Se você faz parte da liderança de uma empresa ou coordena alguma equipe, provavelmente tem grande curiosidade em saber: afinal, o que os seus colaboradores estão pensando do ambiente de trabalho?
Seria ótimo saber exatamente qual a opinião de cada um sobre a empresa, as lideranças e o ambiente. Através da pesquisa de clima organizacional você pode obter cada uma dessas respostas. Se ainda não ouviu falar em pesquisa de clima organizacional e não faz ideia do que estamos falando ou sabe e ainda tem dúvidas: calma aí, vamos te explicar tudo!
O que é pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é a ferramenta mais eficaz para coletar diversos dados dos seus funcionários. Essas pesquisas têm como objetivo reunir informações relevantes sobre a percepção dos colaboradores em relação a fatores internos da empresa, que podem contribuir ou afetar com a motivação e o desenvolvimento deles dentro da empresa.
O principal objetivo da pesquisa de clima organizacional é verificar a harmonia e qualidade do ambiente interno. Basicamente, através dos dados coletados por ela, é possível identificar o que deixa os funcionários satisfeitos e quais problemas que devem ser solucionados para melhorar o rendimento da equipe e otimizar o ambiente de trabalho.
Essa é uma ferramenta eficiente para mensurar se o ambiente de trabalho se encontra equilibrado e emocionalmente saudável, o que influencia diretamente no aumento da produtividade, na atração e retenção de talentos na empresa.
A pesquisa de clima precisa ser feita com muita responsabilidade e compromisso. As perguntas precisam ser objetivas, voltadas para a realidade da empresa, de forma que esta possa identificar os gaps que precisa trabalhar dentro da organização.

Principais vantagens da pesquisa de clima organizacional
Agora que você já está por dentro do objetivo e do que é pesquisa de clima organizacional, nossa equipe trouxe 5 vantagens das pesquisas de clima organizacional nas empresas. Acompanhe abaixo:
Comunicação direta com os colaboradores
Ao aplicar a pesquisa na empresa, a organização demonstra interesse em ouvir a opinião dos colaboradores. Consequentemente, a equipe se sente valorizada. Isso aumenta o engajamento e a participação do funcionário na empresa. Afinal, a pesquisa é uma oportunidade do funcionário compartilhar a sua perspectiva sobre o local de trabalho. Isso aumenta o grau de satisfação do colaborador com a empresa e além disso, garante que todos tenham a oportunidade de sugerir melhorias e mudanças que beneficiem a empresa como um todo.
Existem vários casos de organizações que acabam falindo justamente por não escutarem a percepção dos próprios funcionários sobre a empresa. A falta de diálogo entre os departamentos, ou até mesmo entre colaborador e chefe, pode ser fatal para o negócio. A pesquisa de clima organizacional permite uma garantia que toda a empresa tenha a oportunidade de manifestar o seu ponto de vista e contribuir com possíveis melhorias na comunicação interna.
Prevenção de crises internas
A falta de comunicação não é a única barreira que deve ser superada em uma empresa. Um ambiente com várias opiniões diferentes sempre está sujeito a conflitos de relacionamento.
Com uma pesquisa de clima organizacional, o setor de gestão de pessoas pode identificar a satisfação dos funcionários com os colegas de trabalho, se há algum colaborador que está dificultando o bom relacionamento entre os funcionários e tomar ações preventivas para assegurar a harmonia do ambiente. Afinal, os bons resultados também dependem da boa relação dos funcionários.
Retenção de talentos
A grande rotatividade de colaboradores sempre é um sinal de que alguma coisa não está certa. E nessa troca constante de equipe, você pode acabar perdendo grandes talentos!
Mesmo com salários atraentes, ambientes tóxicos com muitos conflitos ou estresses afetam a saúde e o desenvolvimento profissional dos colaboradores, fazendo com que procurem por novas oportunidades. Se a equipe está satisfeita com o ambiente de trabalho, dificilmente irá haver procura por outro emprego.
