Confira 7 boas práticas para uma gestão de custos eficiente na sua empresa

Fundamental para manter uma empresa saudável e fazê-la atingir seus objetivos, a gestão de custos nem sempre é uma tarefa simples, pois exige planejamento, disciplina e engajamento de toda a equipe. Trata-se de uma ação que dá solidez financeira e melhores condições ao negócio para enfrentar a concorrência e oferecer produtos e serviços de qualidade aos clientes.

Porém, sabemos que nem toda empresa consegue se preparar sozinha para enfrentar os desafios da gestão de custos. Por isso, preparamos este artigo com algumas dicas sobre como melhorar essa atividade no seu negócio. Siga com a gente e confira!

7 boas práticas para uma gestão de custos eficiente

A administração de uma empresa envolve inúmeras áreas e, dentro delas, diversas ações diferentes para que o negócio consiga se manter sustentável. Nesse sentido, a gestão de custos surge como um processo essencial que permite controlar os gastos e usar de forma inteligente e racional os recursos disponíveis.

Para fazer uma gestão de custos eficiente, elencamos 7 boas práticas que você pode aplicar na sua empresa agora mesmo! Veja quais são elas:

1 – Elabore um planejamento

Assim como em qualquer outro aspecto dentro da empresa, a melhor forma de iniciar uma nova ação é pelo planejamento. Antecipar de que forma deverão se comportar os gastos e planejar a maneira de conduzi-los fará toda a diferença para o sucesso da empresa.

Entretanto, não basta elaborar um plano excelente e não executá-lo de modo disciplinado. Valorize o seu esforço para projetar uma gestão de custos sustentável e persiga aquelas metas estabelecidas. Medir o andamento dos gastos com frequência é a melhor forma de manter tudo dentro do esperado.

2 – Diferencie os custos das despesas

Muitas vezes, tratamos custos e despesas como sinônimos, mas não deve ser assim. Eles têm papéis diferentes dentro da contabilidade da empresa. Enquanto os custos estão relacionados ao que é preciso investir para produzir ou comercializar um bem ou serviço, as despesas estão associadas à parte administrativa.

Com essa diferenciação estando clara, o que você precisa fazer é registrar cada um dos custos e das despesas de modo detalhado. No caso dos custos, fazendo isso, é possível entender o papel de cada um deles no processo produtivo e, assim, analisar a viabilidade de reduzir ou realocar valores conforme a necessidade.

3 – Envolva toda a equipe na gestão de custos

Uma empresa não funciona sozinha, então, com certeza, você não vai conseguir fazer a gestão de custos com apenas um par de mãos. Alcançar eficiência nesta tarefa depende da conscientização e do apoio de todos os colaboradores. É interessante, inclusive, criar mecanismos que abram espaço para que os funcionários possam expor suas ideias sobre este assunto.

É muito mais fácil, por exemplo, para quem está no chão de fábrica de uma indústria identificar pontos de desperdício e indicar formas de repará-los para reduzir os gastos do que esperar que um gestor faça isso. O gestor até verá o aumento dos gastos em suas planilhas, mas não conseguirá enxergar o problema com clareza, pois não é algo do seu dia a dia.

Por isso, mostre a importância de ter uma cultura de redução e controle de custos que envolva a todos e como isso afeta o resultado final da empresa.

4 – Monitore e reconfigure processos

Falando em desperdícios, uma das maneiras mais eficazes para evitá-los é monitorar os processos internos e, se necessário, fazer uma nova configuração para tentar reverter a situação e recuperar as perdas. Para isso, conte com a ajuda de indicadores-chave de desempenho (KPIs). Com eles, fica mais fácil identificar onde estão as falhas que aumentam os custos e corrigi-las. Para saber mais sobre os KPIs, baixe nosso e-book sobre o assunto. É gratuito!

5 – Fique atento à gestão do estoque

Um estoque mal gerenciado pode representar um aumento significativo nos custos operacionais da sua empresa. Ao gerir essa área de forma eficaz, evita-se que mercadorias fiquem encalhadas e acabem sendo perdidas, por exemplo, por um prazo de validade vencido ou uma avaria no material. Além disso, as perdas de vendas pela falta de algum produto também são minimizadas.

Analise com atenção a capacidade de armazenamento da sua empresa e a demanda por seus produtos e também verifique os métodos de gestão de estoque e da cadeia de suprimentos disponíveis no mercado. Somente conhecendo todos os detalhes é possível garantir que a gestão de custos do seu negócio está sendo realmente feita com eficiência.

6 – Avalie os contratos com seus fornecedores

Manter uma relação de confiança com os fornecedores é primordial. No entanto, por mais leais que a empresa os considere, é importante sempre verificar se não existem no mercado outras opções que possam oferecer o mesmo produto com menor custo — claro, mantendo os mesmos níveis de qualidade.

No entanto, se há uma relação de fidelidade entre empresa e fornecedor, vale a pena sentar e conversar sobre novas propostas de negócios que sejam mais realistas dentro das condições financeiras do seu novo planejamento de custos. Essa conversa mostra a confiança entre as partes e pode ser bastante produtiva para todo mundo.

7 – Use a tecnologia a seu favor

É claro que não podemos deixar de falar na tecnologia. A melhor forma de fazer uma gestão de custos eficiente é contar com soluções tecnológicas especializadas no assunto, que ofereçam suporte para o gerenciamento financeiro da empresa. Com tudo automatizado, é possível reduzir o número de erros nos registros, melhorar a análise e, consequentemente, tornar a tomada de decisão em relação aos custos muito mais assertiva.

Conte com a WK para fazer a gestão de custos na sua empresa

Para automatizar a gestão de custos no seu dia a dia, aposte em um sistema de gestão integrado, também conhecido como ERP. Aqui na WK Sistemas, oferecemos o ERP Radar Empresarial, que tem soluções exclusivas para a gestão de custos, independentemente do porte ou segmento da sua empresa.

As nossas soluções reúnem as melhores práticas de mercado em um conjunto de ferramentas e tecnologias exclusivas que permitem às empresas saber exatamente quais são os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis de todo o seu processo produtivo. Elas também possibilitam identificar as despesas relacionadas ao processo de comercialização dos produtos.

Estamos falando de soluções que proporcionam uma gestão de custos eficiente e prática, auxiliando na eliminação de riscos e aumentando a competitividade no mercado. Tudo para garantir independência ao usuário e, é claro, o melhor custo-benefício.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: WK Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?