Segundo uma pesquisa do World Forum Economic, pelo menos 50% dos profissionais precisarão de novos treinamentos até 2025 e 40% das habilidades de hoje devem mudar nos próximos 5 anos.
Isso porque, o mercado de trabalho está cada vez mais inconstante e com mudanças comportamentais e tecnológicas. Neste cenário, é que surgem os termos reskilling e upskilling.
Entenda neste artigo o que é reskilling e upskilling, suas diferenças e o papel do RH. Boa leitura!
O que é reskilling?
Em tradução para o português, reskilling significa requalificação e refere-se a um processo de reeducação em que a pessoa colaboradora desenvolve novas habilidades, competências e conhecimentos para desempenhar uma nova função. Esse processo acontece a partir de diferentes motivações.
Para entender melhor, veja um exemplo figurativo: Valéria desempenha um trabalho administrativo em uma empresa há muito tempo. Porém, com a transformação digital, algumas rotinas do seu trabalho estão em processo de automatização. Portanto, ela iniciou uma requalificação profissional, a partir de suas habilidades e interesses profissionais, para desempenhar uma nova oportunidade.
O que é upskilling?
Traduzido para o português, upskilling significa qualificação e se trata de um processo de aprendizado contínuo, em que a pessoa colaboradora aprimora seus conhecimentos e amplia suas habilidades em algo que já conhece.
Os objetivos do upskilling podem ser diferentes, como: alcançar uma promoção profissional, se tornar uma pessoa especialista ou, até mesmo, atender às novas demandas do mercado de trabalho.
Veja mais um exemplo figurativo para entender melhor: Richard é analista há alguns anos e tem como objetivo profissional se tornar um especialista. Para isso, ele pede feedbacks às pessoas com quem trabalha diretamente e estrutura um plano de desenvolvimento interno, com oportunidades de estudo e experiências, a fim de se qualificar ainda mais e alcançar seu propósito.
Qual a diferença entre reskilling e upskilling?
A própria nomenclatura dos nomes já aponta uma diferença entre os termos. A diferença entre o reskilling e o upskilling é que o primeiro é dedicado à requalificação profissional, para obter novos conhecimentos e trabalhar com algo novo, e o segundo é uma ampliação e atualização de conhecimentos.
O que é comum entre os dois é que ambos trazem benefícios para o crescimento profissional dos colaboradores e também para o crescimento do negócio, com pessoas cada vez mais capazes de lidar com os desafios e mudanças do mercado.
Qual é o papel do RH?
Um dos papéis de um RH estratégico é atuar frente a capacitação profissional dos colaboradores, identificando as necessidades de desenvolvimento de habilidades e criar programas de treinamento personalizados para atender a essas demandas específicas.
Isso envolve não apenas fornecer treinamentos técnicos, mas também promover o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que são cada vez mais valorizadas no ambiente de trabalho.
O RH deve se atentar ao planejamento e implementação de estratégias de treinamento de competências essenciais e alinhados com as metas organizacionais de curto e longo prazo.
Para isso, deve contar com o apoio de tecnologia para a gestão de pessoas, a fim de incentivar e facilitar o aprendizado contínuo entre os colaboradores, seja por meio de cursos formais, aprendizado online, mentoring ou outras iniciativas de desenvolvimento profissional.
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Fonte: Senior Sistemas