Recrutamento inteligente: você sabe o que é?

Tire todas as suas dúvidas sobre recrutamento inteligente e saiba como contratar os melhores talentos.

A maneira de recrutar pessoas têm se transformado constantemente. Com a aceleração da transformação digital e a inovação cada vez mais presente nos processos de RH, as contratações se tornaram uma etapa fundamental na gestão estratégica de pessoas. 

Isso porque hoje há uma grande preocupação em investir em boas ferramentas de recrutamento e seleção que ajudem profissionais de recursos humanos a recrutar, selecionar, desenvolver e reter os melhores talentos no negócio. Isso é o que chamamos de recrutamento inteligente, quando todo o processo é estrategicamente pensado para atrair os candidatos ideias e para que o candidato mais apto e com mais fit com a vaga e a cultura organizacional da empresa seja escolhido. Vamos explicar mais detalhadamente a seguir. Acompanhe! 

O que é recrutamento inteligente?

Uma pergunta comum que pode surgir nas empresas é: o que é o recrutamento inteligente e o que devo fazer para implantar na minha empresa. Como mencionamos anteriormente, o conceito de recrutamento inteligente pode ser definido como o processo de recrutamento, seleção e triagem alinhados aos objetivos da empresa, filtrando os requisitos dos profissionais de acordo com suas competências, habilidades, comportamentos e fit cultural.

O recrutamento inteligente também é classificado como aquele que utiliza de diversas ferramentas e tecnologia para alcançar um nível de assertividade dos candidatos. Ferramentas como inteligência artificial, softwares de gestão de pessoas que oferecem testes e processos de seleção personalizáveis de acordo com a necessidade da empresa contribuem para que o processo seja ainda mais ágil e a contratação mais eficiente, melhorando a experiência dos candidatos e reduzindo os custos de contratação.

Por que usar o recrutamento inteligente?

Usar o recrutamento inteligente pode beneficiar a sua empresa de diversas formas, mas as razões para aderir e implementar essa estratégia pode ser resumida em alguns itens: 

  • utilização de ferramentas mais efetivas na análise de dados;
  • agilidade e otimização do processo;
  • redução significativa nos erros de contratação;
  • triagem imparcial (o sistema não leva em consideração a raça, a religião ou o sexo dos candidatos);
  • diminuição dos custos com contratações equivocadas.

Como funciona?

O recrutamento inteligente, assim como o mercado e o comportamento humano, muda de acordo com as influências externas, mudanças e novidades. Assim, é preciso que as empresas estejam preparadas para recrutar profissionais da melhor forma possível, aproveitando as tecnologias que o mercado oferece para os recrutadores.

As principais formas de fazer um recrutamento inteligente são através de teste de perfil comportamental, divulgação de vagas eficazes, otimização da triagem e o controle eficiente de todo o processo. Esses aspectos ajudam a fornecer os gargalos que podem prejudicar de alguma maneira as etapas.  

As vantagens do recrutamento inteligente

O recrutamento inteligente oferece vantagens tanto aos candidatos quanto à empresa que está aplicando o processo. Separamos alguns deles: 

Fit entre candidato e vaga

Sim, a probabilidade de você contratar alguém que tenha as skills perfeitas para determinada vaga aumenta e as chances de uma contratação acertada é muito maior. Quando o recrutamento inteligente é usado para entender e filtrar as informações dos candidatos e analisar características que são relevantes para o processo seletivo, fica mais fácil identificar o perfil ideal. Esses pontos são essenciais para o funcionamento de um processo assertivo.

Aqui, diferente da contração tradicional onde você só tem acesso às informações disponíveis em currículo, consegue criar perguntas e questões que façam sentido para a vaga. Combinando o processo de recrutamento inteligente com um software de gestão de pessoas adequado, fica mais fácil recrutar de acordo com a cultura da empresa e sem a influência pessoal e involuntária do recrutador. 

Diminui o turnover

Se a assertividade da contração aumenta, o turnover diminui, isso significa uma diminuição nos custos. Além disso, o turnover é um grande inimigo do clima organizacional, já que quando há muita rotatividade, as equipes precisam se adaptar constantemente aos novos contratados e vice-versa. 

Processo mais interativo

Quando você conta com uma plataforma para executar o processo de recrutamento e seleção, a interatividade com o candidato é maior e é possível oferecer uma experiência de navegação muito mais rica para os futuros colaboradores, o que já causa uma ótima impressão do seu negócio e fortalece a marca empregadora. 

Com a plataforma, você não fica limitado a ter apenas um local para cadastramento de currículos. A plataforma é usada para armazenar testes de perfil comportamental, divulgar vagas, compartilhar conteúdos interessantes sobre a sua empresa e isso estimula ainda mais o profissional a se tornar parte da equipe. 

Adeus, papel 

Estamos na era de eliminar papéis para oferecer aquela mãozinha consciente e sustentável ao meio ambiente e de quebra aproveitar melhor os espaços físicos. Que tal dar adeus aos currículos impressos e reunir todos os dados de forma estratégica armazenados em seu navegador?

Tanto para os recrutadores como para os talentos, é muito mais interessante ter uma ferramenta online que proporcione a pesquisa de dados e informações sobre o processo seletivo. 

RH mais estratégico

Por fim e não menos importante, é essencial para o funcionamento de um recrutamento inteligente permitir que os profissionais de RH foquem nas etapas mais aprofundadas do processo, deixando a triagem e as etapas iniciais que são mais “mecânicas” com a tecnologia. 

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?