Feedbacks mais preciosos
Muitas organizações se preocupam com a imagem da empresa, investem em inovação e tecnologia e se esquecem da importância de manter o setor de recursos humanos atualizado, com métodos atuais. Não adianta levar em consideração apenas números e índices de mercado e ignorar a saúde e satisfação dos empregados.
Ao realizar uma pesquisa de clima organizacional, a organização demonstra interesse pelos feedbacks internos. Esses feedbacks podem ser transformados em insights valiosos para melhorar a produtividade e o dia a dia entre os colaboradores.
Como fazer a pesquisa de clima organizacional
Para se obter sucesso ao realizar uma pesquisa organizacional, é preciso definir alguns passos e executá-los de maneira responsável, evitando assim problemas com o resultado e aumentando a taxa de participação.
Listamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar a realizar uma pesquisa de clima organizacional e obter informações para entender o atual cenário da empresa e consequentemente propor melhorias, inclusive durante o período do home office:
1 – Garantir o anonimato
Muitos colaboradores deixam de contribuir com as pesquisas de clima devido o medo da exposição ou repreensão por parte da liderança. Por isso, um dos principais requisitos para se ter uma pesquisa de clima com alta taxa de engajamento é garantir o anonimato. Através de ferramentas online é possível criar formulários de pesquisa
2 – Fazer as perguntas certas
Esse item é muito importante para o sucesso da pesquisa de clima. O RH precisa rever constantemente as perguntas para que as respostas possam trazer de fato questões que precisam ser trabalhadas.
Estruturar as perguntas de acordo com a organização é muito importante, pois a pesquisa de clima precisa ser voltada para a realidade empresa.
O ideal é que as perguntas sejam estruturadas no modo múltipla escolha, como por exemplo:
3 – Apurar o resultado rapidamente
É essencial que além de realizar a pesquisa, a apuração do resultado seja feita o mais breve possível. Dessa forma, é possível identificar quais são os pontos levantados pelos colaboradores (positivos e negativos) e já iniciar o processo de criação das ações para atuar nesses indicadores. Aqui podemos levantar também a importância na transparência dos resultados da pesquisa, mostrando aos envolvidos os resultados e quais ações serão implementadas para resolver.
4 – Propor soluções de melhoria
Além de mapear os resultados da pesquisa, é necessário criar ações para melhorar os pontos negativos que foram evidenciados. Isso demonstra preocupação da empresa com as opiniões dos colaboradores e também garante a validade da pesquisa. Afinal, não adianta de nada realizar a pesquisa e não tomar providências com relação as respostas. Isso faz com que em uma próxima tentativa os colaboradores não queiram responder a pesquisa, já que não tiveram retorno
5- Feedback para os líderes
Os líderes são peças fundamentais na construção de um clima bom no ambiente de trabalho. Eles são responsáveis pela Gestão das Pessoas e precisam ter acesso as respostas da pesquisa para identificar situações que podem estar prejudicando o clima entre a equipe.
Há situações em que o colaborador reclama do próprio líder, nesse caso é fundamental que o RH atue para entender o contexto da situação e encontrar a melhor solução, sem expor o colaborador.
Além disso, a participação dos líderes é fundamental pois eles são responsáveis por engajar o time e acompanhar a participação dos liderados, garantindo que participem da pesquisa.
6 – Apresentação dos resultados
Além de realizar a pesquisa, é imprescindível que a empresa apresente os resultados aos colaboradores que responderam e também qual foi o plano de ação desenvolvido para trabalhar os pontos mencionados.
Concluindo
Realizar a pesquisa e tabular seus resultados pode ser um trabalho bastante exaustivo para toda a equipe de Gestão de Pessoas, na maioria dos casos o departamento responsável pela implementação e apuração. Pensando nisso, a Senior criou o Moods, uma solução inovadora que aumenta a produtividade da sua empresa através do acompanhamento do status do clima em tempo real.
A plataforma traz uma nova abordagem de gestão, que promove, de forma divertida, rápida e sigilosa, um espaço para que o colaborador se engaje e exponha seus reais sentimentos sobre o clima da organização.
Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!
Fonte: Senior Sistemas