Reskilling e Upskilling: O que são, diferenças e o papel do RH

Segundo uma pesquisa do World Forum Economic, pelo menos 50% dos profissionais precisarão de novos treinamentos até 2025 e 40% das habilidades de hoje devem mudar nos próximos 5 anos. 

Isso porque, o mercado de trabalho está cada vez mais inconstante e com mudanças comportamentais e tecnológicas. Neste cenário, é que surgem os termos reskilling e upskilling

Entenda neste artigo o que é reskilling e upskilling, suas diferenças e o papel do RH. Boa leitura! 

O que é reskilling

Em tradução para o português, reskilling significa requalificação e refere-se a um processo de reeducação em que a pessoa colaboradora desenvolve novas habilidades, competências e conhecimentos para desempenhar uma nova função. Esse processo acontece a partir de diferentes motivações. 

Para entender melhor, veja um exemplo figurativo: Valéria desempenha um trabalho administrativo em uma empresa há muito tempo. Porém, com a transformação digital, algumas rotinas do seu trabalho estão em processo de automatização. Portanto, ela iniciou uma requalificação profissional, a partir de suas habilidades e interesses profissionais, para desempenhar uma nova oportunidade.

O que é upskilling

Traduzido para o português, upskilling significa qualificação e se trata de um processo de aprendizado contínuo, em que a pessoa colaboradora aprimora seus conhecimentos e amplia suas  habilidades em algo que já conhece. 

Os objetivos do upskilling podem ser diferentes, como: alcançar uma promoção profissional, se tornar uma pessoa especialista ou, até mesmo, atender às novas demandas do mercado de trabalho. 

Veja mais um exemplo figurativo para entender melhor: Richard é analista há alguns anos e tem como objetivo profissional se tornar um especialista. Para isso, ele pede feedbacks às pessoas com quem trabalha diretamente e estrutura um plano de desenvolvimento interno, com oportunidades de estudo e experiências, a fim de se qualificar ainda mais e alcançar seu propósito.

Qual a diferença entre reskilling e upskilling

A própria nomenclatura dos nomes já aponta uma diferença entre os termos. A diferença entre o reskilling e o upskilling é que o primeiro é dedicado à requalificação profissional, para obter novos conhecimentos e trabalhar com algo novo, e o segundo é uma ampliação e atualização de conhecimentos. 

O que é comum entre os dois é que ambos trazem benefícios para o crescimento profissional dos colaboradores e também para o crescimento do negócio, com pessoas cada vez mais capazes de lidar com os desafios e mudanças do mercado.

Qual é o papel do RH? 

Um dos papéis de um RH estratégico é atuar frente a capacitação profissional dos colaboradores, identificando as necessidades de desenvolvimento de habilidades e criar programas de treinamento personalizados para atender a essas demandas específicas. 

Isso envolve não apenas fornecer treinamentos técnicos, mas também promover o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que são cada vez mais valorizadas no ambiente de trabalho. 

O RH deve se atentar ao planejamento e implementação de estratégias de treinamento de competências essenciais e alinhados com as metas organizacionais de curto e longo prazo. 

Para isso, deve contar com o apoio de tecnologia para a gestão de pessoas, a fim de incentivar e facilitar o aprendizado contínuo entre os colaboradores, seja por meio de cursos formais, aprendizado online, mentoring ou outras iniciativas de desenvolvimento profissional. 

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Fonte: Senior Sistemas

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