsabilidades.

Por isso a integração de sistemas de segurança hoje já tornou-se uma espécie de comodities, evoluindo para um sistema unificado de segurança.

Adotando conceitos de PSIM (Physical Security Information Management), o principal diferencial é unificar em uma única plataforma todos os resultados obtidos de todos os subsistemas ou módulos de segurança.

Diante de um cenário crescente pela unificação dos dados em uma única plataforma, a Senior, através do Ronda Senior X, disponibiliza uma das ferramentas mais completas e avançadas do mercado para monitoramento de segurança do ambiente: o Supervisão de Ambientes.

A Supervisão de Ambiente é o sistema que unifica as informações do Controle de Acesso, Monitoramento de Alarmes, Monitoramento de Imagens (CFTV), Ronda de Vigilantes e Gestão de Incidentes, permitindo que a equipe de segurança utilize apenas uma plataforma para identificação, investigação e tratamento dos incidentes de segurança. Também torna-se uma plataforma colaborativa com o uso do aplicativo móvel de Gestão de Incidente, permitindo que os incidentes reportados à área de segurança sejam criados por qualquer pessoa através de um smartphone, até mesmo antes de se tornarem um incidente real.

Mais que agilidade nas operações e providências para garantir a continuidade das operações cernes das empresas, a unificação dos dados de segurança, na prática reduz custos provindos da contratação de customizações, variados contratos de manutenção, treinamentos e centraliza o relacionamento com o fornecedor.  

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?